O recrutamento online facilita o dia a dia do RH?

Tempo de leitura: 8 minutos

O recrutamento online nada mais é do que uma entrevista feita pela internet, ou seja, o contato entre a empresa e os candidatos é totalmente digital.

Para acontecer, é necessário usar plataformas específicas, que fazem a triagem dos currículos, centralizam a divulgação da vaga e estabelecem uma comunicação com o candidato, até que ele seja contratado.

Assim como vários outros setores, o RH também tem passado por mudanças envolvendo recursos tecnológicos, que otimizam os resultados e melhoram as tarefas do dia a dia.

As entrevistas pela internet são cada vez mais comuns e facilitam aqueles processos seletivos que envolvem pessoas de outras partes do país ou do mundo. Cabe às organizações se adaptarem a essas mudanças e acompanhar as tendências.

Para os profissionais, também é muito importante se acostumar a toda essa evolução, uma vez que a tendência é que ela faça parte da realidade das pessoas cada vez mais.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é recrutamento online, as vantagens trazidas por ele e de que maneira ele facilita o dia a dia do RH. 

Entenda o que é recrutamento online

O recrutamento online nada mais é do que entrevistas feitas pela internet, usando uma plataforma específica que acompanha o processo, desde o primeiro contato com o candidato até sua contratação.

Esse processo se tornou praticamente inevitável, principalmente em épocas em que é necessário evitar o contato físico por alguma razão, como no caso da pandemia de 2020.

Empresas dos mais variados setores, na hora de contratar recepcionista terceirizada ou qualquer outro profissional, precisaram se adaptar a uma nova realidade, mas o que seria momentâneo se tornou realidade.

Isso porque esse tipo de recrutamento e até o trabalho remoto facilitaram muito a vida das empresas, isso foi possível por conta de ferramentas que passaram a ser usadas diariamente.

Só que além dos recursos tecnológicos, as organizações tiveram que tomar alguns cuidados para reduzir os impactos negativos.

Sabe-se que o recrutamento e seleção é um trabalho muito importante porque é por meio dele que novos talentos chegam até a empresa, melhorando seus resultados. Mas, as corporações precisam evoluir junto com a tecnologia.

O recrutamento online é uma prova disso, e é feito totalmente pela internet, eliminando anúncios em jornais, agências terceirizadas e outros caminhos que hoje já são considerados defasados.

Isso traz muitas vantagens, pois ajuda a economizar recursos e a segmentar com eficiência o tipo certo de público. 

Além disso, é possível realizar diversos procedimentos, como:

  • Testes de personalidade;
  • Prova de raciocínio lógico;
  • Entrevista à distância;
  • Proficiência em línguas.

Mas, para que o recrutamento seja bem executado, uma fabricante de tapete para porta de entrada personalizado deve planejar, atrair, selecionar, analisar e gerir todo o processo.

Vantagens do recrutamento online

O uso de tecnologia durante o recrutamento traz muitas vantagens para as empresas, e dentre as que mais se destacam estão:

Mais segurança da informação

As plataformas de recrutamento conseguem armazenar as informações dos candidatos e fazer o recrutamento e seleção, também colaboram com o backup de dados, trazendo mais segurança e praticidade para guardar e acessar arquivos.

Isso elimina a necessidade de guardar todas as informações em pastas no computador, o que aumenta os riscos de perder algum registro ou informação importante para o negócio.

A companhia também elimina qualquer problema com armazenagem, organização e catalogação das informações, visto que não precisa mais usar um monte de papéis.

Os recursos usados também garantem a confidencialidade, visto que para acessar as informações é necessário fazer login, o que exige usuário e senha para o acesso.

É mais sustentável

A sustentabilidade é um assunto em pauta e uma preocupação social, e é fundamental que as empresas se esforcem para minimizar o uso de recursos naturais ou materiais que possam agredir o meio ambiente, como no caso do papel.

Se uma empresa de insumos máquina de café receber 100 candidatos para um processo seletivo, não precisa imprimir 200 currículos e utilizar mais 200 envelopes.

Tudo é feito digitalmente e pelo computador, sem precisar imprimir nada, reduzindo os impactos ambientais e trazendo mais economia para a corporação.

Reduz os custos

Os custos com recrutamento online são muito inferiores aos gastos com um recrutamento presencial, pois divulgar a vaga na internet é muito mais barato do que contratar uma agência terceirizada.

