6 Maneiras de controlar o estoque de um supermercado

Tempo de leitura: 4 minutos

Ao realizarem suas compras no mercado, muitos clientes não imaginam o quão trabalhoso é para manter o estoque dos produtos. Isso porque, para que os produtos possam ser organizados na prateleira e disponibilizados para venda, existem diversas etapas importantes que devem ser levadas em consideração. 

Além de manter o estoque, é necessário que haja um controle, o qual deve ser responsável por conferir o tempo de vida útil dos itens e alinhar as vendas. Apesar de todas essas etapas serem importantes, existem pessoas, inclusive donos de grandes mercados, que não possuem conhecimento sobre a importância de ter um controle de estoque, e nem sabe quais são as principais maneiras de fazer com que esse controle seja estabelecido.

Pensando nisso, separamos aqui em nosso artigo algumas dicas que valem ouro, e que com certeza farão a grande diferença na gestão de seu supermercado. Continue com a gente e confira. 

Importância do controle do estoque

Antes de falarmos sobre qualquer coisa, é interessante destacarmos qual a importância do processo de controle de um estoque, o qual, como já mencionamos, vai muito além do que apenas ter produtos para oferecer aos clientes. 

É claro que ao controlar o estoque, a primeira coisa que você irá garantir é que os produtos mais procurados nunca fiquem em falta, sendo assim, seus clientes nunca ficarão na mão. Além disso, ao controlar o estoque, você irá prevenir que os produtos sejam desperdiçados por estarem fora do prazo de validade, por exemplo. 

Ademais, outro ponto que pode ser observado ao controlar o estoque é a questão do aproveitamento de determinados produtos para uso do próprio mercado, como, por exemplo, o uso de produtos de limpeza. Enfim, agora que você já sabe quais são os pontos relacionados ao controle do estoque, confira as maneiras mais eficientes de atingir esse controle. 

Tenha mais de um fornecedor

A primeira dica que separamos para que você consiga controlar o estoque do supermercado é ter mais de um fornecedor. Apesar de parecer uma dica irrelevante, é sempre necessário ter em mente que imprevistos acontecem, e pode acontecer de um representante acabar atrasando para entregar seus produtos, sendo assim, ao ter mais de um representante, você irá garantir que seu estoque fique completo e que seus clientes sejam melhor atendidos. 

Separe o estoque de acordo com o canal de venda

Caso seu mercado seja físico, mas exista a possibilidade de vendas online, é necessário que você separe o estoque de acordo com o canal de venda. Sendo assim, você não correrá o risco de nenhum produto acabar por conta das compras online, além disso, dará a oportunidade de todos os seus clientes experimentarem determinados produtos. 

Cuide do armazenamento 

Outra dica para que você consiga controlar o estoque do supermercado é cuidar do armazenamento. Apesar de parecer uma dica meio óbvia, muitos produtos acabam estragando por conta do armazenamento inadequado, sendo assim, é indispensável que você organize os armários para produtos que devem ser mantidos em temperatura ambiente, além disso, é fundamental que tenha uma câmara fria para que os alimentos gelados possam ficar armazenados. Ao levar essa dica em consideração, você com certeza fará com que seu estoque seja controlado, e não sofra com a perda de nenhum alimento. 

Monte uma equipe qualificada

Além das dicas acima, investir na formação de uma equipe qualificada também é ideal para que você consiga controlar o estoque do supermercado. Nesse caso, o ideal é que você separe as funções, sendo assim, um profissional deverá ficar responsável por controlar o fluxo do produto, outro profissional deverá ficar responsável por verificar os prazos de validade, e assim por diante. 

Faça os cálculos com base em dados

A questão de fazer os cálculos com base em dados também é fundamental para que o estoque de um mercado possa ser controlado da forma mais correta. De forma simples, isso significa que você deverá se basear nos dados de venda, por exemplo, para definir se vale ou não a pena continuar comprando determinados produtos. 

Faça inventários

Outra dica importante que separamos e que com certeza fará a diferença para que você consiga controlar o estoque do supermercado é a questão de montar inventários. Além de reduzir de forma significativa as possíveis falhas no estoque, o inventário fará com que o estoque fique regularizado, além disso, a equipe conseguirá trabalhar de forma mais padronizada. 

Para essa situação, vale destacar que existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas, e a dica mais interessante é contratar por um sistema de gestão online. Ademais, caso queira ter um controle maior, você pode imprimir o inventário e fazer as alterações que achar necessário. 

Por fim, ao levar algumas dessas dicas em consideração, você com certeza fará com que o estoque do seu supermercado seja controlado da melhor forma possível.