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O que é Consultoria de RH?
Hoje em dia uma boa gestão empresarial também é sinônimo de uma boa gestão de pessoas. Isso significa que um departamento de recursos humanos alinhado e competente para auxiliar a organização no recrutamento e seleção. Por isso, a importância de uma consultoria de RH.
Além da retenção de talentos, é primordial para alcançar o sucesso organizacional.
O capital humano é extremamente importante!
Pessoas comprometidas possuem um melhor desempenho, ficam mais envolvidas com a visão e a missão da organização e, consequentemente, trazem mais resultados.
Nesse sentido, uma pergunta tem sido colocada muito em pauta: qual o papel de uma consultoria de RH no cenário atual? Qual a contribuição da consultoria de RH nas organizações?
A consultoria de recursos humanos é responsável por ir além da atuação de agência de emprego – abrindo vagas de emprego e analisando os profissionais disponíveis no mercado -, seu objetivo é diagnosticar a empresa sob diferentes âmbitos.
Ela poderá analisar, por exemplo, como está o clima organizacional ou mapear quais competências técnicas e comportamentais do capital humano serão necessárias para determinado projeto ser viabilizado.
A consultoria avalia os desafios enfrentados pela corporação a fim de melhorar processos, serviços e produtos com base na gestão de pessoas.
Isso significa, identificar o que será preciso modificar na estratégia e modelo empresarial para reter os talentos (atendendo as suas expectativas) ou atrair novos profissionais.
O consultor deve ser – em primeira instancia – um facilitador entre os funcionários e os gestores da organização, auxiliando na construção de um relacionamento e na implementação de mudanças alinhadas com a estratégia da empresa.
Além do papel estratégico, a consultoria pode também atuar nas questões operacionais, agindo como um departamento pessoal outsourcing, fora da empresa.
Isso significa que ela poderá organizar o processo dos colaboradores, desde o recrutamento e seleção, passando pela folha de pagamento e controle e presença até a rescisão.
Atividade burocrática essa – importante frisar – apontada como obrigatória pela lei 619 da Constituição Federal.
Ao terceirizar esses serviços é possível agilizar os processos e torná-los mais precisos, pois a expertise dessas empresas vai além do conhecimento minucioso das leis de trabalho e das diferentes relações de trabalho (CLT, temporário, terceirizado), envolve também os diversos segmentos do mercado.
Quais são as qualificações desse consultor de recursos humanos?
O profissional que atua nesse segmento precisa ter um perfil de agente de mudanças e comprometimento com os resultados, além de entender muito bem o mercado e as estratégias da empresa.
Os consultores de recursos humanos precisam ser altamente qualificados, para que consigam transformar potenciais em performance e atingir os resultados definidos pela liderança mantendo o ambiente harmônico e atendendo as necessidades dos colaboradores.
Para tanto, eles precisam ter muito conhecimento sobre as leis trabalhistas e sobre as áreas de gestão de pessoas e comportamento organizacional, além de um excelente relacionamento interpessoal para atuar como intermediadores entre líderes e funcionários.
Consultoria de RH Online
A Consultoria de RH online te dará toda a assessoria que uma consultoria presencial te daria, só que de uma maneira online.
Basicamente, você iria relatar o que está acontecendo a essa consultaria online te faria sugestões.
Isso não seria apenas aplicado a recrutamento e seleção, mas também sugerindo treinamento e técnicas que pudessem aumentar a produtividade.
Obviamente, que melhorando a qualidade também e tudo isso de uma maneira mais eficaz.
Atualmente existem várias opções, e talvez o mais importante seja ter a noção do que você procura.
O próximo tópico irá te ensinar as setes razões para contratar uma consultoria de RH.
Sete razões para contratar uma consultoria de RH
- Implantação de novas tecnologias de gestão
Gerir pessoas é uma tarefa complexa, delicada e que exige constante aprimoramento de processos. Algumas ferramentas podem otimizar o tempo da equipe e simplificar o domínio e a execução de rotinas burocráticas como:
- O controle de folha de pagamento;
- A quitação de encargos trabalhistas;
- A gestão do banco de horas;
- Os procedimentos de admissão ou demissão.
Além de diminuir o volume de trabalho com essas tarefas, a automatização da burocracia ajuda a reduzir a probabilidade de erros humanos nos controles de pessoal.
Para introduzir soluções tecnológicas com sucesso, no entanto, é preciso investir em um treinamento que ensine os funcionários a operar o novo sistema.
Porém é necessário convencê-los da importância e dos benefícios que a nova ferramenta proporciona.
Uma consultoria de gestão de RH é capaz de desempenhar essa tarefa com êxito e, o que é melhor, em um tempo muito menor, se comparado às possíveis soluções internas.