O candidato também não precisa gastar dinheiro para imprimir o currículo ou se deslocar para entregá-lo, pois todas as informações são preenchidas na internet e em pouco tempo.

Padroniza o currículo

Na hora de enviar currículo para uma empresa de pintura de fachada comercial, é normal que os candidatos tenham alguma dúvida.

Muitas pessoas têm dificuldades ou simplesmente não sabem como fazer isso, mas por meio das plataformas de recrutamento, o preenchimento de informações ajuda a padronizar os currículos, o que facilita a triagem.

Elimina a duplicidade

Outra situação muito comum é receber mais de uma vez o mesmo currículo, e a repetição acaba desgastando o recrutador e facilitando erros na gestão de pessoas.

Em contrapartida, as plataformas de recrutamento evitam a repetição e manejam as informações, de modo a evitar a duplicidade.

Ao fazer isso, o RH consegue se concentrar na assertividade dos processos e focar nos objetivos e necessidades da vaga.

Atualização de dados facilitada

Quando a companhia mantém um banco de currículos por um longo tempo, naturalmente, os dados ficam desatualizados. 

Por exemplo, ao tentar entrar em contato com o candidato, o recrutador descobre que o telefone mudou.

Se uma empresa de monitoramento de CFTV utiliza uma plataforma de recrutamento online, pode atualizar as informações com um simples acesso, o que facilita na hora de entrar em contato com as pessoas.

Fácil acesso

Os recursos digitais para recrutamento facilitam a identificação da vaga e a candidatura necessária para ela. Tudo o que o candidato precisa fazer é cadastrar seu currículo e enviar para a empresa.

O departamento de recursos humanos terá mais opções para avaliar e encontrar os melhores candidatos para as vagas disponíveis.

Como ajuda o RH?

O recrutamento online ajuda o RH de várias maneiras, em primeiro lugar, porque está muito além do recebimento de currículo.

Sua principal vantagem é o uso da tecnologia para organizar os currículos e o recrutador pode contar com inteligência artificial para selecionar os candidatos que mais atendem ao perfil da vaga.

Se você pesquisar na internet sobre coworking perto de mim, o Google vai te mostrar as melhores opções, de acordo com sua localização atual, da mesma forma, a tecnologia mostra candidatos com qualificações técnicas e comportamentais esperadas.

As vagas também são bem gerenciadas, pois se localizam em um ambiente virtual, onde podem ser facilmente excluídas ou modificadas, e tudo isso é feito com apenas alguns cliques.

Ele também aumenta o alcance das vagas, o que ajuda a encontrar o candidato ideal. Se a oportunidade for remota, mesmo que esteja longe, o indivíduo pode se candidatar.

Isso também ajuda a adotar estratégias inovadoras que vão atrair talentos por meio de outras plataformas, como as redes sociais.

Para um fabricante de cortina trilho suisso sob medida, é muito mais fácil gerenciar um banco de talentos virtual do que currículos impressos. Ademais, essas plataformas permitem aos candidatos atualizarem suas informações quando quiserem.

Algo que as empresas precisam considerar cada vez mais é a experiência dos profissionais que se interessam por suas vagas, informação que costuma ser avaliada durante o processo seletivo.

Isso fortalece a marca empregadora e ajuda a atrair talentos cada vez melhores, como exemplo, o RH pode customizar as etapas do processo, levando em conta as necessidades e usar a plataforma para enviar e receber feedback dos candidatos.

Por fim, ao investir no recrutamento online, um fabricante de caderno personalizado atacado pode contar com inovações que facilitam o dia a dia.

Várias etapas podem ser automatizadas, como o envio de respostas para os candidatos, dentre outras facilidades que melhoram a experiência entre a organização e os profissionais que desejam preencher suas vagas.

Considerações finais

Sendo assim, a internet e a tecnologia fazem parte do nosso cotidiano, e cada vez mais a sociedade é dependente de suas soluções porque elas facilitam a rotina, colaboram com o meio ambiente e trazem mais qualidade de vida.

As empresas já perceberam isso e passaram a investir cada vez mais em recursos tecnológicos que facilitam o processo de recrutamento e seleção.

Além de facilitar esse trabalho, tais recursos também são mais econômicos e assertivos, ajudando a organização a encontrar talentos realmente compatíveis com suas vagas e que vão colaborar com os resultados de maneira positiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.