Endomarketing | Como Utilizar Para Engajar e Aumentar a Produtividade!

Tempo de leitura: 18 minutos

Neste artigo vamos analisar o que é endomarketing e sua importância para o bom desenvolvimento da empresa.

Em um mundo em que a tecnologia se torna cada vez mais avançada e mais acessível, não são simplesmente os processos tecnológicos os responsáveis por diferenciar as empresas.

Mais do que nunca, o que torna uma empresa diferente das demais são as pessoas que trabalham nessa organização.

Com isso, cuidar da gestão de recursos humanos de maneira adequada é uma forma de garantir bons resultados para a empresa de maneira geral.

Nesse sentido, a comunicação e suas estratégias fazem a diferença e é nesse cenário em que o endomarketing desponta como uma tendência cada vez mais presente na realidade de empresas de todos os tipos.

O endomarketing também é conhecido como marketing interno e pode ser considerado como o conjunto de ações de comunicação e engajamento interno.

Enquanto o marketing “tradicional” foca-se no cliente externo para que ele compre os produtos ou contrate os serviços da empresa, o endomarketing se foca nos colaboradores e em todos que fazem parte do negócio.

Mais do que apenas utilizar os conceitos de marketing, essa estratégia conta com o uso de conceitos de administração e de gestão de recursos humanos de modo a criar uma comunicação assertiva e alinhada.

O objetivo, portanto, consiste em persuadir o primeiro cliente, que é o cliente interno. Isso cria as bases para que a empresa consiga ter sucesso em sua comunicação externa, assim como para oferecer aquilo a que se propõe, como produtos ou serviços.

Apesar de ser uma estratégia que utiliza muitos dos conceitos de marketing, o endomarketing não é feito somente por essa equipe.

Nessa estratégia, o RH tem um papel crucial de apoiar as estratégias para que elas sejam adequadas para a realidade da empresa.

O RH é o responsável, por exemplo, por identificar as necessidades desses clientes internos de modo que a comunicação possa ser estruturada de maneira mais assertiva.

Já a equipe de marketing tem como objetivo traduzir em campanhas e ações a mensagem que a empresa deseja passar, obtendo o engajamento e a resposta desejados.

Quanto mais integração existe entre os setores para desenvolver essa estratégia, mais panorâmica é a visão que se possui para construir ações que sejam realmente efetivas para estimular os colaboradores de modo adequado.

Endomarketing

Aplicando Endomarketing

Somente conhecer o conceito de endomarketing não é o suficiente, já que ele precisa ser colocado em prática de maneira adequada.

Sua aplicação precisa ser bem estruturada e bem planejada, porque somente dessa forma a alocação de recursos seja otimizada. Nesse sentido, algumas etapas e possibilidades incluem:

  • Defina objetivos e estabeleça um planejamento

Não existe estratégia de marketing que seja bem-sucedida e escalável se não houver planejamento.

Sem um planejamento adequado é impossível conhecer qual o desempenho das ações ou qual é o retorno do investimento, por exemplo.

Por isso, o primeiro passo para uma estratégia de sucesso inclui a definição de objetivos com esse tipo de comunicação.

Se a empresa está encarando um problema de desmotivação, baixa produtividade ou elevada taxa de absenteísmo, por exemplo, o objetivo pode se relacionar a melhorar esses níveis.

A partir disso, é preciso estabelecer um planejamento. Quais as metas ajudam a construir o objetivo?

Quais são os recursos disponíveis para colocar a estratégia em prática?

Qual será a definição de prazos e quais indicadores vão mostrar a evolução desse processo?

Tudo isso deve ser definido e documentado de modo que os resultados do endomarketing possam ser acompanhados e ajustados.

  • Estabeleça canais de comunicação interna

Com todo o planejamento tendo sido estruturado, uma das possibilidades inclui o estabelecimento de canais de comunicação interna.

Favorecer a troca de informações dentro do negócio é uma das formas de colocar o endomarketing em prática e obter seus benefícios.

Manter-se preso a somente as reuniões ou aos e-mails institucionais não é tão vantajoso quanto parece.

Em vez disso, vale a pena criar boletins informativos, utilizar a intranet e até mesmo apostar em aplicativos e comunicadores instantâneos.

Também é importante horizontalizar a comunicação. Em vez de que o fluxo ser apenas da gestão em direção aos colaboradores, também é preciso que os colaboradores possam dar sugestões, tirar dúvidas e tecer comentários relevantes.

  • Institua políticas de benefícios

Além de se preocupar com a comunicação em si, também é importante dar atenção para todo o processo de reconhecimento e feedback que é preciso para que os colaboradores fiquem motivados.

Com isso, uma ação de endomarketing bastante benéfica consiste na criação de políticas de benefícios.