- A chance de ter uma visão holística da empresa
Uma equipe de consultoria é capaz de avaliar a empresa como um todo e, especialmente, a dinâmica interna do RH e suas diversas interações com os demais departamentos.
Esse rastreio do funcionamento do negócio aponta falhas ou oportunidades a serem exploradas, pouco evidentes para os gestores que estão concentrados em suas respectivas áreas.
É uma excelente chance de lançar uma visão sistêmica sobre a empresa e encontrar soluções criativas e de baixo custo para aperfeiçoar o trabalho cotidiano.
- Acesso a estratégias inovadoras
A psicologia aplicada à área de recursos humanos e às práticas de administração de pessoas produz excelentes resultados.
Sempre há ajustes a serem feitos na relação entre empregador e colaborador.
Ao desenvolver isso, a empresa contribui para conquistar e reter talentos, além de aumentar a satisfação dos colaboradores com seu trabalho.
Para um gestor de RH, que também é responsável pelo comando de sua equipe, pode ser muito difícil se manter atualizado sobre novas possibilidades.
Vale a pena recorrer a uma consultoria de gestão de RH e garantir que a empresa esteja a par do que há de mais moderno no setor.
Entre as mais importantes contribuições nessas áreas estão:
- O desenvolvimento de um plano moderno de carreira;
- Um plano estimulante de remuneração por competências;
- A introdução de benefícios mais interessantes aos funcionários;
- Um bom método de avaliação de desempenho profissional.
Ao mesmo tempo, a presença da consultoria ajuda a diminuir eventuais resistências às novidades adotadas.
- O fim das dúvidas sobre a legislação
O Brasil possui uma legislação caracteristicamente burocrática.
Com tantas regras a observar, é fácil escorregar.
Especialmente, em um momento de intensa discussão sobre as regras da previdência e da legislação trabalhista, com alterações nas normas sobre terceirização, no eSocial, no salário mínimo etc.
E esses são pontos cruciais para o departamento de Recursos Humanos.
Erros nessa área podem gerar transtornos graves, com prejuízos altos e perda de oportunidades de bons negócios.
É um risco que uma empresa não pode correr, sob pena de prejudicar sua solidez.
Por isso, periodicamente, lance mão de treinamentos em legislação oferecidos por consultorias.
A atualização sobre esses temais dá à empresa a tranquilidade de não ter problemas trabalhistas futuros.
- A vantagem de uma auditoria externa
Além de corrigir processos pouco eficientes ou incorretos, a consultoria de gestão de RH avalia as práticas estabelecidas no departamento e chancela o trabalho da equipe.
Trata-se de uma garantia de que os projetos desenvolvidos foram checados e aprovados por profissionais alheios à empresa.
Concomitantemente à avaliação dos consultores, é possível desenvolver um método de auditoria interna para que este mesmo procedimento possa ser replicado em intervalos predeterminados de tempo.
Auditorias constantes aumentam os resultados e a confiabilidade da empresa.
- Formação de consultores internos
A consultoria de gestão em RH deixa ainda legados duradouros para a empresa.
Caso os consultores externos sejam acompanhados por funcionários escolhidos pelo RH — o que é, de todo modo, aconselhável — estes ganham a oportunidade de aprender as técnicas aplicadas.
Depois de alguns ciclos de consultoria externa, os funcionários da casa ganham a capacidade de promover consultorias internas com um alto grau de eficiência.
Isso reduz custos e implanta na cultura da empresa as noções que são a tônica dos consultores em gestão de RH, a saber:
- Organização;
- Metodologia;
- Sistematização.
- Ganhos com transparência
Ao envolver a empresa inteira — ou um departamento completo — em um processo de análise por uma consultoria externa em gestão é natural que a curiosidade da equipe seja despertada.
A consultoria aponta as falhas a serem corrigidas e estabelece metas realistas para a empresa.
É interessante apresentar aos colaboradores os resultados trazidos no relatório formulado pelos consultores. Isso aumenta a transparência e promove o engajamento de todos para aplicar o que foi sugerido como melhoria.
A ideia é fazer com que o quadro da empresa sinta que contribuiu decisivamente para o diagnóstico e que também faz parte das soluções.
Essa transparência, conjugada à integração dos colaboradores, promove uma imensa melhora no clima organizacional da companhia.
Uma consultoria em gestão de RH deve ser encarada como um investimento e uma oportunidade fundamental de desenvolver a empresa.
Recursos Humanos: saiba mais sobre essa área do conhecimento
Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.
O sistema de Recursos Humanos é composto basicamente pelas funções de recrutamento ou captação, seleção, treinamento, desenvolvimento e retenção: remuneração e benefícios.
Os temas mais diretamente derivados da Psicologia e Sociologia dizem respeito a expectativas e atitudes em relação ao trabalho, motivação, participação, liderança, comunicação, conflito, poder, influência, qualificação, produtividade.
