O que é necessário para ser um consultor de marketing digital?

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Toda empresa que deseja ter autoridade e visibilidade no mercado sabe da importância de investir em um bom marketing digital, tanto que a procura por bons profissionais da área está cada vez mais alta. 

E se você tem conhecimento sobre isso e deseja atuar como um consultor de marketing digital, você está no lugar certo. Aqui iremos falar sobre tudo que é necessário para ser um consultor de marketing digital realmente bom, incluindo a formação profissional ideal e as principais funções deste profissional.

Qual a formação profissional ideal para atuar como consultor de marketing digital?

Para fazer consultoria de marketing digital é preciso muito mais do que apenas uma faculdade de marketing. É preciso ter cursos e conhecimentos profundos sobre o marketing digital, SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing, outbound marketing e, claro, também ter conhecimento sobre a área de vendas. 

Além disso, existem muitos livros voltados para a área de marketing que são importantes para todo consultor de marketing, e que podem agregar muito a sua profissão. Livros sobre arquétipos e sobre o marketing 4.0 e marketing 5.0 são bons exemplos disso. 

O fato é que não existe uma formação profissional específica, e quanto mais um consultor de marketing souber sobre marketing e marketing digital melhor profissional ele será.

Quais são as principais funções de um consultor de marketing?

Se você está aqui para descobrir o que é preciso para ser um consultor de marketing digital, com certeza já tem uma ideia sobre o que este profissional faz, principalmente após termos falado um pouco sobre o tipo de formação profissional que o atuantes desta área precisa ter. 

Ainda assim, é importante deixarmos claro quais são todas as principais funções de um profissional desta área, principalmente se você está pensando em se tornar um. 

Basicamente, um consultor de marketing tem a função de orientar todos aqueles que são responsáveis pela execução das estratégias de marketing digital de uma empresa, concedendo a eles um planejamento e todas as diretrizes corretas para que alcancem os melhores resultados.

Para que seja possível executar a função com maestria, confira abaixo o que um consultor de marketing digital precisará.

  • Ele precisará ter uma visão clara sobre os objetivos da empresa e como ela funciona;
  • Estudar os principais concorrentes do seu cliente;
  • Determinar qual é o público alvo correto da empresa, visto que este pode ter sido traçado de forma errônea no passado;
  • Indicar qual é o tipo correto de comunicação que se deve ter com determinado público alvo, e também aprimorar a imagem da marca;
  • Se a empresa já possui um site, possivelmente será preciso determinar que ele seja aprimorado; caso ela ainda não tenha, o consultor deverá determinar que este seja criado. Caso seja um e-commerce, talvez seja preciso aprimorar a loja virtual;
  • Designar quais serão todas as melhores estratégias de conteúdo a serem utilizadas;
  • Fazer o planejamento de como a presença da empresa será feita nas redes sociais;
  • Determinar como a estratégia de e-mail marketing será feita;
  • Escolher e definir quais serão as campanhas de marketing utilizadas e em quais plataformas elas serão aplicadas;
  • Acompanhar toda a execução da estratégia desde o início para garantir que ela esteja sendo executada da maneira certa;
  • Mensurar os resultados e fazer a análise de todas as métricas, para que seja possível ver o que está dando mais resultados, e o que deve ser alterado;
  • Propor e definir as alterações sempre que forem necessárias;
  • Determinar tudo que é necessário para que a empresa alcance os objetivos que deseja da melhor maneira possível.

Dicas para ser um consultor de marketing digital eficiente

Agora que você já sabe tudo que um consultor de marketing faz e o que é necessário para se tornar um, você já está por dentro de tudo que é necessário para se tornar um consultor de marketing. 

Mas, para te ajudarmos ainda mais, existem algumas dicas básicas e simples que podemos dar que serão muito úteis para alcançar seus objetivos. Confira:

  1. Aperfeiçoe o seu senso de observação: visto que algumas coisas no ramo do marketing não podem ser aprendidas através de algum lugar. Você precisa saber observar;
  2. Seja uma pessoa analítica: isso quer dizer que você precisa saber analisar os mínimos detalhes muito bem, pois acredite, eles podem fazer toda a diferença em uma estratégia;
  3. Esteja sempre exercitando a sua criatividade: afinal de contas, a criatividade é a chave do sucesso para um consultor de marketing, e se você não exercitar a sua sempre, poderá ficar para trás, e é claro que você não quer que isso aconteça;
  4. Nunca pare de estudar: já chegamos no marketing 5.0, antes mesmo que pudéssemos nos acostumar com o 4.0. Isso quer dizer que você não pode parar de estudar nunca. Esteja sempre pesquisando, fazendo novos cursos e aprendendo tudo que for relevante para a sua carreira como consultor de marketing digital.