Guia Definitivo Para Fazer Um Recrutamento De Sucesso

Tempo de leitura: 16 minutos

Fazer um Recrutamento e Seleção

Como Fazer Um Recrutamento De Sucesso

Quando o seu negócio está crescendo e você precisa trazer para a empresa novos talentos, é tentador fazer o que for preciso para preencher as vagas disponíveis.

Mas, a contratação de qualquer profissional não irá ajudar sua empresa a crescer ou florescer, ou mesmo manter o ritmo em relação aos concorrentes.

O que a sua empresa precisa é uma boa estratégia para fazer um recrutamento de sucesso, ou uma melhor forma de obter candidatos capacitados ao cargo.

Mas antes mesmo de publicar o seu primeiro anúncio de emprego ou fazer a descrição do cargo você precisa se perguntar: Quais são as exigências de trabalho?

#Dica número 1:

Primeiramente, crie uma lista de tarefas para cada vaga que você possui disponível na empresa.

Isso irá ajudá-lo a fazer um ajuste detalhado das exigências de trabalho, e a partir daí, descobrir quais as especificações do seu anúncio de trabalho.

Definindo suas exigências de trabalho – Crie sua lista de tarefas

As exigências de trabalho são o que uma organização usa para definir o trabalho que deve ser realizado por cada empregado.

Esses atributos normalmente incluem as informações mais importantes para a gestão de talentos da sua empresa.

Esse processo deve ser usado em cenários replicáveis tais como Avaliações de Desempenho dos empregados.

Para definir os requisitos do seu trabalho e fazer um recrutamento de sucesso, comece criando uma lista detalhada de tarefas. A melhor maneira de identificar sua tarefa é em uma declaração, que é uma lista de atributos

Por exemplo, a declaração de tarefa deve incluir:

  • Uma descrição detalhada da tarefa;
  • O objetivo da tarefa
  • Um verbo ativo que descreva a tarefa;

Veja um exemplo de uma lista de tarefas para um gerente de marketing:

Use a experimentação baseada em dados para melhorar o desempenho; Desenvolver e implementar programas fortes de testes A/B e MVT para otimizar resultados e conduzir o comportamento desejado ao desenvolver essas tarefas, certifique-se de incluir fatores essenciais do trabalho em uma base diária e de longo prazo.

Cada trabalho que você criar deve ter pelo menos de 3-7 requisitos básicos da função fundadas em competências, funções e/ou responsabilidades específicas.

Depois de identificar sua lista completa de tarefas, você estará pronto para passar para a próxima etapa, que é fazer o perfil de seu candidato ideal.

Desenvolva o perfil ideal do candidato

Fazer um Recrutamento e Seleção

Tente encontrar um exemplo de perfil de candidato “ideal” dos funcionários ao seu redor.  Se você é uma equipe de um, não se estresse. Você veio para o lugar certo.

Contudo, se você encontrar uma estrela brilhante entre seus funcionários, isto é, um talento que se destaque, escolha as características que tornam essa pessoa tão desejável.

Esse profissional é:

  • Tímido / introvertido;
  • Amigável / sério;
  • Constantemente produtivo / esporadicamente brilhante;
  • Esportista / sedentário;
  • Experiente / iniciante.

Percorra esses atributos e humanize as qualidades descritivas e busque sempre encontrar as qualidades positivas dos profissionais.

Evite ser muito genérico nas descrições, o que é muito comum nos perfis de trabalho.

Conjunto de habilidades

Diferentes profissionais têm uma ampla variedade de habilidades. Respeite os detalhes do cargo para o qual você está fazendo recrutamento e crie um perfil de trabalho que reflita tudo aquilo que o profissional realmente terá que fazer, uma vez que os candidatos interessados na vaga irão enviar currículos para listar as suas habilidades e experiências em outras empresas.

Desenvolva um perfil do trabalhador que atribuirá valor aos atributos que você está procurando, como:

  • Excelência;
  • Agilidade;
  • Intuição;
  • Organização;
  • Experiência

Se você precisa de um profissional para realizar uma tarefa bem feita, valorize a principal habilidade necessária para que isso ocorra.

#Dica número 2:

Evite usar jargões e ser muito extenso em seu texto. Como diria Shakespeare: “a brevidade é a alma da sagacidade”. Adote isso para sua vida!

