Dinâmica Do Espelho: Ferramenta Poderosa De Autoconhecimento

Tempo de leitura: 20 minutos

Quando estamos trabalhando um grupo, a dinâmica do espelho é uma das ferramentas mais poderosas para provocar nas pessoas reflexões sobre si mesmas e trazer-lhes mais uma forma de autoconhecimento.

O mais interessante é que a mágica está exatamente na simplicidade deste exercício, pois muitas vezes, em meio a tantas demandas, responsabilidades e correria, o que realmente precisamos é de um tempo para olharmos para nós mesmos.

A dinâmica do espelho é uma excelente oportunidade a que a pessoa possa refletir sobre quem ela é e, especialmente, para que se veja sob outras perspectivas, o que lhe permite ampliar a visão de si mesmo e do mundo também.

Para realizá-la você não precisará de nada além de uma caixa com tampa e um espelho.

Toda dinâmica de grupo exige um espaço aconchegante, afável e que consiga passar conforto aos participantes.

Outra questão importante é prestar atenção aos detalhes.

Tudo deve ser muito bem pensado antes de iniciar a dinâmica de grupo, como, por exemplo, a quantidade de pessoas, o tempo estimado para a dinâmica, o material que será usado, o fato de outras pessoas já conhecerem a dinâmica proposta.

Esses fatores são importantíssimos para o sucesso de toda dinâmica de grupo e isso não muda para a dinâmica do espelho.

O organizador da dinâmica deve ter em mente que é necessário ter um grupo de pessoas, de 10 a 20 e que o tempo estimado para realizar a dinâmica é cerca de 30 minutos.

Para a dinâmica do espelho, o material usado é apenas uma caixa e um espelho.

Apenas com esses dois objetos a dinâmica é capaz de causar uma reflexão extraordinária em cada um dos participantes.

Entenda o porquê.

Mas antes de aplicar a dinâmica, é interessante que seja mencionado o objetivo da mesma.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

A fim de trabalhar mais as características pessoais e os traços da personalidade das pessoas, a dinâmica do espelho irá refletir a importância de cada pessoa presente.

A pessoa responsável por aplicar a dinâmica começará mostrando a caixa fechada e explicará que ali dentro tem uma foto de uma pessoa extremamente importante para aquele grupo.

O responsável também deve perguntar ao grupo se alguém ali conhece a dinâmica (algumas vezes apresentada em eventos de marketing).

Caso exista alguém que já tenha participado da dinâmica, peça a essa pessoa que não revele e nem comente sobre o funcionamento da mesma.

Infelizmente, a pessoa que já tiver participado, não poderá participar novamente.

Assim que a primeira pessoa for à frente para realizar a dinâmica, o responsável deverá solicitar que ela não revele o que está vendo (que no caso será ela mesma se refletindo no espelho).

O próximo passo seria solicitar que a pessoa olhe para dentro da caixa e comece a dizer quais são as características dessa pessoa de uma forma que o grupo consiga descobrir quem é o personagem.

A dinâmica deve ser repetida com o restante do pessoal.

O responsável por aplicar a dinâmica deve escolher alguns voluntários ou quaisquer pessoas para participar da dinâmica.

Após a escolha e a efetivação da atividade, é necessário que a seguinte pergunta seja feita: “Com base nas características ditas aqui, quem é a pessoa muito importante para o grupo? ”.

Mesmo havendo confusão por parte de algumas pessoas que certamente não conseguirão acompanhar a dinâmica, para revelar o segredo da caixa é preciso mostrar o espelho e mencionar as características que fazem referência a várias pessoas, e dizer que todas elas são importantes para o grupo.

Ao longo da dinâmica, a pessoa que está à frente e ocupando o espaço de quem precisa citar as suas próprias características, deve refletir e encontrar o que verdadeiramente ela representa.

Esse exercício fará com que ela pense um pouco sobre suas ações, seu comportamento, sua índole e tantas outras características que há muito tempo ela não observava.

Ao final da dinâmica a pessoa em questão terá feito uma auto avaliação, que será útil para a sua evolução pessoal, além de conseguir mostrar às demais pessoas que cada uma delas tem o seu valor, independentemente da classe social, da cor de pele, do sexo, do cargo no trabalho e qualquer outra menção que demonstre status.

dinâmica do espelho

Como realizar a Dinâmica do Espelho

Antes de começar, pergunte se alguém já conhece a dinâmica do espelho ou se já participou de dela.

Caso sim, a pessoa não poderá participar desta vez.

Para não quebrar o vínculo do grupo, peça que ela ajuda na distribuição do material aos seus colegas e, claro, não revele seu objetivo.

