Qual o impacto de uma má gestão sobre uma equipe e o que fazer para melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos

A má gestão pode causar danos duradouros e, se não for compreendida, pode levar a uma atmosfera de trabalho tóxica e com alta rotatividade entre os colaboradores. Essa reputação pode ser difícil de ser revertida. 

No entanto, o gestor precisará sair de trás de sua mesa rustica de madeira e entender que determinadas medidas são essenciais para melhorar a saúde, o bem-estar e a produtividade geral. Ficou curioso para saber melhor sobre o tema? Então vem com a gente.

Os impactos da má gestão

  • Alta rotatividade de pessoal: Ter uma alta rotatividade de funcionários não é apenas caro, mas também prejudica a reputação da empresa. Treinar, integrar, equipar novos funcionários e levá-los à produtividade total demanda tempo e dinheiro, o que significa que é cada vez mais benéfico retê-los. A má gestão também pode desencorajar novos talentos em potencial;
  • Geram uma saúde física e mental precárias: Trabalhar para um gerente ruim pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade e isso pode se tornar um atraso no que diz respeito aos lucros. Muitos funcionários sofrerão com privação de sono, o que diminuirá sua produtividade. Chegue à raiz do problema e enfrente-o junto deles;
  • Má reputação da empresa: A reputação é difícil de construir, mas é muito fácil de arruinar, afetando o orçamento, a rotatividade de funcionários e os lucros gerais da empresa.

O que fazer para melhorar a gestão de minha empresa?

  • Delegue obrigações importantes para as equipes: como gerente, você deve liderar e trabalhar de forma minimalista, sabendo em quem pode realmente confiar, isso é tão essencial quanto uma usinagem de precisão para o ramo da indústria. No entanto, é importante ter uma estrutura que permita delegação e confiança. Se a equipe recebe responsabilidades e autonomia, isso facilita a carga de trabalho de um gerente. E também incentiva uma cultura de maior conhecimento para todos;
  • Empatia: Ouça as pessoas sem interrompê-las. E enquanto estiver ouvindo, preste atenção (não olhe para o smartphone ou para o relógio). Esteja genuinamente interessado, pergunte a elas sobre seus interesses, as elogie pelos avanços e incentive-as a falar de suas próprias ideias. Isso tudo cria uma força de trabalho mais forte, mas também melhora o desempenho geral dos negócios. Um estudo recente descobriu que as marcas que dão ênfase neste quesito superam suas  concorrentes em 20%;
  • Forneça feedback para sua equipe: Os millennials agora representam uma alta porcentagem nas empresas e é de suma importância que os gerentes se adaptem ao estilo para se adequarem à força de trabalho. Essas pessoas preferem receber o reconhecimento na hora e eles anseiam por uma progressão na carreira, pois querem aprender e se desenvolver. Lembre-se, o desempenho bem-sucedido de sua equipe é alcançado ao ser claro sobre as expectativas de cada membro, fornecendo feedback regular e responsabilizando a equipe por acertos e erros.

No ramo da indústria, o uso de uma talha elétrica 1000kg é essencial para mover grandes cargas, aumentando a segurança dos funcionários. Na área de gestão e liderança podemos seguir a mesma linha, é possível afirmar que é essencial inserir essas questões nas pautas das reuniões para que você e seus sócios tenham consciência do quanto a boa gestão é importante a curto e médio prazo, isso com certeza vai alavancar os resultados da sua equipe, consequentemente gerando um impacto positivo sobre os resultados da sua empresa.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.