Clube da Cultura

Dizer que você precisa de um “jogador de equipe” soa bem até você perceber que uma parte considerável das pessoas que fazem parte de uma equipe não se importa com ninguém.

Não seja pego aplicando uma contratação normal, que seria buscar pessoas que se dão bem trabalhando em equipe.

Ao invés disso se faça a seguinte pergunta: Será que realmente importa se essa pessoa trabalha bem com os outros? Ou o cargo é uma posição solitária que requer calma e concentração individual? Pense nisso desta maneira.

Quantas vezes João Carlos passa a bola? Se você fosse o treinador, você iria querer ele para jogar em que posição em seu time? Você precisa de um funcionário como João para marcar pontos ou para passar a bola para o marcador?

Decida se o profissional a ser contratado deve jogar bem com outras pessoas ou deve trabalhar sozinho:
Para isso, considere:

  • O perfil que você está fazendo;
  • As habilidades que você está procurando;
  • A Cultura Organizacional da empresa que o colaborador precisa se ajustar;

Então uma vez que você saiba o que você quer e precisa, estará pronto para começar a elaborar a descrição do trabalho.

Escrevendo uma descrição de trabalho

Publicações em sites de empregos, como o LinkedIn, são uma verdadeira festa para fazer um recrutamento.

Cada um desses sites deseja chamar a atenção dos melhores profissionais. Assim, uma descrição eficaz de trabalho pode ser eficiente para fazer esses profissionais atentarem para a vaga disponível.

Sem a mensagem certa, o candidato perfeito pode passar despercebido pelo anúncio. Então, como começar a atrais os profissionais que realmente são adequados às suas vagas?

A resposta é simples: Sua descrição de trabalho deve conter alguns elementos básicos, que são:

  1. Cargo

Desenvolva um título baseado na função principal do trabalho que você está contratando. Busque não ser excessivamente vago e colocar, por exemplo, apenas “Diretor”.

Ao invés disso, seja mais específico e coloque, por exemplo, “Diretor de Marketing”.

  1. Área e pagamento

Diferentes orçamentos são aplicados de acordo com a área de trabalho. Por isso, claramente, é preciso definir a área e o salário do cargo que está sendo ofertado.

Um pagamento abaixo do piso da função, certamente, irá afugentar os melhores talentos. Por isso, tome cuidado de ser justo na definição de remuneração.

  1. Organograma

Você não precisa especificar nomes, uma vez que esses podem mudar abruptamente, mas dê aos seus candidatos detalhes específicos. Isto é, defina a posição de cada um deles na escala corporativa.

  1. Localização e Viagem

Se a sua empresa tem vários escritórios, indique para onde será a vaga de trabalho. Caso haja expectativa de viagem, descreva esta peculiaridade na descrição de vaga.

  1. Educação e Experiência

Deixe bem claro o nível de educação e especialização que a sua empresa precisa. Liste ainda a experiência desejada ou requerida, e, sempre que possível, indique substitutos, como:

Exemplo: Mestrado na área ou 4 anos de experiência de trabalho.

  1. Expediente e Requisitos Físicos

Indique claramente o expediente que a vaga precisa. Isto é, se é período integral ou parcial. Se você quer contratar um estagiário, certifique-se de estar cumprido as diretrizes legais da função, que pode ser ou não remunerada.

Se possível, descreva as exigências físicas da função, se precisa força e entre outros fatores.

  1. Atente aos Direitos dos Colaboradores

É imprescindível ficar atento aos direitos e normas trabalhistas de cada vaga, e deixar claro no anúncio que a empresa segue todas as recomendações.

  1. Resumo do Trabalho e Propósito

O resumo do trabalho permite que ao descrever a função você conceda alguma personalidade, o que será muito atrativo aos candidatos. Veja um breve exemplo:

“Estamos à procura de um Diretor de Marketing para se juntar à nossa equipe que está tendo um crescimento rápido.

Este profissional, irá relatar ao nosso presidente relatórios acerca das atividades da empresa. A partir daí, iremos poder formular estratégias de marketing com responsabilidade para o planejamento, execução e otimização de todos os programas através do chamado “funil de marketing”.

Procuramos de um profissional proativo que ama um desafio, seja apaixonado pelo que faz e esteja disposto a aprender de forma rápida. Trabalhamos com a tecnologia B2B e estamos sempre atentos às últimas novidades do mercado.”.

Nesta descrição, você consegue trazer alguma vida para o trabalho. Escolha para este texto, um estilo de descrição que possua um vocabulário que combine com a cultura de sua empresa.