Em seguida, distribua as caixas com os espelhos dentro a cada um dos participantes e peça que eles não abram as mesmas ainda.

O instrutor deve então pedir que todos se concentrem em suas palavras e, deve dizer a todos que dentro daquela caixa há uma foto de alguém muito importante e especial para aquele grupo de pessoas reunido ali.

O condutor da dinâmica deve então escolher alguns participantes ou mesmo todos e pedir que, um a um, se posicionem à frente e abra sua caixa, mas sem revelar de quem é a “foto” que está dentro da embalagem.

Peça apenas que a pessoa olhe para dentro da caixa, olhe-se no espelho e fale de algumas de suas principais qualidades, características, habilidades, sentimentos, comportamentos, formas de ver o mundo, mas sem revelar que fala de si mesma.

É como um amigo secreto, onde a ideia é mostrar atributos que todos conheçam, pois aqui os colegas também deverão adivinhar de quem se está falando.

Quanto mais características apresentar, maior é sua reflexão.

O objetivo é que, ao abrir a caixa e, fazer a dinâmica do espelho, a pessoa tenha oportunidade de refletir sobre quem ela é, sobre seus atributos e pontos de melhoria, para que possa reconectar-se consigo mesma e olhar um pouco mais para dentro de si.

A ideia é que assim ela possa vivenciar um importante momento de autorreflexão e expandir seu autoconhecimento.

Quando todos terminarem de fazer este exercício, peça que todos compartilhem sua experiência e digam quais foram os sentimentos e ideias que passaram em sua mente ao refletir e falar sobre suas qualidades e comportamentos.

Os depoimentos são sempre muito ricos e revelam como a dinâmica do espelho é poderosa para reconectar a pessoa com ela mesma.

Por fim, é importante que o instrutor mobilize uma ação, ou seja, peça que todos digam o que vão fazer de diferente dali em diante em relação a si mesmas, ao seu autoconhecimento e autovalorização.

O ideal é que todos se sintam motivados a evoluir e a se tornarem, a cada dia, pessoas melhores e mais autoconscientes.

Objetivo da Dinâmica do Espelho

A dinâmica do espelho também é conhecida através de outros nomes, conforme apontado abaixo.

Dinâmica: “Para quem você tira o chapéu”

  • Objetivo: estimular a autoestima
  • Materiais: um chapéu e um espelho. O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
  • Procedimento: o animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa.

Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante.

Outra Versão: Dinâmica “Caixinha de Surpresas”

  • Objetivo: dinâmica do autoconhecimento, falar sobre si
  • Materiais: caixinha com tampa e espelho
  • Procedimento: em uma caixinha com tampa deve ser fixado um espelho na tampa pelo lado de dentro. As pessoas do grupo devem se sentar em círculo

O animador deve explicar que dentro da caixa tem a foto de uma pessoa muito importante (enfatizar), depois deve passar para uma pessoa e pedir que fale sobre a pessoa da foto, e não devem deixar claro que a pessoa importante é ela própria.

Ao final, o animador deve provocar para que as pessoas digam como se sentiram falando da pessoa importante que estava na foto.

Dinâmica de grupo é toda atividade que se desenvolve com um grupo e tem por objetivo integrar, desinibir, divertir, refletir, aprender, apresentar e promover o conhecimento entre as pessoas.

Como é de conhecimento do todos, nos dias atuais, trabalhar em equipe é uma das competências pessoais mais estimuladas pelas empresas de sucesso.

Por esta razão, elas valorizam profissionais capazes de gerir e motivar os colaboradores, buscando sempre o desenvolvimento do conjunto e os melhores resultados.

Trabalhando dessa forma, as empresas de sucesso favorecem, também, a capacidade de agregar valor e de gerar confiança aos seus funcionários, proporcionando um ambiente saudável e positivo.

Como resultado dessa postura, os colaboradores se sentem mais motivados e preparados para as oportunidades da empresa.

As dinâmicas de grupos, realizadas por meio de jogos, podem atuar de diversas maneiras para o desenvolvimento de equipes, dado o seu aspecto lúdico, criativo e espontâneo, visando mudanças comportamentais que possam favorecer o desempenho individual e grupal.

Os jogos são excelentes mecanismos utilizados na transmissão e fixação da aprendizagem.

Também levam o indivíduo a soltar-se, liberar sua espontaneidade e criatividade.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

dinâmica de grupo

Entre os inúmeros jogos utilizados nas dinâmicas de grupo, os quebra-gelos são muito utilizados para diminuir o campo de tensão, produzindo um campo relaxado, favorecendo a ampliação de respostas que permitem, também, que o indivíduo alcance outras formas de solução dos conflitos.