Uma política de benefícios pode ir além daqueles que são obrigatórios por lei, garantindo que os profissionais se sintam mais satisfeitos de estarem ocupando cargos na empresa.

  • Elabore uma política de reconhecimento

Além de oferecer benefícios, também é relevante elaborar uma política de reconhecimento baseado no desempenho de cada funcionário.

Isso estimula o senso de meritocracia, torna a bonificação mais justa e ainda estimula uma competitividade sadia no ambiente de trabalho.

É o caso de oferecer recompensas a vendedores que baterem suas metas ou a agentes que atingirem determinados indicadores.

O reconhecimento pode vir em forma de benefícios materiais, como valores extras no salário ou presentes, assim como em forma de folgas, promoções e assim por diante.

  • Ofereça conhecimento e atualização

Mais do que benefícios e vantagens financeiras ou de bens materiais, também é necessário cuidar de questões intangíveis, como a educação.

Quando uma empresa investe no treinamento de seus colaboradores, ela cria profissionais mais preparados para o mercado, que conseguem trabalhar com mais qualidade e que se sentem mais satisfeitos e valorizados.

Nesse sentido, é possível realizar parcerias com instituições de ensino, como empresas de treinamento ou mesmo universidades, conseguindo descontos, bolsas ou mesmo oferecendo o curso gratuitamente.

A empresa também pode investir em criar sua própria plataforma de ensino, como ao oferecer vídeos, apresentações e livros relevantes para a educação contínua do profissional.

  • Crie espaços e eventos colaborativos

Estimular a colaboração é fundamental para que haja uma troca benéfica de experiências e vivências dentro da empresa.

Com isso, é recomendado que as ações de endomarketing também criem espaços e eventos que valorizem essa troca.

Ter um espaço de descanso para que os funcionários possam conversar brevemente durante suas pausas, por exemplo, ajuda a melhorar o clima da empresa e favorece a criação de laços entre os colaboradores.

Outra possibilidade inclui a realização de eventos, como workshops e palestras.

  • Faça pesquisas de clima organizacional

O clima organizacional é um fator muito importante para o desempenho dos funcionários.

Se a comunicação apresenta ruídos ou se as atitudes e comportamentos apresentam um padrão negativo, o resultado surge em forma de desestímulo ao trabalho e desinteresse em certas funções.

Entender o que está errado nesse sentido permite que a empresa ajuste sua estratégia de endomarketing de forma a otimizar os resultados.

Por isso, semestralmente ou anualmente vale a pena realizar uma pesquisa para medir o clima com os colaboradores e estabelecer o que deve ser modificado ou adicionado a essa comunicação.

  • Crie um plano de carreiras

Saiba que as empresas que possuem um programa de plano de carreira transmitem uma imagem de valorização de seus colaboradores e por consequência chamam a atenção para que profissionais disponíveis no mercado queiram trabalhar nela.

Após isso, crie um processo de promoção em que haja um desafio para os envolvidos. Sendo assim, com o tempo aprimore o processo para que ele torne cada vez mais adequado às políticas da empresa.

  • Exponha os bons exemplos

Todo colaborador gosta de receber elogios, não é mesmo? Principalmente quando fazem um bom trabalho.

Então, para manter cada vez mais esses profissionais dentro da empresa, o que acha de investir em ações que demonstrem o resultado atingido por eles, para toda a empresa?

Faça isso para aqueles que conseguem resultados excepcionais e que sejam acima da média. Dessa forma será possível incentivar cada vez mais que surjam mais bons exemplos.

Endomarketing como Estratégia de Gestão

O Endomarketing é uma importante ferramenta de gestão para a empresa devido ao fato que tem como premissa básica o alinhamento de todos os funcionários para o alcance dos objetivos organizacionais.

O principal benefício é a visão compartilhada e o fortalecimento das relações interpessoais, onde todos são clientes de todos.

As empresas iniciam a criação de uma relação duradoura com o seu público interno a partir do momento em que se permitem criar e manter um canal aberto de comunicação que possibilite que as informações fluam nos dois sentidos, ou seja, de cima pra baixo e de baixo para cima.

A responsabilidade em assumir a autoria de toda e qualquer informação a ser transmitida ao público interno passa a ser da empresa.

Porém, repassá-las no tempo certo, através de canais adequados, com coerência e transparência é tarefa do endomarketing, além de trabalhar a notícia para que ela seja bem recebida pelo funcionário, estimulando a curiosidade e o hábito da constante busca pela informação.

A direção da empresa precisa ser franca e transparente nas informações se deseja criar um relacionamento duradouro com seu público interno.

A transmissão da informação na sua essência, tal qual ela é, por pior que seja, representa produzir resultados positivos, pois evita desvios, distorções e retrabalho.

