4 dicas para fazer um recrutamento de sucesso

Tempo de leitura: 2 minutos

A experiência em recrutar os melhores profissionais pode ser a diferença entre fazer a contratação do candidato perfeito ou apenas se contentar em contratar o segundo melhor.

Um recrutador experiente sabe que na hora de fazer o a escolha do profissional, é importante lembrar que os candidatos são seres humanos, e não números, métricas e estatísticas. Por isso, trate seu candidato exatamente da mesma forma que você gostaria de ser tratado, caso estivesse procurando um trabalho.

Busque sempre abandonar qualquer tentação de generalizar ou fazer suposições sobre os candidatos, com em suas percepções, motivações ou qualificações.

Tendo isso em mente, confira 4 dicas para fazer uma contratação bem-sucedida:

1. Seja claro em relação às expectativas

Verifique se o candidato compreende quais serão as suas tarefas, caso seja contratado, se estão de acordo com a cultura organizacional da empresa e consciente do salário que irão ganhar.

Esteja aberto ao diálogo e atento para responder qualquer dúvida que o candidato tenha. Seja honesto, respeitoso e transparente em relação a todo processo de recrutamento e contratação. Com isso, você irá garantir que o candidato tenha uma impressão positiva de você e da empresa que você está representando.

2. Valorize os profissionais

Ser educado, dar feedbacks, mandar e-mails gentis, se colocar disponível e dentre outras gentilezas irá mostrar que você trata os candidatos como seres humanos.

Quando você consegue selecionar com êxito um candidato para determinada empresa, enviar um presente de boa sorte, como uma caneta, um bloco de anotações, um vaso de flores ou pelo menos uma nota manuscrita desejando boa sorte no novo trabalho irá fazer toda a diferença.

Caso a logística seja difícil, um e-mail ou telefonema também irão surtir efeito. Pense nisso!

3. Dê sempre um retorno aos candidatos

Atualmente, os candidatos esperam ser reconhecidos e terem feedback instantânea e continuamente sobre o que fazem e falam.

Eles vivem em seus dispositivos móveis e são confortáveis com textos, e-mail e mensagens instantâneas, ou seja, praticamente qualquer forma de comunicação.

Por isso, sempre que possível, os mantenha atualizado sobre o andamento do recrutamento, pois, certamente, o candidato estará esperando um posicionamento seu.

4. Feche ciclos de recrutamento

Uma vez que você esteja comprometido com um ou mais candidatos no processo de recrutamento ou contratação, isto é, quando já estão ocorrendo etapas de recrutamento, não seja injusto em trazer um outro candidato para o processo de recrutamento.

Dessa forma, você estará sendo antiético com os candidatos que já estão participando desde o início do processo de recrutamento.

Se você acha que esses candidatos não se enquadram a vaga, feche o ciclo e recomece novamente com outros candidatos. Agradeça o candidato pelo seu tempo e não fique enrolando, pois certamente este trabalhador está depositando esperança no processo de recrutamento.

 Faça isso até encontrar o profissional adequado para a vaga.

>> Clique Aqui e conheça o Software RH Gratuitamente <<

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.