Ao vivenciar, no jogo, um pouco da realidade de cada um, há uma reflexão ou percepção do modo de agir e interagir entre os participantes, abrindo, assim, a possibilidade de mudá-los.

Além disso, estas são algumas vantagens de realizar dinâmicas em grupo, como a dinâmica do espelho.

  • Aproveitamento dos talentos de cada um
  • Maior criatividade ao serviço do projeto
  • Motivação para atingir metas
  • Descentralização de poder que resulta em maior responsabilidade individual
  • Rapidez na concretização e maior produtividade
  • Possibilidade de trocas de experiências e papéis
  • Complementar funções
  • Novas abordagens e soluções para velhos problemas
  • Gosto pelas tarefas a serem realizadas

Com o intuito de detectar os potenciais e também os pontos falhos de um funcionário e assim auxiliá-lo para obter uma melhora, é essencial que exista a dinâmica de grupo.

Por meio de jogos, por exemplo, que são atividades espontâneas limitadas por regras como tempo e estratégias, fazendo com que revelem as características de seu caráter, bem como das suas ações comportamentais diante de alguma adversidade.

As dinâmicas de grupo, na verdade, compreendem um momento singular onde os funcionários podem demonstrar com maior facilidade as suas qualidades e também o seu empenho.

É um procedimento de grande utilidade e que serve como um evidente auxílio na realização de trabalhos em equipe, além de identificar como a pessoa age em grupo.

Isso ocorre, pois nas dinâmicas há uma maior flexibilidade, participação efetiva na busca de resultados, tudo isso por meio de ações que visam inovar processos e métodos de cunho organizacional.

Vale lembrar, inclusive, o homem por si só jamais poderá ter subsídios para alcançar o progresso e o sucesso.

Nesse contexto, é fundamental agir e estar entre outros para agregar conhecimentos e possibilidade de crescer ainda mais.

As dinâmicas de grupo conseguem esse resultado.

Por meio de uma simples atividade como essa já é possível ter uma breve referência a respeito de quem possui um perfil maior de liderança, quem apresenta mais ideias, quem é um bom ouvinte de sugestões, em suma, é possível detectar o perfil de cada integrante.

Além disso, é importante salientar após o final de uma dinâmica de grupo que o trabalho em equipe é o principal alicerce para o sucesso.

Portanto, é importante ter as ferramentas adequadas para a aplicação e uma boa dinâmica de grupo.

Benefícios da Dinâmica do Espelho

Os primeiros anos de vida são fundamentais para a formação de uma pessoa, pois é justamente neste período que o indivíduo constrói sua identidade e grande parte de sua estrutura física, emocional, social e intelectual.

Além das atividades lúdicas, muito usadas na educação infantil, as dinâmicas de grupo são importantes instrumentos para favorecer o processo de ensino e aprendizagem.

Trata-se de uma estratégia que influencia positivamente no desenvolvimento da criança, em sua autoestima, autoconfiança e na interação com o meio.

As dinâmicas de grupo envolvem as crianças, proporcionando a experiência do trabalho em equipe, união e autoconhecimento.

As dinâmicas de grupo que utilizam espelhos, muito usadas em palestras e cursos motivacionais, também podem ser aplicadas em crianças como uma eficiente ferramenta para desenvolver a autoestima e o autoconhecimento.

Abaixo estão alguns dos benefícios, principalmente para as crianças, da dinâmica do espelho.

Diversidade

Peça para as crianças ficarem em frente ao espelho e se observarem.

Pergunte a respeito das diferenças de altura, cor de cabelo, formato dos olhos, posição das sobrancelhas e outras características físicas.

Por fim, destaque como cada pessoa é única e diferente, ensinando a respeito da importância de respeitar a todos.

Autorretrato

Distribua pequenos espelhos, um para cada criança, e peça para que os alunos olhem para sua imagem e percebam os detalhes do seu rosto. Em seguida, peça para que elas façam um autorretrato.

Esta dinâmica trabalha o autoconhecimento e aceitação.

O grande tesouro

Apresente uma caixa com tampa decorada e atraente, e diga que ela guarda um tesouro precioso e verdadeiro.

Em seguida, proponha uma brincadeira em que cada um olha para dentro da caixa, admira o tesouro e mantém ele em segredo.

A caixa contém um espelho ou seja: cada criança verá o tesouro que existe em si mesma.

