4 Benefícios para o RH implantar CRM

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitos acabam achando que o CRM é uma estratégia que pode ser usada apenas para o marketing ou em estratégias que possuem como objetivo o relacionamento com um cliente. Entretanto, o que muitos não sabem é que essa estratégia pode ser extremamente vantajosa para o setor de RH das empresas. 

Isso porque, acima de qualquer coisa, o CRM é um sistema que coleta dados e estabelece perfis, principalmente, categorias relacionadas aos comportamentos e características. Essa ferramenta pode acabar sendo muito valiosa em momentos como contratação, promoção e escolha de benefícios. 

Além disso, o sistema crm também pode promover à equipe de RH agilidade e otimização nas tarefas, afinal de contas, é possível integrar essa ferramenta com vários outros sistemas e ferramentas utilizadas pelo time. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre CRM e entenda de uma vez por todas por que esse sistema pode beneficiar não só seu time de vendas e marketing, mas também outras áreas da companhia como é o caso do RH.

Para que serve o CRM e qual a sua importância?

o crm software ou Customer Relationship Management nada mais é do que um sistema em que o principal objetivo é estabelecer um relacionamento com o clientes, partindo de uma base de dados onde será possível estabelecer um perfil dele. 

Uma vez que se é possível entender seus anseios, necessidades, problemas e dores, as estratégias se focam exatamente no que o consumidor deseja de forma personalizada. 

A importância desse sistema se dá justamente na forma como é possível nichar seu público e entender qual o seu perfil e o que combina com este. 

Entretanto, quando há um colaborador especializado em crm operacional no âmbito do marketing, é possível aplicá-lo como uma estratégia de comunicação interna no qual o dono do empreendimento ou gestor chefe consegue compreender e portanto engajar melhor seus funcionários. 

Conheça a seguir os 3 principais benefícios do CRM no RH de uma empresa. 

Identificar as melhores oportunidades

Através da quantidade de dados armazenados nesse sistema, é possível avaliar com mais cuidado quais são os melhores momentos de agir, tanto em questões de marketing, quanto em estratégias de comunicação interna. 

Portanto, é possível perceber com mais clareza questões como: 

  • Quais os melhores canais de aquisição de clientes e profissionais;
  • Qual o melhor tipo de cliente e profissionais para a empresa;
  • Quais podem trazer mais ganhos;
  • Quais as melhores estratégias.

Existem outros pontos que podem ser identificados através do CRM, inclusive alguns que aprimoram o sistema de funil de vendas.

Armazenamento de informações

Outra questão muito importante quando o assunto é crm gratuito se dá na praticidade quando o assunto é armazenamento de dados ou informação. Isso porque, muitas vezes, esses dados podem ser acessados de forma prática por diversos membros da equipe. 

Além disso, vale lembrar que manter as informações dos clientes ou de funcionários em mãos é uma estratégia importante, e o acesso fácil e rápido a essas informações é essencial, questão que o crm plano consegue promover. 

Planejamento e gestão do tempo

Além de tudo o que já foi citado acima, o CRM ainda pode ajudar e ser importante quando falamos da organização diária e gestão de tempo de uma companhia.

Isso porque, esse quesito é extremamente importante para que a companhia possa desempenhar bons serviços e seus funcionários possam gozar de toda sua produtividade ao desempenhar seus respectivos papéis.

Afinal de contas, através de um bom controle de tarefas é possível ter uma melhor gestão de tempo e produtividade.

Ademais, o CRM também tem outro papel importante ao fazer com que um vendedor possa ter mais tempo com seus clientes, otimizando suas agendas. A justificativa para tal, acaba sendo a qualidade do tempo utilizado para vendas e fidelização dos clientes.

Acompanhamento de resultados

Como último item, mas não menos importante, é relevante ressaltar as possibilidades que o CRM promove às empresas, de acompanhar melhor seus resultados e o desempenho que ela teve em uma determinada parte de sua estratégia ou campanha. 

Isso porque, esse sistema é capaz de oferecer relatórios e análises completos de forma prática e rápida, questão que também otimiza o tempo de gestores e líderes, tempo esse que eles podem passar aprimorando ou desempenhando outras atividades. 

Em suma, ao somar todos esses benefícios, é possível concluir que esse sistema só tem a agregar sua empresa, além de promover uma redução nos gastos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.