Temas mais atuais consideram o estudo do poder e cultura organizacional, novas formas de organização do trabalho, qualidade de vida no trabalho, práticas de envolvimento dos trabalhadores, comprometimento dos níveis gerenciais, ligação entre a estratégia empresarial e de recursos humanos
Considera-se que até então o modelo de gestão de recursos humanos mais praticado é aquele que tem ampla influência da Administração Científica de Taylor e da Escola das Relações Humanas, que buscou basicamente adaptar as pessoas ao sistema de trabalho taylorista.
É mais caracterizado por um modelo de “Controle”, baseado numa relação de trabalho de baixa confiança. Este tem sido o modelo dominante, a despeito dos desenvolvimentos teóricos da escola humanista, sociotécnica, e de desenvolvimento organizacional que enfatizam o enriquecimento de cargos e o desenvolvimento do potencial humano.
É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização.
Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
O objetivo básico que persegue a função é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
No Brasil, o profissional responsável pela área de Recursos Humanos na empresa usa o código CBO 142205 Gerente de Recursos Humanos (e sinônimos).
A formação técnica dos profissionais de Recursos Humanos é nível superior, e o certificado de conclusão do curso é registrado no Conselho Regional de Administração (CRA), para obterem a carteira profissional.
Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de gestão de pessoas, tal prática ainda é confundida com uma atividade restrita ao setor de recursos humanos.
Neste âmbito, as habilidades humanas assumem importância capital para qualquer gestor.
O principal modelo de gestão de pessoas atualmente é a Gestão por Competências.
A gestão de pessoas ou recursos humanos de uma organização ou qualquer natureza é assunto estratégico e desafiador, visto que muitos são os preceitos, ambientes e teorias para seu melhor desempenho.
Segundo Chiavenato (1999) gestão de pessoas é uma área muito sensível e importante nas organizações.
Ela é contingencial e situacional, pois depende dos aspectos como estrutura, cultura, tecnologia, processos internos adotados por cada organização entre outras infinidades de variáveis importantes.
Chiavenato (2004) afirma que “cada uma das partes depende da outra.
Uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos […] Sem organizações e sem pessoas não haveria a Gestão de Pessoas”.
E ressalta que “o ideal é o planejamento estratégico de RH integrado ao planejamento estratégico da organização”.
São as pessoas que gerenciam, controlam, executam tarefas e processos.
Portanto, nota-se que, independentemente de qual seja o tipo da organização e os seus objetivos, o sucesso das mesmas depende muito do investimento nas pessoas que ali trabalham, com a identificação, treinamento e desenvolvimento.
A Gestão de Pessoas enfrenta ainda alguns desafios como alinhar as pessoas às estratégias da organização; reter talentos (desenvolver as potencialidades das pessoas); e principalmente, buscar o comprometimento do líder (gestor) com a gestão de pessoas, entre outros.
Desse modo, as tendências de gestão de pessoas para os próximos anos, estão relacionadas às preocupações dos gestores com a área de RH.
RH- Motivação e Liderança
Motivação
Um dos fatores motivacionais é o reconhecimento do bom desempenho que ocorre por meio de devolutiva.
O funcionário quer ser reconhecido pelo trabalho que realiza, quer se sentir valorizado pelo seu bom desempenho.
Proporcionar crescimento, desenvolvimento e perspectiva de progressão no futuro, também é um fator motivacional importante, pois o funcionário se sente mais entusiasmado a trabalhar quando a organização oferece oportunidades de capacitação.
Além disso, a realização pessoal é outro fator determinante, onde para Silva e Rodrigues (2007, p.51), “(…) a pessoa evidencia um alto nível de motivação para auto realização e busca sua autonomia, assumindo desafios reais no seu trabalho e lutando continuamente pelo seu sucesso pessoal”.
Para Robins (2002, p.342): “Motivação, é a disposição de exercer um nível elevado e permanente de esforço em favor das metas da organização, sob a condição de que o esforço seja capaz de satisfazer alguma necessidade individual”.
Em Chiavenato (2000, p.164): “Motivação, refere-se às forças dentro de cada pessoa que a conduzem a um determinado comportamento.”
Em qualquer segmento, a motivação move o ser humano para uma ação positiva a seu benefício, ao de seu próximo e de sua organização.
E, existem inúmeros meios de gestão, bastando a análise concreta de estudos de casos para a ação efetiva em cada ambiente organizacional.
Liderança
O objetivo primário da delegação é conseguir que o trabalho seja feito por outra pessoa. Não apenas tarefas simples como ler instruções e girar uma alavanca, mas também a tomada de decisões e mudanças que dependem de novas informações.
Com delegação, seu pessoal tem a autoridade para reagir a situações sem ter que consultá-lo a todo instante.