A terapia do espelho sugere que você, após tomar banho e estar mais relaxado, fique frente a frente com o seu “eu interior”.

Ou seja, busque encontrar-se não só como imagem refletida no espelho, mas olhe para dentro de si.

Antes disso, pense nos problemas que tem enfrentado, e receba as mensagens da sua própria consciência.

Além de você estar confortável a sós e mais à vontade para analisar-se, poderá pensar também sobre o que gostaria de transformar em sua vida. Esta terapia do espelho colocará você em confronto consigo mesmo, gerando autoconhecimento.

Ela mostrará, inclusive, o que você ganha em cultivar a prática do questionamento constante.

Você poderá chegar ao autoconhecimento através da terapia do espelho, tendo bem estabelecida a sua autoestima, a autossuficiência, bem como o autoprazer.

Esta terapia do espelho pode durar meses, mas não poderá durar mais de um ano e, caso isso ocorra, você não poderá mais se auto ajudar.

O intuito da terapia do espelho é julgar menos e elogiar mais.

Antes de começar, reflita, por exemplo, sobre o que você deseja realizar em cada uma das áreas de sua vida: amor, saúde, profissão, família, vida social.

dinâmica de grupo

Também pense sobre quais são os seus sonhos.

Pergunte-se sobre as ações que deverá ordenar para realizá-los.

Ainda, o que está fazendo para chegar lá e se o caminho é realmente o correto.

Evidente que, mesmo que você queira, não será possível harmonizar todos estes aspectos de uma só vez.

Formuladas as suas dúvidas, você já consegue perceber o quanto o alinhamento está ou não indo de encontro aos seus próprios objetivos.

Na maioria das vezes, o dia-a-dia consome boa parte do nosso tempo e, quando notamos, seguimos uma trilha que não tem nada a ver com as nossas aspirações.

Cada desafio tem o tamanho que damos a ele e encará-lo é a única forma para vencê-lo.

Esta é a proposta de um modelo simples e gratuito de terapia, para ser feita diariamente apenas criando o hábito de se olhar no espelho.

Não do jeito que costumamos fazer quando arrumamos os cabelos ou a maquiagem, mas de forma a enxergar o nosso interior, aquele olhar de fora para dentro.

Depois disso tudo, podemos dizer que realmente nos conhecemos, não como aquele ser de nariz grande, cabelos brancos e expressões que demonstram nossa idade.

Mas sim aquela que evidencia o que tem de melhor e está em fase de transformação para melhorar o que não está tão bem.

A Dinâmica aplicada ao Recrutamento e Seleção

A dinâmica de grupo com o espelho consiste em distribuir espelhos para os participantes e pedir que por um momento analisem sua imagem e se questionem sobre qual a imagem eles transmitem para a sociedade.

A dinâmica do espelho possui como objetivo despertar para a valorização de si.

Encontrar-se consigo e com seus valores.

Além disso, é um dos melhores exercícios para motivar os funcionários e, principalmente, os que estão no processo de recrutamento e seleção.

A dinâmica na empresa é feita da seguinte forma:

O coordenador motiva o grupo:

“Vocês devem pensar em alguém que lhes seja de grande significado.

Uma pessoa muito importante para vocês, a quem vocês gostariam de dedicar maior atenção em todos os momentos, alguém que vocês amam da verdade… com quem estabeleceram íntima comunhão… que merece todo seu cuidado, com quem estão sintonizados permanentemente…

Entre em contato com esta pessoa, com os motivos que a tornam tão amada pôr vocês, que fazem dela o grande sentido da sua vida…”

Deixar um tempo para esta interiorização.

“Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente a frente com esta pessoa que é o grande significado de sua vida”.

Em seguida, o coordenador orienta para que todos se dirijam ao local onde está a caixa (uma pôr vez).

Todos deverão olhar o conteúdo e voltar silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicar com os demais.

Finalmente, faz-se a partilha dos próprios sentimentos, das reflexões e conclusões de cada um.

É muito importante conversar sobre os objetivos da dinâmica.

Quando esta dinâmica é desenvolvida no momento do recrutamento e seleção, é feito da seguinte forma:

  • Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização
  • Intensidade: Leve
  • Desenvolvimento: o professor distribui números para os participantes.

Em seguida chama um dos números. Um dos participantes deve começar a brincadeira.

Este vai de pessoa por pessoa e faz movimentos de expressão corporal.

Esta o segue e depois será congelada, não podendo se mover. Terá que ficar em forma de estátua.

Quando todos tiverem participado o professor descongela a turma toda e se escolhe um novo participante para começar mais uma sequência de movimentos.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.