Gestão de Pessoas x Recursos Humanos: Qual a diferença?

Tempo de leitura: 9 minutos

Uma das descobertas mais importantes que os grandes líderes fizeram nos últimos tempos foi a respeito da importância da presença da humanidade nas empresas e nas relações. Pode não parecer, mas isso traz diferença entre gestão de pessoas e recursos humanos.

Um dos pontos que dá norte à atuação de uma companhia no mercado atual e que garante a sua sobrevivência, mediante a crítica dos consumidores, é a atenção ao fato de que as pessoas não podem ser tratadas como se fossem apenas um objeto a se recorrer.

Dessa forma, desde cursos de capacitação profissional a um treinamento para condutores habilitados, os ambientes corporativos visam alinhar o sujeito humano presente na instituição cada dia mais, com políticas pertinentes a toda diversidade.

Assim, além de abordar o tema das diferenças entre gestão de pessoas e RH, esmiuçar ambos os conceitos e apontar os principais ganhos possíveis com o investimento feito em cada um, será mostrado que investir nisso é tão barato quanto um encanador preço.

Finalmente, serão apresentadas também algumas ilustrações práticas do que difere cada conceito, em uma lista sintética.

Conceito de Gestão de Pessoas x Recursos Humanos

São muitas as instituições que hoje têm um departamento com o nome de Gestão de Pessoas que, na grande realidade, chegou para substituir o chamado RH, que é o Recursos Humanos.

Este nome, tradicionalmente usado pelas empresas que atualmente adotam, além do próprio termo GP, temos Gestão de Talentos, Gestão do Capital Intelectual ou mesmo Gestão do Capital Humano.

Essa inovação veio para provar que as pessoas são muito mais do que meros recursos. Apesar do primeiro departamento já possuir um interesse na otimização das relações dos seres humanos, ainda faltava um empurrão a mais.

É possível dizer que o RH está direcionado a planejar uma tática macro para as corporações, uma vez que a GP está totalmente focada no engajamento do colaborador.

De forma que, até mesmo para os pais que pesquisam por um colégio particular mais próximo na internet será possível encontrar uma empresa que muito provavelmente já está inserida nesse tipo de atualização da estratégia comum.

É por este motivo que é possível dizer que essa própria estrutura de funcionamento da instituição de ensino já é em si mesma uma grande aula para aqueles alunos que almejam o curso de administração.

Gestão de Pessoas

Como o próprio nome diz, a GP vai se relacionar com o capital humano de uma empresa. Dessa forma, o principal interesse dessa área é selecionar, capacitar e avaliar o desempenho dos funcionários.

A gestão de pessoas visa desenvolver habilidades e contribuir para o engajamento e a satisfação de cada um dos colaboradores.

Por isso, o conceito diz respeito a um conjunto de práticas direcionadas à otimização e maximização do potencial dos empregados de uma empresa. Através deste pensamento, é possível perceber o motivo pelo qual a GP é essencial para o sucesso dos investimentos.

A partir desta perspectiva, o setor de Gestão de Pessoas possui funções e responsabilidades que competem para o sustento das articulações de uma empresa. Entre elas, tem-se a função de criar, disseminar e realizar ajustes na cultura da organização.

Além disso, atribuições como a busca por formas de fazer com que os processos do interior da companhia sejam cada vez mais próximos da perfeição, e auxiliar no desenvolvimento profissional dos colaboradores também estão incluídas na estratégia.

Da produção de alimentos ao conserto placa iphone, todas as etapas de uma empresa devem ser otimizadas, pois é preciso garantir a pronta entrega da demanda sem comprometer a integridade do empregado, proporcionando a ele um progresso constante.

Para isso, incentivos à atualizações constantes na trajetória profissional e na busca por conhecimento e formação na área são necessários no check list do setor de gestão de pessoas, bem como a integração dos demais departamentos, para torná-los mais fortes.

Por fim, são necessários mais dois critérios para compor o setor de GP. Primeiramente, a identificação das particularidades e atribuições necessárias dos candidatos em processos de recrutamento e seleção.

Pois não adianta de nada trazer para uma empresa de contabilidade um profissional que não sabe manusear nem mesmo um envelope A3 personalizado. Será uma contratação ineficaz, que possivelmente trará dores de cabeça, sem contar a perda de tempo.

Já o segundo critério é o estabelecimento de uma garantia de comunicação eficaz entre a instituição e os seus diversos colaboradores.

Afinal, de nada adiantará um negócio com todos os recursos do mundo, com a contratação dos operários mais competentes sem a existência de uma comunicação que integre a todos. Nem mesmo uma empresa de lavagem de sofá a domicilio sobrevive assim.

