5 tipos de ferramentas que todo empreendedor deveria conhecer

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O uso de ferramentas tecnológicas que facilitem a gestão dos negócios, captação de leads e a organização financeira é essencial para manter a corporação de todo empreendedor, principalmente para empresas que estão começando a crescer no mercado.

Segundo a pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o número de negócios não essenciais no Brasil aumentou cerca de 13% somente em 2020.

Diante desses números, esses novos empreendedores devem ser treinados e devidamente equipados para enfrentar a intensa concorrência e as dificuldades que muitas vezes surgem, principalmente nos primeiros anos.

Neste artigo, vamos te apresentar ferramentas que auxiliam o dia a dia de uma empresa, aumentam a produtividade e consequentemente, potencializam os lucros. Continue lendo!

Os principais desafios de abrir um negócio

Independente da área de atuação, iniciar um negócio é trabalhoso. Isso porque, significa aprender a gerenciar simultaneamente as atividades de: desde atrair novos clientes até contratar funcionários e negociar com fornecedores.

Além disso, também é preciso:

  • Desenvolver estratégias de marketing;
  • Planejar o transporte de mercadorias ou execução de serviços;
  • Criar iniciativas de fidelização de consumidores;
  • Assegurar uma boa gestão financeira.

Todas essas responsabilidades podem acabar sobrecarregando o empreendedor e levar a dificuldades que podem comprometer o sucesso do negócio e o crescimento da empresa.

5 tipos ferramentas que otimizam as tarefas nas empresas

Para ajudar a superar os obstáculos e facilitar o processo de inicialização de uma empresa, as ferramentas digitais trouxeram muitas mudanças para o mercado.

Elas facilitam as atividades burocráticas, economizam tempo e investimento e facilitam a organização das tarefas rotineiras.

Selecionamos 5 categorias principais de ferramentas que tornarão as atividades das pequenas empresas mais otimizadas, eficientes e produtivas.

 

  1. Ferramentas de gestão

Ferramentas de gestão como crm (Customer Relationship Management) e ERP (Integrated Management System) possibilitam a organização e controle das diversas áreas da empresa e são utilizadas para coordenar as atividades das principais tarefas da empresa.

Esses programas eliminam a necessidade de instalar software ou uma equipe de TI, automatizam uma variedade de atividades demoradas e ajudam a organizar informações de clientes, fornecedores e funcionários. 

Eles também oferecem monitoramento em tempo real de todas as atividades realizadas por cada departamento e, ainda, possuem versões gratuitas disponíveis no mercado, basta procurar por sistemas de crm gratuitos, por exemplo.

Um software de CRM pode organizar as informações de uma equipe de vendas na forma de um pipeline de vendas, que fornece uma representação visual de todas as tarefas executadas pela equipe.

Esses sistemas utilizam a tecnologia de computação em nuvem, garantindo a segurança e confidencialidade dos dados, podendo ser utilizado para gerir um app funil de vendas e somar à estratégia de marketing.

Tudo isso enquanto permite fácil acesso a partir de qualquer dispositivo digital, como celular, tablet ou computador.

  1. Softwares de Contabilidade

O software de contabilidade calcula automaticamente as entradas e saídas dos investimentos, reduzindo bastante a incidência de erro humano e aumentando a transparência das transações entre fornecedores, nas empresas e entre clientes.

Quando usados ​​em conjunto com programas, esses aplicativos financeiros facilitam a interseção de vendas com marketing e gerenciamento, melhorando as interações entre os setores e aprimorando a tomada de decisões.

Por exemplo: imagine uma área de comunicação que está buscando por crm preço e obteve alguns orçamentos. Através de um software de contabilidade, é possível ter uma análise completa e, assim, realizar um investimento mais inteligente.

  1. Ferramentas de gestão de atividades

Uma boa gestão dos processos da empresa e das atividades do dia a dia economiza o tempo de todos os funcionários, otimiza as tarefas executadas, aumenta a produtividade geral e aumenta a receita do negócio.

 

Como resultado, esses tipos de ferramentas são capazes de organizar – em ordem de prioridade e urgência -, o que precisa ser feito naquele dia, o que outros colaboradores podem fazer, o que pode ser adiado e melhorar o tráfego geral.

Isso torna mais fácil para os gerentes e funcionários organizarem suas agendas e entenderem quanto tempo é gasto em cada função e o que precisa ser alterado.

  1. Ferramentas de marketing

As vendas são a base da operação e sobrevivência de uma empresa. Para isso, é fundamental atrair novos leads e fidelizar aqueles que já possuem experiência de compra anterior por campanhas de marketing.

Por isso, atualmente existem diversas plataformas que podem ajudar a divulgar a marca e possibilitar atingir o público-alvo e manter contato com esses clientes. Isso pode ser feito de forma gratuita e orgânica, ou através de divulgação paga e financiada.

Além disso, existem ferramentas de disparo que permitem agendar postagens a serem publicadas nas redes sociais da empresa ou distribuir e-mail marketing, mantendo o relacionamento pós-venda de forma prática e eficaz.

Afinal, os públicos podem ser segmentados com base em interesse, estágio do funil, características geográficas e se é uma primeira compra, permitindo engajamentos mais personalizados.

Outro ponto positivo é a mensuração posterior desses engajamentos e seus resultados, juntamente ao sistema de crm online free

  1. Ferramentas para captar e reter clientes

Ao capturar novos leads e prospects, é necessário garantir que esses públicos sejam convertidos em consumidores. Para isso, é necessário facilitar ao máximo a comunicação com essas pessoas.

Portanto, o uso de chatbots, aplicativos de comunicação e a funcionalidade de chat das próprias redes sociais são acréscimos importantes à comunicação clássica por e-mail ou telefone.

Essas ferramentas ajudam a proporcionar um atendimento mais completo e menos burocrático, atender às necessidades e solucionar as dúvidas dos clientes de forma rápida e eficiente, garantindo a satisfação.

Por fim, vale ressaltar que, todos os dispositivos citados podem ser customizados para melhor atender as necessidades de cada negócio e garantir mais organização para as startups. 

Pesquise e escolha aquelas mais adequadas aos seus processos para garantir o sucesso do negócio e obter vantagem competitiva em um mercado competitivo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.