Como encontrar clientes B2B pela internet?

Tempo de leitura: 4 minutos

O mundo do comércio digital tem crescido cada vez mais no Brasil. Hoje ter um e-commerce tem se tornado cada vez mais normal, e tem sido a opção da maioria das pessoas que querem começar a empreender.

Os motivos para isso são muitos, e vão muito além de ter menos gastos do que um comércio tradicional. Só ano passado o e-commerce teve alta de 48,4%, então mais do que economizar, as pessoas entram nesse barco a fim de faturar, e é isso que tem acontecido.

Porém, sabemos que empreender no Brasil não é fácil, seja você um empreendedor grande, micro, digital ou presencial. Cada tipo de comércio vai encontrar as suas dificuldades, as suas próprias dores de cabeça para lidar.

E dentre esses muitos tipos de comércio, hoje estamos aqui para falar especificamente de um tipo, um que precisa lidar com um tipo diferente de cliente do que um comércio tradicional. Estamos falando dos e-commerces que trabalham com clientes B2B.

Quem trabalha com B2B sabe o quanto isso pode ser desafiador, principalmente pelo fato de você não lidar com clientes tradicionais que vão passar em frente ao seu comércio, se interessar pela vitrine ou pelo letreiro e entrar para talvez consumir.

Trabalhar com B2B é basicamente vender por trás de uma mesa, por telefone, por e-mail, por mensagens, tudo tendo que lidar com outras empresas e pessoas que muitas vezes respondem a outras pessoas.

E se você está um pouco perdido nessa história não se preocupe, hoje vamos falar sobre trabalhar com B2B, mas mais do que isso, vamos ajudar você que trabalha nisso a encontrar clientes B2B na Internet.

Como funciona um cliente B2B?

Se você está meio perdido com essa sigla, saiba que B2B é uma agência Business to Business, ou seja, negócio para negócio. Então uma empresa que trabalhe com esse tipo de cliente basicamente está vendendo para outra empresa.

Um bom exemplo disso é a Petrobras, que não vende petróleo diretamente para pessoas físicas. E é exatamente por isso que falamos sobre a dificuldade de conseguir cliente, porque diferente de um comércio tradicional, a pessoa não vai parar na porta do seu negócio e entrar para ver o que deseja.

E é exatamente aí que entra a dúvida: como conseguir novos clientes então? Esse tipo de dúvida é a primeira coisa que faz uma pessoa repensar se ela quer seguir nesse ramo de vendas ou não. Sabemos que vender para outra empresa pode ser muito lucrativo, mas isso só acontece se você realmente conseguir achar clientes. 

Qualificação de leads

A primeira coisa que devemos ter em mente é que você precisa entender quem é o seu público alvo. Quais são as empresas que vão se interessar pelo o que você tem a oferecer?

A qualificação de leads, ou seja, de clientes e possíveis clientes é até mais clara quando estamos falando de B2B, porque saber se uma pessoa física vai se interessar pelos seus serviços muitas vezes pode ser bem relativo dependendo do que você oferece.

Se você vende, por exemplo, peças e acessórios de bicicletas, pode ser um pouco confuso saber quem se interessa por isso ou não, já que pode ser um público bem amplo. Pessoas de diferentes idades e realidades podem se interessar.

Mas quando o assunto é B2B as coisas podem ser mais simples, já que muitas vezes você vai encontrar empresas que trabalham especificamente com o produto que você fornece, então você não vai ter dúvidas se ela é um potencial lead ou não. O que facilita e muito as coisas.

Lista de Leads

Agora que você já sabe os melhores leads para sua empresa é hora de deixá-los perfeitamente registrados na sua lista, e como estamos falando de empresas você deve preferencialmente ter o e-mail comercial deles, já que esse vai ser o meio de comunicação mais assertivo possível.

Se você conseguir o telefone de alguém ali dentro, alguém que realmente possa ser útil a você isso seria bom também, uma vez que você teria um contato mais humano. É muito mais fácil ter acesso a e-mail, mas o telefone seria de grande ajuda.

Se comunicar com os leads

 E por fim, você deve entrar em contato com os leads. Você pode usar os meios de comunicação estabelecidos e ter conservas, mas outro ponto que pode ser de grande ajuda é marcar reuniões.

Estamos falando de prováveis grandes comércios, com grandes negociações e grandes valores envolvidos, e uma conversa olho no olho com alguém seria fundamental para que tudo saia da forma mais assertiva e natural possível.

Em resumo, angariar clientes B2B pode ser um pouco complexo, mas não é nada que seja impossível, e que não possa ser feito com um bom tempo empenhado em pesquisa, qualificação, listagem e comunicação com leads.