Portanto, a área de gestão de pessoas trabalha em perfeita harmonia com os gestores e com os demais chefes das equipes, que atuam com a gestão direta dos colaboradores. Neste setor, o gênero humano está no centro e, por isso, tudo precisa estar integrado.

Recursos Humanos

Para se falar, resumidamente, do setor de Recursos Humanos, é preciso ter em mente que aquilo a que se é referido é a administração de pessoas como tal, que são as atividades do Departamento Pessoal.

De alguns anos para cá, a área do RH mudou de um departamento extremamente burocrático para uma ala estratégica das empresas, assumindo a necessidade de se ter uma centralidade da importância dos colaboradores para o sucesso dos negócios.

Para compreender qual o objetivo do cargo de gestor de recursos humanos, é necessário entender primeiro quais são as suas funções dentro de uma instituição.

As atribuições dadas à área de RH são variadas de organização para organização. Entretanto, a sua principal meta é gerir os recursos humanos, isto é, o conjunto de empregados de uma empresa, conforme exigem as leis trabalhistas.

Entre as principais funções do setor, a avaliação do desempenho das equipes e a promoção do desenvolvimento das lideranças, juntamente com o planejamento e as práticas de recrutamento e seleção estão entre as de maior destaque.

Uma vez que a coordenação desses processos se faz necessária até mesmo para delegar os serviços de instalação de insulfilm colorido nos carros de uma loja de autopeças, todas as partes precisam estar bem ajustadas.

Além disso, fazer o estabelecimento, o controle dos benefícios dos funcionários, comandar a disseminação das políticas e demais procedimentos da organização, também estão nas atribuições de um profissional de Recursos Humanos.

Por último, o zelo pela saúde, segurança e qualidade de vida dos colaboradores no ambiente corporativo e o desenho dos planos de cargos e salários corresponde a algumas das responsabilidades mais importantes do RH.

Quais são as vantagens de investir?

Como já foi visto, as duas definições são distintas, mas ambas extremamente importantes, bem como complementares uma à outra, para o progresso de uma organização, uma vez que o capital humano possui um valor imensurável e precisa ser garantido.

Neste cenário, uma empresa que preza por um bom RH e pela aplicação de uma gestão de pessoas bem-feita consegue uma atuação mais proveitosa, o que garante um clima organizacional saudável e engaja os colaboradores para que se mantenham em alto nível.

Quando isso ocorre, também fica mais simples definir quais competências necessitam de ser desenvolvidas e quais são as qualidades de cada pessoa, o que auxilia na identificação de potenciais lideranças.

Por último, mas também de grande importância, existe o fato de que se a equipe está se sentindo motivada e valorizada por seus superiores, sabendo que seus esforços são reconhecidos, a tendência é que o prazer de trabalhar neste lugar seja muito benéfico.

A satisfação que os colaboradores têm de trabalhar em uma empresa reflete na produção da mesma e, consequentemente, aumenta de forma considerável os seus rendimentos.

A Gestão Estratégica de Pessoas, de uma forma geral, é essencial para as companhias, pois afeta diretamente a atuação dos colaboradores e o bom andamento das execuções.

Dessa forma, ela está diretamente relacionada com alguns dos aspectos mais relevantes para a organização. A critério de exemplo, alguns deles são:

  • Contratação;
  • Nutrição da cultura da organização;
  • Desenvolvimento pessoal individual;
  • Experiência dos funcionários;
  • Sanação de problemas e conflitos.

Através do investimento em estratégias de otimização dos relacionamentos profissionais, tanto no RH quanto no GP, se torna possível manter em ordem as demandas mais importantes da organização.

4 diferenças entre Gestão de Pessoas e RH

Por último, e para que não haja dúvidas a respeito de tudo aquilo que já foi dito a respeito dos dois setores, é possível citar quatro dos pontos onde se encontram as diferenças de atuação prática de cada área. São eles:

  1. Estilo de desenvolvimento profissional;
  2. Forma de engajamento dos colaboradores;
  3. Papel desempenhado no recrutamento;
  4. Prioridades de cada setor.

Seja fazendo um teste de tinta em uma empresa de pintura predial ou a contratação de instrutores para um curso técnico, as organizações necessitam de um setor que cuide das relações humanas.

Para decidir entre GP ou RH, as companhias precisam ter conhecimento do tipo de atuação que cada um desempenha.

Considerações finais

Seja através do departamento de Gestão de Pessoas ou de Recursos Humanos, o trato com a comunicação empresarial e com as emoções de cada indivíduo torna-se cada vez mais fundamental.

Por meio do conhecimento de cada um desses conceitos, das suas diferenças básicas e da importância deles em um negócio, é possível dizer que uma instituição possui responsabilidade diante das diversidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.