Tempo de leitura: 18 minutos
Cedo ou tarde toda empresa irá ter uma página de carreira e elas se apresentam de diversos formatos, para todos os gostos, dispostas em plataformas gratuitas ou não, mas que, obrigatoriamente, devem ser muito bem planejadas.
Antes de pensar nela, a empresa deve considerar que a página de carreira é o primeiro contato do candidato com a sua organização,.
Em outras palavras, estamos falando de seu cartão de visita.
O que é página de carreira?
A página de carreira (ou página de trabalhe conosco) é uma ferramenta utilizada para ajudar em todo o processo de recrutamento de empresas.
Ela permite que a companhia se torne mais vista e cobiçada pelos talentos do mercado, possibilitando melhores contratações.
Para você entender melhor, essa página de carreira é um espaço web reservado para uma única companhia.
Nele, é possível falar sobre os princípios que norteiam o negócio — missão, visão, valores, liderança, etc. — e anunciar oportunidades de trabalho.
Pensando nisso, preparamos um post especialmente para você.
Hoje, vamos falar sobre como a página de carreira pode potencializar o recrutamento de empresas.
Continue lendo e descubra o que representa ter uma página de carreira da sua empresa.
Desenvolve a marca empregadora
Você já deve ter ouvido falar sobre marca empregadora, certo?
Ela consiste na união do departamento de marketing com o RH da empresa.
O objetivo é atrair os maiores experts do mercado para compor o quadro de funcionários.
O desenvolvimento de uma marca empregadora já é algo praticado pelas mais bem-sucedidas empresas do mundo, como, por exemplo: Natura, Google, Coca-Cola, etc.
E adivinha: todas possuem uma página de carreira, na qual compartilham seus valores e vagas.
Desperta o interesse dos profissionais
Atualmente, não é apenas um bom salário e benefícios que engajam os talentos.
Eles querem mais.
Desejam trabalhar em uma companhia que tem um propósito grande e massivo, onde possam crescer e contribuir para arquitetar algo relevante.
Nesse sentido, a página de carreira contribui para mostrar que a empresa se encaixa em cada um desses aspectos.
Ainda é possível otimizar a comunicação com seu público-alvo por meio de fotos, vídeos e conteúdos exclusivos criados pelos atuais colaboradores.
Também se pode mostrar os espaços mais inovadores da empresa, como o canto do descanso ou alguma sala customizada ou, ainda, mostrar os bastidores, reuniões e eventos que são realizados dentro da própria instituição.
Motiva os atuais colaboradores
É importante que todos os atuais funcionários também estejam motivados e felizes dentro da empresa, afinal, eles são os principais embaixadores da marca empregadora.
Se não for assim, fica muito mais complexo atrair profissionais acima da média.
Com a página de carreira, você pode postar fotos dos funcionários do mês e falar sobre como eles foram recompensados.
Também é possível estimular os profissionais a criarem vídeos falando sobre sua trajetória e principais conquistas.
Promove a empresa de forma indireta
Quando uma empresa trata com respeito os seus trabalhadores, torna-se apreciada por seus clientes finais.
Não é à toa que muitas companhias buscam se manter, ano após ano, na lista dos melhores lugares para se trabalhar.
Essa também é uma forma de marketing!
Com uma página de carreira, é possível mostrar que sua empresa ama pessoas, por isso cuida, valoriza e se preocupa com o bem-estar de cada um dos funcionários.
Além disso, prova-se que ela acredita em uma relação trabalhista mais ética e justa.
Inspirando-se em páginas de recrutamento de empresas
Uma das páginas de carreiras mais utilizadas em todo o mundo é a do LinkedIn.
Nela, é possível ver marcas como:
- Coca-Cola
- Itaú Unibanco
- Natura
Como criar uma página de carreira
Confira abaixo, algumas dicas:
Dica nº 1 – Perfil profissional
Se você não tiver um perfil profissional no Linkedin, primeiro será preciso criá-lo para depois abrir uma página de carreira corporativa.
Para criar um perfil profissional, basta acessar a página do Linkedin: www.linkedin.com, e cadastrar seus dados pessoais, como nome, email, login e senha.
Depois, você receberá um e-mail de confirmação do linkedin, e aí você só precisará confirmá-lo para ativar sua página de carreira corporativa.
Dica nº 2 – Página corporativa
Agora que você já cadastrou seu perfil profissional, já é possível criar a página de carreira da sua empresa.
Primeiro, passe o mouse na aba “Interesses” (ao lado de Página Inicial, Perfil, Rede, Empregos) e clique em “Empresas”.
Depois, vá em “adicionar empresa” e insira o nome de sua empresa e o email (lembrando que o email deve ter um domínio próprio).