A utilização da informação pelo endomarketing deve servir como ferramenta de aproximação entre a empresa e o funcionário.

É importante destacar que a cultura e os valores de uma empresa sejam a base e o alicerce para a estruturação do Programa de Endomarketing, assim como a veracidade das informações e a disseminação do conhecimento sirvam para a construção de um ambiente de ajuda mútua, onde o foco seja o processo de aprendizagem contínua para obtenção dos resultados esperados.

O Endomarketing deve ser trabalhado como uma ferramenta de comunicação e integração para que todos possam cumprir suas tarefas com eficácia e eficiência.

Caso isso não ocorra, a comunicação apresentará ruídos e todos os trabalhos de programas internos não atingiram os objetivos e metas esperadas.

Endomarketing e comunicação interna

“A eficácia da comunicação nas organizações passa pela valorização das pessoas como indivíduos e cidadãos.

Os gestores da comunicação devem desenvolver uma atitude positiva em relação à comunicação, valorizar a cultura organizacional e o papel da comunicação nos processos de gestão participativa.

Devem se planejar conscientemente para a comunicação e desenvolver confiança entre emissores e receptores.

Quando a empresa se propõe a compartilhar informações relativas à situação atual da mesma, metas corporativas, possibilidades de ganhos entre outros aspectos relevantes ao mundo corporativos, nada justo que os funcionários se sintam valorizados e diretamente responsáveis pelo sucesso do negócio.

As empresas devem buscar a coerência ao transmitir informações, pois são responsáveis pela formação, educação e transformação de cada integrante da organização.

As informações de Recursos Humanos possibilitam acompanhar o desenvolvimento e o crescimento dos funcionários na empresa.

Conhecer toda a gama de produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa é fundamental para a boa performance de qualquer funcionário.

A divulgação em locais estratégicos abastece os empregados das informações pertinentes ao negócio, provendo-os de dados necessárias para atender imediatamente ao cliente externo.

Importância do Endomarketing nas Organizações

O Endomarketing hoje faz parte da sobrevivência da empresa e está inclusa na Estratégia Empresarial como sendo um elemento de organização e evolução do sistema produtivo e de comercialização de produtos.

Empresas que buscam diferencial no mercado por meio da valorização das pessoas apostam na intensa comunicação de seus objetivos para a força de trabalho.

Não apenas a comunicação realizada como mão única, mas sim um sistema de trocas, que vise construir relacionamentos com o público interno, harmonizando e fortalecendo as relações pessoais. A isso denomina-se endomarketing.

As ações do Endomarketing consistem na utilização de técnicas de marketing a modernos conceitos de recursos humanos.

Assim como uma empresa procura vender seus produtos aos clientes e prestar todas as informações necessárias para a compra, é um fator crítico de sucesso “vender” as ideias aos colaboradores, tornando-os, assim, aliados da organização e preocupados em apresentar ideias, sugestões, ou seja, conquista-se parceiros na gestão dos negócios.

O colaborador deve saber a importância do lugar onde trabalha e da sua própria importância, pois deste modo poderá ter um bom ambiente de trabalho e equipe.

O Endomarketing é um reflexo positivo da forma como uma empresa encara sua comunicação interna, pois um funcionário bem informado sobre sua empresa é um vetor de expansão do seu marketing.

As aplicações de Endomarketing possibilitam resultados diferenciados em termos que qualitativos e quantitativos no relacionamento com os clientes externos.

A empresa moderna é um amplo conjunto de estruturas justapostas, onde não se pode classificá-las sob a ótica hierárquica da superposição, isto é, nenhuma estrutura é menos importante que outra.

Dentro desta visão, o Endomarketing, procura capacitar e habilitar igualmente os funcionários de uma empresa dos diversos setores que a compõem.

Endomarketing

Benefícios do Endomarketing

Cada vez mais as empresas precisam engajar seus colaboradores, visando à melhoria nos sistemas de metas e de atendimento ao cliente.

Para auxiliar o empresário nesta tarefa, surgiu na década de 1990 o conceito de endomarketing. Alguns de seus benefícios são:

  • Engajamento dos colaboradores

O endomarketing tem como objetivo aplicar ações de marketing ao público interno da empresa (colaboradores), focando no atendimento às suas expectativas, demonstrando como eles são importantes para o funcionamento de organização, através do reconhecimento seus serviços.

Através do engajamento, a empresa alcança melhores níveis de satisfação junto aos seus clientes, pois seus colaboradores estarão motivados a trabalhar, passando maior confiança.

Outro ponto que faz a empresa ganhar através do endomarketing é na redução da rotatividade de funcionários que, como qualquer empresário sabe (ou deveria saber), representa custos que poderiam ser evitados para a empresa, pois o capital e o tempo investidos em um funcionário que deixa sua empresa é perdido.

