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Muito provavelmente você já deve ter ouvido que o setor de Recursos Humanos é a cabeça de uma empresa, certo? Afinal, trata-se de uma área que contribui com a aplicação de melhorias e auxilia na correção de falhas que podem afetar o futuro da organização.
Nesse sentido, o RH tem se mostrado um departamento cada vez mais estratégico, uma vez que utiliza o instrumento de geração de valor mais importante em qualquer tipo de empresa: os colaboradores.
Por essa razão, é fundamental que o RH seja uma área organizada e bem estruturada para maximizar os resultados das companhias. Além disso, ele deve atuar de maneira estratégica para potencializar as relações humanas e atingir os objetivos da equipe.
Pensando nisso, preparamos este post para você saiba como organizar o RH da sua empresa e alcançar bons resultados com ele. Neste post, você verá o que pode ser feito com o Recursos Humanos da sua companhia. Confira!
1. Defina seus objetivos e ações
Antes de mais nada, é importante mencionar que o RH deve conhecer a fundo a situação atual da empresa e o seu mercado. Com isso, fica mais simples definir os objetivos e ações em curto, médio e longo prazo.
Nessa etapa, é fundamental definir ações bem estruturadas para cada uma das múltiplas funções do setor, desde o recrutamento e seleção até e manutenção da cultura organizacional da companhia.
Suponhamos que você trabalha em uma empresa de montagem de estrutura metálica. Assim, é fundamental definir os objetivos e quais ações precisam ser executadas para que eles sejam atingidos.
2. Crie uma estratégia para recrutamento e seleção
É fato que o recrutamento e seleção de candidatos é apenas uma das muitas atribuições do RH. No entanto, é importante mencionar que essa é uma das mais importantes.
Afinal, na hora de escolher o novo integrante da equipe é preciso avaliar se os seus valores estão alinhados com a cultura organizacional da empresa. Isso pois cada pessoa traz uma bagagem e experiência que podem agregar valor à rotina da companhia.
Vamos imaginar que você trabalhe com disco abrasivo. Com isso, é interessante buscar por profissionais que queiram auxiliar no crescimento da empresa e, principalmente, que tenham habilidades que possam contribuir com esse objetivo.
3. Estruture o processo seletivo
A contratação pode ser um processo longo e caro, mas vale a pena o investimento. Não é à toa que as maiores empresas do mundo, como Google, Apple e Amazon, são conhecidas por seus processos de várias etapas e seleção rigorosa.
Uma boa contratação significa não apenas reduzir as demissões voluntárias da empresa, mas também reduzir a demissão dos próprios funcionários – é claro, uma equipe cuidadosamente selecionada será definitivamente mais eficiente, mais unida e mais produtiva.
Supondo que você trabalhe com alpinismo industrial. Ao realizar uma boa contratação, você consegue reduzir os índices de retrabalho e contar com uma equipe mais alinhada e engajada na missão, visão e objetivos do negócio.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.