Será enviado novamente um email de confirmação, basta confirmá-lo fazendo o login com seus dados e pronto!
A partir de agora você poderá completar todo o perfil de sua empresa!
Dica nº 3 – Descrição
Uma página de carreira corporativa no Linkedin inclui, entre outras coisas, foto de capa, atualizações da empresa, links para produtos e serviços, links para carreiras e etc. na parte inferior da página, há sempre uma descrição da empresa. E é aí que você caprichar.
Pense bem: se o usuário “rolou” o mouse até a parte inferior de sua página de carreira, é porque ele realmente está interessado em ler mais a respeito de sua empresa, e por isso você não deve decepcioná-lo.
Esforce-se para escrever uma descrição convincente, abrangente e livre de erros de português! (acredite, isso faz muita diferença).
Não se esqueça de usar “palavras-chaves” na descrição para que os usuários não tenham dificuldade em encontrar sua página de carreiras corporativa através dos mecanismos de busca.
Dica nº 4 – Produtos e serviços
Sua página de carreira corporativa no Linkedin deve incluir uma aba de seus Produtos e Serviços, onde você poderá compartilhar imagens de seus produtos, descrições, links para comprá-los, e muito mais.
Esta é a seção “vendas” de seu perfil corporativo, então capriche para vender seus serviços!
Dica nº 5 – Primeiro produto da lista
Certifique-se de colocar o produto mais importante de sua empresa como sendo o primeiro da lista, pois o primeiro produto é apresentado na barra lateral de seu perfil.
Isso significa que mais pessoas irão vê-lo, e por isso ele deve ser o produto ou serviço mais relevante ou rentável.
Dica nº 6 – Avaliação de produtos e serviços
Uma das maiores vantagens da página de carreira corporativa do Linkedin é que os outros usuários podem publicar avaliações de seus produtos e serviços.
Se as avaliações forem positivas, você poderá divulgá-las e compartilhá-las em seu website ou até mesmo em outras redes sociais.
Dica nº 7 – Foto de capa
Chame a atenção dos usuários com uma foto de capa bonita e chamativa.
A foto deve atrair os usuários e instigá-los a quererem saber mais sobre sua empresa.
Como a descrição de sua empresa estará na parte inferior da página de carreira, é importante incluir, na própria foto de capa, um breve resumo das atividades de sua empresa.
Dica nº 8 – Conteúdo
Atualize sempre seu perfil corporativo e publique conteúdo de qualidade que agrade seu público-alvo.
Lembre-se: um perfil sem conteúdo acaba sempre virando um perfil fantasma.
Dica nº 9 – Promoção
Utilize o botão “siga” do Linkedin para promover seu perfil corporativo em seu blog ou site.
Fazendo isso, as pessoas poderão seguir sua página de carreira no Linkedin dando apenas um único clique no mouse.
Dica nº 10 – Destaque de atualizações
Você poderá definir toda e qualquer atualização que fizer em seu perfil corporativo como destaque, isto é, a atualização será evidenciada no topo do seu perfil, permitindo que mais pessoas a visualize.
Exemplo de página de carreira
Para começo de conversa, uma pesquisa do LinkedIn diz que apenas 25% dos candidatos estão procurando trabalho de forma ativa, ou seja, indo à luta por uma vaga.
Isso nos leva a concluir que a empresa disposta a garimpar os melhores, precisa assumir um papel de protagonista na busca.
Essa mesma pesquisa do LinkedIn diz que, em termos práticos, muitas páginas de carreiras das empresas não são exatamente o que se pode chamar de estimulantes – conteúdo pouco atrativo, subjetivo, incompleto, longo, zzzzzzz… isso quando elas existem!
Muitas insistem ainda em um econômico “Quer trabalhar conosco? Cadastre seu email aqui”.
Sabe aquele velho ditado que diz que não basta ser, tem que parecer?
Uma falha muito comum é a empresa não transmitir esses seus valores de forma organizada, clara e persuasiva, quando oferece uma oportunidade de trabalho.
Seja qual for a sua área de atuação ou o tamanho da empresa, investir em uma boa página de carreira o coloca em vantagem no acesso a bons profissionais.
Especialmente na área de tecnologia, onde o pessoal tem as melhores referências de uso dessa ferramenta.
Cuidado, auto-boicote à vista
Fuja destas armadilhas que você mesmo acaba montando, ao pensar na seção “carreiras” – seja ela uma página de carreira própria ou apenas um espaço no seu site:
Não é simplesmente listar vagas, até porque muitas empresas usam denominações diferentes para funções similares.
Não há problema nisso, desde que vá junto a “cola” sobre as habilidades e competências que o candidato precisa ter para o cargo.
Não vale usar fotos fake para simular o clima ideal de trabalho.
