O que faz um software de recrutamento e seleção ser o melhor?

Tempo de leitura: 3 minutos

rh-13Ao escolher um software de recrutamento e seleção, muitas empresas querem saber qual é melhor. Esta é uma dúvida muito frequente, já que a maioria dos fornecedores afirma que seu serviço é o melhor.

Este tipo de software  deve apresentar candidatos e ajudar o gestor a rastrear e selecionar aqueles que mais combinam com aquilo que a empresa está procurando, sendo uma ferramenta que possibilita a criação e o gerenciamento do processo de recrutamento de uma forma automatizada e sem complicações.

O software de recrutamento também deve oferecer filtros para refinar e facilitar as buscas pelo candidato ideal para a vaga que a empresa dispõe.

Para você descobrir se o software que você deseja contratar atende as necessidades de sua empresa, listamos alguns tópicos que o produto/ serviço precisa estar de acordo. Veja a seguir:

  1. É preciso ser eficiente

Ao escolher um novo software ou uma atualização do programa que você já possui, a eficiência é fundamental.

Afinal de contas, o software é desenvolvido para facilitar a sua vida. Assim, se ele está tornando sua vida mais difícil, então não está cumprindo a sua parte do acordo.

Para descobrir se seu software é eficiente, questione:

1.)  Seu software é rápido? Ele trava com constância?

2.)  O software fica muitos períodos fora do ar?

3.) Se houver problemas técnicos, o suporte técnico é facilmente acessível ou você precisa perder um dia inteiro ou mais para resolver o problema?

4.) Os dados dos candidatos podem ser acessados de qualquer lugar?

5.) Você é capaz de executar funções básicas de recrutamento?

Muitos softwares oferecem testes gratuitos que permitem que os futuros usuários possam experimentar as funcionalidades do programa e se atende às expectativas e é eficiente para a empresa.

  1. Os recursos devem economizar tempo

Tempo e eficiência andam de mãos dadas. Se o software de recrutamento e rastreamento de talentos não é eficiente, certamente, você está desperdiçando tempo e, consequentemente, recursos financeiros.

Além das questões de eficiência acima referidos, é importante perguntar a si mesmo estas perguntas para determinar se o seu software de rastreamento está lhe fazendo economizar tempo. Veja abaixo:

1.) O software é fácil de usar?

2.) Há funções no programa que não são úteis, que fazem apenas com que o servidor fique pesado e difícil de carregar e navegar?

3.) O software possui ferramentas que tornam a comunicação com os gerentes de contratação mais eficiente?

  1. Relação custo-benefício

Se você possui um negócio pequeno ou até mesmo uma grande empresa, o custo sempre será um fator importante na escolha do software de recrutamento e rastreamento do candidato mais adequado.

Para uma uma empresa em crescimento, é fundamental garantir que você está gerenciando dados dos candidatos com eficiência e segurança. Por isso, a contratação de um software deve ser visto com um investimento.

Antes de contratar um software de rastreamento de profissionais para sua empresa, se fala as seguintes perguntas:

1.) Eu posso pagar por este software?

2.) Irei precisar de aprovação de orçamento para fazer a contratação do software?

3.) O pagamento é feito de forma mensal ou anual?

4.) As taxas e valores são estáveis ou estão sujeitas à alteração?

5.) Há custos de instalação?

6.) Existem taxas ocultas no serviço?

7.) Há taxas de manutenção?

Ao identificar um software adequado para sua empresa, você irá maximizar suas chances de construir uma equipe forte com profissionais competentes para a sua empresa.

>> Clique Aqui e conheça o Software RH Gratuitamente <<

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.