A arte de saber delegar é cada vez mais uma necessidade dentro de uma organização, principalmente no que se refere à sua gestão.
Delegação é, fundamentalmente, confiar sua autoridade a outros. Isto significa que eles podem agir e tomar iniciativas independentes; e que eles assumem responsabilidade com você na realização das tarefas.
Se algo dá errado, você também é responsável uma vez que você é o gerente; o truque é delegar de tal modo que coisas sejam feitas para não dar errado.
Para habilitar uma pessoa para fazer um determinado trabalho, você deve assegurar que:
- Ela sabe o que você quer;
- Ela tem a autoridade para fazer isso;
- Ela sabe como fazer isso.
Esses três fatores dependem de:
- Se comunicar claramente a natureza da tarefa;
- A extensão de sua descrição;
- As fontes de informações e conhecimento relevantes.
Abaixo temos um comparativo do antigo modelo de liderança e do modelo atual, mais próximo e mais participativo com as atividades de toda a sua equipe:
Líder do passado
- Ser um chefe;
- Controlar as pessoas;
- Centralizar a autoridade;
- Estabelecer os objetivos;
- Dirigir com regras e regulamentos;
- Confrontar e combater;
- Mudar por necessidade e crise;
- Ter um enfoque “eu e meu departamento”.
Líder do futuro
- Ser um coach e facilitador;
- Empowerment;
- Distribuir a liderança;
- Conciliar visão e estratégia;
- Guiar com valores compartilhados;
- Colaborar e unificar;
- Ter um enfoque mais amplo;
- Ter um enfoque de “minha empresa”.
Benefícios da Consultoria de RH
A retenção de talentos, o engajamento dos colaboradores e a redução da rotatividade são grandes desafios enfrentados pelos gestores de RH, principalmente nas pequenas e médias empresas, que nem sempre conseguem oferecer salários exuberantes para seus funcionários.
Uma boa alternativa para atrair e manter os colaboradores motivados é o plano de benefícios.
Porém, a intensa rotina de consultoria de RH geralmente não permite ao gestor analisar e coordenar a política de benefícios da empresa de forma adequada.
Para ajudar nessa tarefa, as consultorias de benefícios oferecem soluções na hora de implementar um programa ajustado às necessidades de cada empresa.
Selecionamos os sete benefícios que se tem ao contratar uma consultoria de RH especializada. Confira:
1 – Experiência
Uma consultoria de benefícios tem experiência e conhecimento de mercado.
Por atuar com diversas empresas e de diferentes ramos de atuação, ela já possui uma expertise do que dá certo ou não em cada organização.
Com um olhar amplo e externo à organização, a consultoria de RH consegue avaliar o que é melhor para cada tipo de empresa e para cada perfil de funcionário.
2 – Neutralidade
O consultor externo tem foco em gerar resultados.
Ele não se envolve em competições internas e vai sempre optar por benefícios que agradem à maioria, e não a um ou outro departamento ou cargo específico.
3 – Economia
Investir em uma consultoria de RH é relativamente barato, principalmente porque evita os custos e a burocracia com a seleção, contratação e futuro desligamento de um funcionário especialista em determinada área.
4 – Rapidez
A consultoria de RH tem um tempo pré-determinado para entregar o projeto e um consultor que irá atuar especificamente neste assunto.
Sendo assim, outros assuntos que envolvem o RH não irão atrapalhar a execução do projeto, nem atrasar a entrega.
Além disso, o gestor e demais funcionários do departamento também terão mais tempo e disponibilidade para cuidar das outras atividades que fazem parte da rotina do setor.
5 – Resultados mensuráveis
A consultoria de RH oferece métodos adequados de execução e métricas específicas para acompanhamento e mensuração dos resultados.
Assim, a empresa consegue medir os resultados positivos e negativos e modificar em tempo ágil o que for necessário.
6 – Personalização
A consultoria irá apontar o caminho para o gerenciamento adequado das informações, permitindo à empresa formular programas flexíveis para diferentes perfis de colaboradores, a fim de que todos se sintam satisfeitos.
7 – Colaboradores felizes e motivados
Oferecer benefícios além dos exigidos por lei e que vão ao encontro das necessidades dos funcionários faz com que eles percebam que a empresa se preocupa com sua saúde e bem-estar.
Consequentemente, esses colaboradores doam-se mais para a empresa, mantêm-se motivados, têm melhor relacionamento e produzem mais através da Consultoria de RH.
Além disso, se o gestor conhece melhor seus funcionários, pode promover programas voltados para a saúde e a qualidade de vida, e assim diminuir as faltas, afastamentos por doença e atestados médicos.
Essas são algumas das vantagens que uma consultoria de benefícios pode trazer ao departamento de RH e à empresa como um todo.
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