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No atual mercado de trabalho, um bom recrutador deve buscar maneiras diferentes de seleção que se distancie de fazer uma peneira com centenas de currículo.
O recrutador também deve trabalhar para facilitar o recrutamento de um profissional que já está empregado.
Por isso, que empresas estão usando o chamado recrutamento criativo, que tem por objetivo se diferenciar de outras instituições e colocar o recrutador em contado com profissionais ideais.
Vejamos, a seguir, 7 formas de recrutamento criativo:
Faça uma pré-seleção para descobrir quem está realmente interessado
Para ajudar a separar melhor o joio do trigo, o recrutador deve tentar adicionar outra etapa entre a entrega do currículo e a entrevista.
Uma opção é convidar todos os candidatos elegíveis para um evento ou um grupo aberto. Daí é possível fazer uma triagem dos que estão interessados ou não, pois certamente uma parte dos convidados não comparecerá, o que já diminuirá o número de triagem.
Além disso, essa estratégia também permite a observação de como os candidatos reagem em grupo.
Organize uma dinâmica de grupo
Interagir com os candidatos em um ambiente de grupo é uma boa maneira de ver o conhecimento prático, nível de interesse, como se portam, suas habilidades e capacidade de comunicação.
Essa dinâmica também permite ao recrutador visualizar os candidatos que estão em ajuste com a cultura corporativa da empresa e que, possivelmente, se enquadrariam na vaga ofertada.
Na dinâmica de grupo, é possível que o recrutador e os atuais convidados se envolvam com a seleção dos novos colaboradores.
É possível adotar uma abordagem mais criativa e configurar diversas atividades que irão dar uma ideia do conhecimento, ambições e personalidade de cada candidato.
Mostre que você está em busca de candidatos qualificados
Aqueles candidatos que já estão empregados são os mais propensos a ser a contratação dos sonhos de um recrutador.
Contudo, você nunca vai atraí-los se não deixar claro que quer que eles participem do processo de seleção.
Você pode fazer uma lista de candidatos ideais para a vaga pesquisando os seus perfis em mídias sociais e o histórico em trabalhos passados.
O profissional se sentirá lisonjeado pelo seu interesse e há grandes chances que ele aceite fazer parte da equipe que você está recrutando.
Participe de diversos eventos
As feiras ou eventos de empregos muitas vezes possuem pouca utilidade ou são inúteis, já que os melhores candidatos provavelmente já possuem emprego.
Assim, você deve tentar buscar grandes talentos em eventos que não têm como objetivo principal o recrutamento.
Há fóruns e grupos na internet em que é possível encontrar potenciais talentos, como o LinkedIn, por exemplo.
Destaque- se por meios não tradicionais
Um anúncio de emprego em um site de recrutamento não vai, necessariamente, fazer você se destacar.
Mas, um vídeo no Youtube mostrando como é incrível fazer parte da empresa que você está recrutando ou a gravação de um Podcast falando sobre a empresa e a vaga irá lhe diferenciar de outros recrutadores.
Desse modo, o uso de mídias de recrutamento não tradicionais se torna uma oportunidade de expor a cultura corporativa da empresa para os candidatos de emprego.
Seja ativo em sites de empregos
Atualmente, vários sites permitem que os candidatos criem perfil e cadastrem seu currículo.
Assim, ao invés de peneirar centenas de currículo, você pode ir diretamente aqueles que possuem os critérios desejados à vaga.
Olhar o perfil das mídias sociais do candidato, também é essencial para conhecer melhor a pessoa e saber se ela se enquadra na cultura corporativa da empresa.
Conheça também o treinamento O Poder Do Foco que pode melhorar sua produtividade.
Considere candidatos que já participaram de seleções
Se em recrutamentos anteriores você entrevistou bons candidatos que, por algum motivo, não ficaram na vaga, tenha um arquivo com um banco de dados para que possa entrar em contato com eles em outra oportunidade.
Isso lhe poupará tempo no processo de seleção.
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