Como fazer melhores brainstormings com seu time? Confira insights poderosos!

Tempo de leitura: 5 minutos

O comportamento do consumidor vem mudando cada vez mais rápido e muitas estratégias de marketing vêm sendo construídas por meio de dados que mostram os hábitos de consumo dos clientes.

Para atender a essa nova demanda, é importante que novas ideias surjam com frequência.

No South Summit 2022, que ocorreu em Porto Alegre, CEOs de diversas empresas participaram de um painel em que discutiram a importância de se adaptarem ao comportamento do cliente e não ficar preso aos processos.

Pensando nisso, resolvemos falar sobre como fazer melhores brainstormings com seu time e usar toda a capacidade criativa que o seu setor já possui para trazer mais e melhores ideias de projetos e soluções para sua empresa!

O que é brainstorming?

Sabe aquela frase “duas cabeças pensam melhor que uma”? Ela é a materialização do brainstorming. O objetivo dessa prática é fazer com que pessoas, com diferentes bagagens de conhecimento, se unam para criar algo.

É um processo criativo completamente livre de críticas e preconceitos, no melhor estilo quanto mais, melhor! Quanto mais pessoas, melhor. Quanto mais diferenças entre elas, melhor. Quanto mais ideias, melhor!

Muita criatividade, um time multidisciplinar e uma quantidade enorme de pensamento não significam ausência de foco e objetivo.

Por isso, toda sessão de brainstorming deve ter um líder que vai mostrar para qual caminho essa tempestade de ideias deve seguir. Além disso, é interessante usar recursos e diferentes ferramentas que auxiliem o processo criativo.

Quer aprender tudo isso para ter as melhores sessões com a sua equipe? Então veja como fazer melhores brainstormings com seu time agora mesmo com essas 4 dicas incríveis!

4 dicas de como fazer melhores brainstormings com seu time

Um time que tem constantemente sua criatividade estimulada e que pode contribuir com ideias nos projetos da empresa, certamente irá se engajar mais com o propósito do negócio.

Descubra como fazer melhores brainstormings com seu time!

 

  • Mantenha-se no caminho

É muito comum em uma sessão de brainstorming as ideias irem longe, a criatividade realmente faz as pessoas pensarem fora da caixa, mas é importante manter-se no caminho.

Em termos práticos, é imprescindível manter a equipe com foco na ideia central, fazendo com que tudo que seja criado tenha a ver com aquele elemento.

Uma ferramenta de mapa mental pode fazer com que todos da equipe se mantenham criando, porém sem perder o ponto central de vista. Pode-se começar usando um modelo de mapa mental pronto e ir criando o seu próprio, sem precisar criar do 0.

Um mapa mental (Mind Map) é usado para organizar ideias de forma simples e visual. Ele parte de uma ideia central e outras ramificações ligadas a esse conceito principal vão sendo criadas.

Com isso, é possível realizar uma sessão brainstorming com qualidade e ideias inovadores, mas sem perder a direção do projeto.

O mais interessante é que você pode colocar a sua equipe para colaborar e criar ideias simultaneamente em um ambiente online, de forma organizada. Eles podem elaborar o próprio mapa mental do zero, ou se inspirar em algum modelo existente.

 

  • Não se limite

Quando o assunto é fazer melhores brainstormings com seu time, o equilíbrio conta muito!

Por isso, se por um lado é importante se manter no caminho, por outro, é essencial não limitar e nem julgar de antemão as ideias que surgirem.

Para que isso flua bem, é vital que o líder da sessão de brainstorming fomente esse clima amistoso e participativo entre os integrantes da equipe, sempre lembrando que toda ideia é válida.

Ideias inicialmente simples podem ser lapidadas, receber outras contribuições e se transformarem em grandes e rentáveis projetos para a empresa.

Pensando nisso, é fundamental democratizar toda forma de expressão. Isso porque enquanto alguns preferem falar sobre uma ideia, outros preferem ilustrá-la e ainda há quem prefira apenas escrever sobre determinado assunto.

Uma forma de tornar essa experiência inclusiva e interessante para todos os membros da equipe, independentemente do perfil, é usar uma ferramenta para brainstorming online.

Recursos como esse fazem com que mesmo os participantes mais introvertidos liberem suas ideias mais criativas.

 

  • Dê um tempo ao time

Grandes decisões e projetos importantes não acontecem do dia para a noite. Ocasiões como essas requerem boas e amadurecidas ideias. Sendo assim, não peça ideias instantâneas ao seu time sem prepará-lo para isso.

Quando há um grande projeto em questão, é vital que a equipe seja avisada com antecedência e, de preferência, que receba um briefing sobre a demanda e sobre o que é esperado da primeira reunião de brainstorming.

Dessa forma, as pessoas podem pesquisar acerca do tema, trazer dados, notícias, opiniões e novas informações sobre o assunto abordado.

Preparar a equipe para o que está sendo esperado é uma forma de trazer substância ao conteúdo da sessão de brainstorming.

 

  • Aqueça a caixa de ideias

Sabemos que muitas reuniões de brainstorming podem começar “frias” com poucas e simples ideias, afinal, o time ainda não está aquecido.

Para energizar a sessão e deixar todos na mesma vibração de criatividade é interessante aquecer a equipe usando algum recurso quebra-gelo!

No Miroverse existem diversos modelos prontos, que você pode usar e apenas adaptar a realidade do seu time, como por exemplo, o Quebra-gelos para introvertidos.

Esse modelo em especial é bem interessante, pois foca justamente na necessidade das pessoas introvertidas. Lá elas podem desenvolver o exercício de forma independente e somente depois compartilhar com o time.

Como fazer melhores brainstorming com seu time? A resposta é: quebrando o gelo e deixando todos na mesma frequência! Além disso, você pode usar todos os recursos que citamos: fique no caminho, não se limite e prepare seu time.

Gostou dessas dicas? Então chegou a hora de extrair as melhores ideias do seu time e levar seus projetos a outro patamar!