Como montar uma lista de fornecedores?

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter, manter, prosperar e ter sucesso com um negócio nem sempre é uma coisa fácil de fazer. Muitos empecilhos, burocracia e dificuldades são encontradas no caminho. Assim, tudo se torna mais oneroso e muito mais difícil.

Entretanto, aos poucos você pode ir se adaptando, testando o que funciona, ver o que dá certo e o que dá errado. Usar os erros como uma forma de aprendizado e os acertos para conseguir definir uma linha de trabalho, onde consiga assim alavancar os negócios.

Para que você tenha um negócio próprio no futuro, é necessário construir uma base forte, sólida e consistente. Criando raízes, firmando parcerias e buscando fornecedores que possam facilitar de alguma forma seu trabalho. 

E hoje iremos falar um pouco de como construir essa base de parceiros e fornecedores para que ambos obtenham vantagens e que a parceria dure por muitos anos. 

Assim acompanhe nosso artigo até o final, descubra como montar uma lista de fornecedores consistente e ainda mostraremos como montá-la da maneira correta, eficaz e consistente. Acompanhe.

Montar uma lista de fornecedores

Montar uma lista de fornecedores pode parecer uma tarefa sem muita importância, entretanto, podemos afirmar que esta lista pode definir o seu sucesso ou um fracasso sem precedentes. 

Em uma comparação bem próxima, podemos nos fazer uma pergunta. Eu colocaria qualquer pessoa dentro da minha casa? Temos quase certeza da sua resposta. E porque você colocaria qualquer pessoa dentro da sua empresa? Basicamente ter uma lista de fornecedores é dar permissão para esta pessoa, produto ou serviço que ela oferece dentro do seu local. 

Assim, devemos levar muito à sério ao montar uma lista de fornecedores para sua empresa. São eles que vão fornecer todo tipo de serviço, mão de obra, matéria prima, produtos ou qualquer que seja o que ele fornece, para que você possa beneficiar, produzir e assim vendê-lo obtendo seu lucro final.

 

Pontos importantes

Antes de mais nada precisamos levantar alguns pontos importantes para poder definir se aquele fornecedor é melhor que o outro e assim defini-lo como fornecedor primário. O fornecedor atende todas as exigências para poder assim usar o quer que ele forneça. Definir certos critérios de avaliação antes da contratação do serviço pode te livrar de possíveis problemas futuros.

Se o seu fornecedor for um prestador de serviços e há a necessidade de equipe terceirizada trabalhando dentro da sua empresa. Certifique-se que todos da equipe possuem registros, exames laboratoriais e cursos de especialização para realizar as tarefas destinada a eles, que a empresa possua o laudo de Programa de prevenção de risco ambientais (PPRA). Em caso de acidente de trabalho dentro da sua empresa, todos os custos e responsabilidades com os envolvidos ficam a cargo do contratante. 

Desta forma, não permita que realizem serviços terceirizados dentro da sua empresa sem que todas as documentações sejam entregues e verificadas com antecedência. 

Necessidades

Uma maneira de montar uma lista de fornecedores eficaz é definir quais são suas necessidades. Assim, você consegue ter um controle maior, ter controle de tempo procurando pelo fornecedor X ou Y e assim ser mais feliz na escolha do mesmo.

Se seu negócio necessita de um ou dois fornecedores para cada setor, é importante realizar uma lista com fornecedores primários e dois fornecedores secundários. 

Assim, se os primeiros não conseguirem atingir as exigências, não possuírem determinados produtos ou ainda não conseguirem realizar o melhor preço, você possui mais duas opções para que possa recorrer em alguns casos.

Complexidade

Quanto mais complexa sua lista de fornecedores for, mais trabalho e maior tempo procurando pelas informações você vai passar. Assim, define quais são as informações que você necessita de cada um. Como: contato, produtos fornecidos, principais meios de comunicação, responsável, meio de pagamentos e prazo médio de entrega. 

Assim, com apenas informações relevantes você consegue definir se este ou aquele pode atender suas necessidades naquele momento.

Definindo os fornecedores

Para poder definir seus fornecedores o mais indicado é realizar alguns testes com produtos oferecidos. Se possível solicite amostras para que veja se o produto atende às suas necessidades antes de firmar a parceria.

Estes testes também serão úteis para você saber como o público final reage a tais produtos ou serviços.

Quando possível faça visitas, conheça instalações, saiba os processos, estude os cases de sucesso do fornecedor e acima de tudo tente criar uma boa conexão com os envolvidos. 

Resolvendo os problemas

Estas informações podem parecer trabalhosas e difíceis de fazer, e podemos dizer que sim, montar, alimentar e cuidar da maneira correta a lista de fornecedores para que ela sirva sua empresa como deve você terá muito trabalho. 

Entretanto, para facilitar seu trabalho, clique aqui para montar a sua lista de fornecedores. E não fique perdendo tempo quebrando a cabeça para saber quais informações colocar nela.

Busque o máximo possível de informação de cada fornecedor, consulte órgãos e fiscalizadores, saiba o que está acontecendo com quem irá fornecer produtos e serviços para você.