O melhor plano de ataque para escrever este resumo, é usar um, dois ou três parágrafos para detalhar rotinas, funções e responsabilidades diárias.

Tenha certeza de colocar frases que possam indicar possíveis mudanças nas funções, à medida que haja crescimento na empresa. Dessa forma, você irá poupar tempo e dores de cabeça.

A descrição de trabalho que você faz pode ser a diferença entre atrair bons talentos ou processos judiciais. Faça, com antecedência uma pesquisa e escreva esta descrição de forma sucinta. Não poupe tempo e esforço para fazer algo bem feito.

# Dica número 3:

Gaste um tempo extra para escrever um texto primoroso. Lembre-se: Uma descrição de trabalho bem feita pode ser o diferencial entre atrair talentos interessantes ou um processo judicial.

Criando Um Site Para Colocar Suas Vagas

Fazer um Recrutamento e Seleção

Crie uma impressão duradoura, sempre levando em conta que nenhum empregado irá passar muito tempo navegando em seu site.

Se você criar páginas com mensagens vagas, há grandes chances que eles deixem sua página e não voltem nunca mais. Por isso, pare de assustar grandes talentos com esses obstáculos bobos e crie uma página de carreiras que atraia e mantenha os melhores candidatos.

  • Clareza

Sua página deve ser limpa, clara e fácil de usar. Tenha uma área para que se faça buscas por palavras chave. Assim, o candidato pode ir diretamente às vagas que estão de acordo com a sua procura e perfil.

Para isso, elabore descrições de funções concisas, sempre combinado as competências e qualificações do profissional desejado para a vaga.

  • Conteúdo

Além de ser um local para encontrar vagas, seu site voltado à carreiras deve ser mais que isso, sendo um local onde haja informações convincentes que permitam que os visitantes saibam quem realmente é você. Isso irá passar confiança a eles.

Veja algumas ferramentas que você pode considerar incluir em seu site:

  • Vídeos;
  • Blog;
  • Fotos;
  • Depoimentos de profissionais já contratados.

Você pode aproveitar ainda para falar da cultura da empresa, destacando os pontos positivos e “cutucando” o visitante dizendo: “Esse é um dos motivos que você deve trabalhar conosco”.

Escolha qualquer formato ou estilo que reflita a marca do empregador e certifique-se que é autêntico.

No momento não há vagas disponíveis? Sem problemas. O site deve ser um lugar para que você construa, de forma constante, relacionamentos. Assim, quando houver vagas, você terá a certeza de atrair grandes talentos para seu recrutamento, combinando as competências e qualificações dos candidatos.

#Dica número 4:

Certifique-se de que seu site tenha realmente a sua cara, e represente a cultura organizacional da(s) empresa(s) que você representa.

Os candidatos desejam ter informações reais antes de se candidatar a alguma vaga. Por isso, seja sempre sincero, verdadeiro e transparente nas informações colocadas em seu site.

Seja social

Portanto, agora que seu site de vagas e carreiras fornece conteúdo e interação que facilitam o compartilhamento de empregos. Faça a ligação de compartilhamento nos perfis das redes sociais de sua empresa (LinkedIn, Twitter, Facebook). Isto servirá como ferramenta de recrutamento.

Publique também seu trabalho no site da sua empresa e busque compartilhar com o maior número de pessoas possíveis.

# Dica número 5:

O primeiro lugar que a maioria dos candidatos olha é nas redes sociais da empresa. Por isso, na hora de fazer um recrutamento verfique se elas estão sempre atualizadas.

As redes sociais são uma forma de amplificar a cultura organizacional de uma empresa e, com isso, conseguir atrair e manter a atenção de talentos promissores.

Incentivando os funcionários – Aplicações e Referências

Recrutar de dentro para fora

“Um pássaro na mão vale mais do que dois voando”. É o que diz o velho ditado popular que também pode ser aplicado para situações de contratações.

Quando surgir uma vaga, que tal olhar primeiramente no quadro de funcionários atual da empresa?

O recrutamento interno é uma forma de mostrar aos colaboradores que a empresa valoriza a ascensão de suas carreiras, a partir da meritocracia.

Este tipo de recrutamento, traz inúmeros benefícios a empresa, entre eles estão:

  • Por já fazerem parte da empresa, esses profissionais já conhecem a cultura da empresa;
  • Eles já entendem as responsabilidades da nova função;
  • Uma mudança de papel dar um impulso na moral, o que impacta positivamente no aumento da produtividade.