  • Maior retenção e fidelização de clientes

É fato, as empresas que não valorizam seus funcionários ou que não lhes reconhecem, possuem um sistema de atendimento falho, pois o colaborador não estará satisfeito, afetando diretamente na qualidade dos produtos ou serviços ofertados.

Ao adotar o endomarketing em sua empresa, você aumenta o engajamento de seus colaboradores, fazendo com que eles tenham um sentimento de pertencimento à empresa, refletindo diretamente em seu modo de agir com os consumidores.

Não pense que o cliente não percebe quando um funcionário está descontente com a empresa. Muitas vezes, são os clientes que possuem a maior percepção da situação de uma empresa.

Quando eles são bem tratados, atendidos com rapidez e qualidade, com certeza, continuarão comprando de sua empresa por muito tempo.

Além disso:

Aplicação da comunicação interna: para que o endomarketing funcione da melhor maneira o possível, é imprescindível que exista um canal de comunicação interna, mas que seja uma via de mão dupla, onde os colaboradores também possuam voz.

Pesquisa de satisfação e clima: para selecionar as melhores ações de endomarketing para a sua empresa, é necessário que exista um parâmetro de avaliação e a aplicação de uma pesquisa de satisfação, que fornecerá as informações com uma visão da atual situação do público interno de sua empresa.

Eventos de integração: a execução de eventos de integração de novos funcionários é sempre uma boa ideia. Afinal, é durante este evento que o novo colaborador terá contato com a realidade da empresa e poderá conhecer os demais colaboradores que já trabalham nela.

Palestras e treinamentos: além de motivar seus colaboradores, é importante que as empresas os mantenham atualizados com as melhores e mais recentes técnicas de produção disponíveis no mercado, promovendo a evolução profissional constante.

Adoção da TV Corporativa: utilizadas em locais de grande circulação, as TVs trazem a proposta de melhorar a comunicação de forma mais eficiente além de poder proporcionar entretenimento e/ou informações aos colaboradores.

Endomarketing e motivação

O endomarketing busca as ações de marketing voltadas ao público interno da empresa, objetiva aos profissionais bons resultados aliados à motivação, ao reconhecimento, e a valorização dos mesmos.

A automotivação deve partir do próprio profissional, é um dos elementos essenciais para produzir com qualidade e inovação os desafios propostos.

A automotivação influencia na busca de bons resultados, no simples fato de termos energia e vontade de levantarmos e irmos trabalhar, ou seja, impacta positivamente naquilo que acreditamos e, é indispensável a todo profissional.

A motivação empresarial também é imprescindível, sendo que a mesma influencia na disposição no trabalho e no cumprimento de suas tarefas.

Quanto mais motivado o profissional estiver, mais resultados ele apresentará, portanto, a automotivação e a motivação devem andar juntas, em busca de crescimento, desenvolvimento e qualidade de ambas as partes, empresa e empregado.

O endomarketing também preza a comunicação interna eficaz entre empresa e colaborador, que busca orientar o profissional quanto as novidades e acontecimentos que acontecem na empresa.

O endomarketing deve estar presente durante o ano inteiro na empresa com o objetivo de oportunizar ao grupo de profissionais ações de motivação, desenvolvimento, participação ativa dos profissionais na construção de novas ideias e análise interna de melhorias.

A motivação é um processo global que tem como objetivo final comprometer o funcionário com as causas e os objetivos da empresa para integrá-lo à cultura organizacional.

Esse comprometimento implica o aprimoramento do desempenho do funcionário por meio de sua valorização e satisfação como indivíduo que pertence a uma organização.

Logo, fica evidente a necessidade de as empresas buscarem cada vez mais um quadro de pessoal motivado e feliz. Só assim, atingirá o seu público externo de forma eficiente e competitiva.

Para isso, é preciso conquistar a confiança dos funcionários, fazendo com que se sintam muito importantes para a empresa.

Concordar com os objetivos da empresa, sentir-se parte fundamental para a tomada de decisões e principalmente ter orgulho de trabalhar nela pode pesar mais que um bom salário no final do mês ou um bom plano de saúde.

Além disso, é importante salientar que a remuneração adequada ou aumento salarial é um dos critérios da motivação, mas não envolve apenas isso, precisa vir necessariamente acompanhado de outros estímulos.

A motivação não é obtida apenas através de salários. As pessoas são motivadas pelos seus próprios objetivos e necessidades. Uma vez satisfeita uma necessidade, surgirá outra em seu lugar.

Para garantir a motivação, é preciso outros estímulos, como valorização pessoal, profissional, entre outros.

Portanto, é importante que a empresa faça a sua parte da forma mais eficaz possível, fazendo com que as pessoas se sintam realizadas e por consequência motivadas e comprometidas com os objetivos da empresa.

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