O pessoal de tecnologia reconhece de longe uma foto de banco de imagem.
Quer mostrar o seu pessoal? Fotografe-os de verdade.
Não economize ao vender o seu peixe.
É preciso motivos – e não estamos falando apenas de financeiros – para o candidato se sentir atraído a fazer parte do seu projeto, do seu time e vestir a camisa da sua empresa.
Com base em muitas pesquisas, desenvolvedores e o pessoal em geral ligado à área de TI não pensa só com o bolso.
Páginas inspiração
Fizemos uma espécie de votação interna para chegar a algumas empresas que mandam muito bem, na hora de lançar a isca para os candidatos em suas career pages:
Airbnb
No Airbnb, que dispensa apresentações, fica claramente estabelecida a proposta da empresa para os seus colaboradores: “Crie um mundo que inspire a conexão humana”.
E confirmam esse ideal ao cravar as características do colaborador que estão a procura: disposto a criar, a se divertir e a aprender.
“Nenhum movimento global nasce de uma só pessoa. É necessária uma equipe inteira unida para realizar algo grandioso. Juntos, trabalhamos muito, rimos bastante, refletimos e criamos sem parar, usamos centenas de Post-its por semana, e nossas celebrações são as melhores da cidade.”
E, na sequência, eles listam alguns dos maiores talentos da casa e ressaltam que, ao entrar para o time você deve se preparar para aprender muito com as feras que não são poucas por lá (devs adoram cultura de aprendizagem, lembram?)
Seguem, ainda, depoimentos de airbnbers apaixonados e uma lista de benefícios abrangente e alto-astral.
A sensação é exatamente essa: “Caraca! Vou aplicar agora!”
É aquilo que falamos anteriormente: isso é fazer prospecção ativa de talentos.
“Descubra e faça o que ama”. Como resistir! Arrasou no apelo, Pinterest!
E, scrolling a página, chegamos a chamadas como, construa a próxima geração e reúna mentes brilhantes, tudo alinhavado por depoimentos de gente feliz.
Eles capricham ao descrever o clima: “ser gentil, aberto e honesto com os colegas é o ponto central de tudo o que fazemos”.
A própria página de carreira do LinKedIn, com seus mais de 2 milhões de seguidores, não poderia ficar de fora da nossa lista.
Ela dá acesso ao currículo da cúpula, dá detalhes sobre a cultura da empresa e ressalta o valor que é dado à diversidade.
Assim como muitas empresas que optam por ter uma página de carreira na rede deles, o “trabalhe conosco” da maior rede de relacionamento profissional do mundo, dá dicas sobre a sua cultura organizacional e lista as principais causas sociais que mobilizam os colaboradores.
Destaca com orgulho as línguas faladas em seus escritórios pelo mundo e o nível educacional e principais habilidades do time.
Nós, da Geekhunter, usamos o Linkedin, sim, para divulgar vagas detalhadamente, e direcionar os interessados para aplicarem em nossa página.
Fazemos de tudo para não deixar dúvida alguma quanto:
- À vaga
- Ao que somos
- Ao que esperamos que o candidato seja – psicológica e tecnicamente falando
Se a sua empresa está presente no LinkedIn, incorpore o endereço na sua assinatura de email e cartão de visita, especialmente se você for da área de RH.
Divulgue sem cerimônia, porque estamos falando de uma página que é unanimemente um dos melhores canais para prospectar e interagir com profissionais em busca de novas oportunidades.
Plataformas alternativas para páginas de carreira
Tem muita gente ainda que, além de preferir desenvolver sua página internamente – guerreiros! – optam por customizá-la de forma prática, usando plataformas como WordPress e Wix, que dão inclusive opções de uso gratuito.
Importância de uma página de carreira
O planejamento da carreira ocupa cada vez mais espaço na vida dos profissionais.
Isso porque a maioria das conquistas sociais só são possíveis quando se possui alguma fonte de renda.
Por isso, um trabalho é uma das necessidades básicas mais importantes para as pessoas.
Muito se fala sobre maneiras para planejar uma carreira de sucesso, atitudes, comportamentos e atalhos.
Mas, sem dúvida, a educação é o item mais considerável para que um profissional esteja sempre em desenvolvimento no mercado de trabalho e seja um profissional disputado.
Assim como em uma carreira, onde todo gerente já foi jovem aprendiz, estagiário ou assistente, a educação é importante independente de seu nível.
Afinal, além de diversos conhecimentos, há a troca de informações e é por meio delas que as pessoas começam a ter suas primeiras experiências em sociedade e aprendem a conviver com indivíduos, hábitos e opiniões diferentes.