A promoção vertical recompensa dedicação e habilidade. Já o movimento horizontal poderia surpreendentemente colocar alguém que poderia melhor se ajustar ao trabalho.

Assim, é preciso ponderar qual a melhor opção para o recrutamento. Para obter funcionários conscientes e interessados para ocupar novas posições, você precisa checar se:

  • Eles sabem sobre o trabalho;
  • Compreendem como o trabalho compara e contrasta com seus deveres atuais;
  • Compreendem o escopo da posição;
  • Estão de acordo com as diferenças de remuneração e posição.

Como um gerente de contratação, líder de RH ou proprietário de uma pequena empresa, é seu trabalho para esclarecer o processo de candidatura. Se você der acesso a seus candidatos utilizarem um Sistema de Recrutamento e Seleção para quando novas vagas abrirem, as plataformas digitais ajudam a acompanhar, gerenciar e organizar o processo de recrutamento.

Frequentemente, as referências de seus empregados são o melhor método para encontrar bons talentos. Isto é, o que eles falam de positivo sobre a sua empresa.

Profissionais maravilhosos e talentosos possuem lugares para ir e coisas para fazer. Por isso, não têm tempo e não precisam ficar buscando vagas de emprego e, provavelmente, eles não acompanham sua empresa no Facebook e Twitter.

Os candidatos a emprego também possuem amigos que podem ser interessantes para você recrutar em algum momento. Use isso em sua vantagem e, para isso:

  • Busque desenvolver um programa de referência de funcionários para a empresa. Não limite-o apenas a posições particulares e níveis de gestão;
  • Incentive seus funcionários (mas não para por aí). Muitos especialistas em RH concordam que você encontrará melhores resultados e uma força de trabalho mais empolgada e satisfeita se der importância a criação de uma equipe forte e valiosa, onde os funcionários se dão bem e tenham uma visão positiva da empresa.

# Dica número 6:

As melhores contratações vêm de referências. Assim, construa referências em recrutamento interno usando incentivos para conduzir participação em sua empresa.

Checklist para encontrar o profissional perfeito

Fazer um Recrutamento e Seleção

  • Coloque as bases para a sua postagem de trabalho identificando requisitos chaves de trabalho. Certifique-se de incluir entre 3-7 requisitos para que os candidatos tenham uma visão mais humana do trabalho que você está oferecendo e fez a descrição;
  • Desenvolva uma lista de atributos que os candidatos ideais devem ter para o trabalho. Você pode fazer isso a partir de um perfil de um colega que considera bem sucedido em sua função, destacando as caracterísitcas que está procurando;
  • Respeite os detalhes do trabalho para o qual você está contratando e faça o perfil de trabalho usando habilidades que se aplicam e estejam de acordo com a experiência do candidato;
  • Identifique o estilo de trabalho de seu candidato. Será que ele deverá atuar bem em equipe ou precisará trabalhar sozinho?
  • Assegure-se de que suas descrições de funções contenham os seguintes detalhes: cargo, área e remuneração, localização e possibilidade de viagens, educação e experiência, descrição de período e requisitos físicos, direitos trabalhistas e resumo do trabalho e objetivos;
  • Tire um tempo para pesquisar os componentes do seu trabalho em dua descrição de trabalho para evitar ações legais mais tarde;
  • Crie um site de vagas que seja autêntico, convidativo e sucinto. Como muitos candidatos a emprego usam dispositivos móveis ou tablets, sua página deve ser otimizada para várias experiências;
  • Inclua conteúdo exclusivo em seu site, como notícias, fotos, depoimentos de candidatos e entre outros componentes;
  • Vincule seu site de vagas às redes sociais de sua empresa. Dessa forma, seu anúncio de trabalho se tornará mais popular, atingindo uma vasta rede de candidatos;
  • Estabelecer um motor interno de referência para alcançar outros candidatos, isto é, possíveis talentos a serem recrutados.

Próximo passo: Obter contratação

O processo de contratação se resume a uma coisa: encontrar o candidato certo. Para fazer isso, você frequentemente lança uma rede grande, onde recebe um grande número de candidatos. A partir daí, você deve peneirar e diminuir o número de candidatos para recrutar.

Utilize as dicas acima e contrate os melhores profissionais do mercado!

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