Hoje o mercado oferece opções para pessoas com os mais variados níveis de escolaridade, mas a concorrência é grande, sendo assim, o mais importante é estar disposto a ser bom e diferente.
Não importa se em uma pós-graduação ou em um programa de educação para jovens e adultos, se você for um aluno que faz diferença, o mercado terá lugar para você.
Além da educação tradicional (primário, ensino fundamental, médio, superior, entre outros), outra boa maneira de um profissional sempre estar atualizado, é buscando cursos profissionalizantes que contribuam de alguma forma para a sua capacitação profissional.
Benefícios de uma página de carreira
Estabelecer metas e objetivos é uma forma de pensar no crescimento da sua carreira e visar um futuro de sucesso dentro de um negócio, empresa ou corporação.
Podemos dizer – e isso está cada vez mais claro – que as mudanças no mercado de trabalho também alteraram os interesses e as ambições dos colaboradores dentro de uma organização.
Se antigamente as pessoas passavam a vida toda trabalhando em um mesmo emprego, hoje em dia os novos profissionais desejam atuar em empresas que permitam chances de crescimento e aprendizado contínuos.
Muitas vezes, apenas ter um salário bom não é atrativo para o funcionário.
Além de buscar oportunidades em empresas que ofereçam um bom salário e oportunidades de exercitar suas competências, os profissionais também desejam trabalhar em organizações que ofereçam perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional, pessoal e financeiro.
Para alinhar os interesses de um colaborador com as competências que a empresa espera dele, uma estratégia adotada por ambas as partes é fazer um plano de carreira.
Plano de carreira
O plano de carreira é um conjunto de ações relacionadas à vida profissional que você deve criar, para identificar onde você está no momento, aonde você quer chegar.
Identifique:
- Em qual momento da sua carreira você se encontra?
- Quais são seus objetivos profissionais em curto, médio e longo prazo?
- Quais são os passos necessários para você alcançar seus sonhos ou um cargo que você almeja?
- Quais são as habilidades e competências exigidas para seu crescimento?
- A empresa que você trabalha atualmente pode te oferecer uma perspectiva de crescimento e oportunidades de cargos melhores?
Nesse sentido, o planejamento de carreira é um passo importante para o desenvolvimento profissional.
Tendo metas definidas, o profissional saberá exatamente o que deverá fazer para alcançar seus objetivos.
Além disso, se manterá motivado por saber quais posições ele pode conseguir dentro da empresa em que trabalha ou buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.
Planejar a carreira é um cuidado que devemos ter logo no início da nossa vida profissional, levando em consideração nossos planejamentos em curto, médio e longo prazo:
- Curto prazo: metas e objetivos para o próximo ano
- Médio prazo: metas e objetivos de 1 a 3 anos
- Longo prazo: metas e objetivos de 3 a 5 anos
O plano de carreira serve para você ter um controle dos seus objetivos. Você deve trabalhar com datas e prazos para conseguir mensurar se você está de fato atingindo seus objetivos e se o que está sendo planejando está realmente acontecendo.
No caso de almejar uma promoção dentro da empresa ou desejar um cargo maior, você deve analisar se você tem os pré-requisitos para essa vaga.
- Quais competências você já tem?
- Quais competências você precisa desenvolver?
- Precisa fazer um curso? Uma especialização? Treinamentos dentro da empresa?
Por exemplo: se você deseja ser um líder, será necessário analisar quais competências e qualidades relacionadas à liderança você já possui.
Se você faltando algumas (ou muitas) coisas, você pode começar a se capacitar e fazer cursos, assistir palestras ou realizar treinamentos que te tornarão mais apto para exercer uma nova função.
Mas lembre-se: é necessário ser realista e estipular metas alcançáveis.
A melhor forma de tirar proveito do plano é tê-lo como um guia de tomada de decisões.
Quando a pessoa não tem um objetivo claro daquilo que quer, perde o foco, e sua carreira fica à margem dos acontecimentos.
É como se a pessoa terceirizasse sua vida profissional, deixando-a nas mãos dos outros.
Caso você não tenha ainda clareza do que quer ou de como iniciar o seu planejamento de carreira procure um profissional especializado para auxiliá-lo como um Coaching ou Consultor de Carreira.
Dicas para uma boa página de carreira
Ter uma página corporativa permite que você promova os produtos e serviços de sua empresa, recrute funcionários e compartilhe atualizações importantes e úteis sobre o seu negócio.
Qualquer pessoa pode criar uma página corporativa em poucos minutos, pois esse processo é simples e também pode ser feito em plataformas gratuitas.
A principal dica é ser totalmente transparente nas suas informações ou em qualquer tipo de postagem, para que seu colaboradores em potencial, ao serem contratados, não tenham como dizer: “Parece, mas não é”.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.