Como a tecnologia pode ser usada para melhorar o processo de recrutamento e seleção?

Tempo de leitura: 4 minutos

Todos nós sabemos que, atualmente, a tecnologia vem sendo usada para melhorar os processos tanto em empresas do ramo de tubo flexível, quanto no processo de seleção de novos colaboradores.

Contudo, não são todos os gestores que fazem uso dessa prática e, desta forma, devem compreender que estão perdendo tempo e dinheiro. Mas fique com a gente pois, a partir de agora, explicaremos mais sobre o tema.

Qual o conceito de recrutamento e seleção?

O processo de recrutamento e seleção é uma etapa fundamental do setor de Recursos Humanos (RH). Além disso, temos que frisar que é um conjunto de atividades para avaliar e escolher os melhores candidatos para as vagas disponíveis em uma organização.

Ele geralmente começa com a divulgação da vaga em sites especializados, redes sociais, jornais ou outras mídias. Após isso, os candidatos interessados mandam seus currículos e passam por uma triagem para verificar se atendem aos requisitos mínimos.

É um processo que pode ser comparado com um imã de ferrite, pois aproxima a marca do colaborador. Os que forem chamados seguem para testes mais profundos, como entrevistas individuais ou em grupo, testes de habilidades e competências, dinâmicas de grupo, entre outros. 

É nesta fase que as competências técnicas e comportamentais, além de suas experiências profissionais e qualificações, precisam estar em comum acordo com o currículo. Todo este caminho deve ser estruturado e objetivo, levando em conta critérios claros para a notificação dos candidatos. 

Falando diretamente aos recrutadores: atuem sempre de forma ética e imparcial, garantindo a igualdade de oportunidades para todos os candidatos e, caso precise, saia de trás de sua mesa rustica de madeira e confira tudo isso com os devidos detalhes.

Ao final do processo de seleção, a empresa escolherá o candidato mais adequado para a vaga disponível, levando em consideração também as características pessoais, valores e cultura da empresa, pois podemos dizer que esses são os principais pilares para definir se o futuro funcionário está apto para as atividades que irá desempenhar, e também para definir se ele estará alinhado com os princípios da organização.

A tecnologia no processo de recrutamento e seleção

Assim como um profissional de eletricidade precisa usar luvas de alta tensão para sua segurança, o RH tem como prioridade investir em softwares para ajudá-lo no processo de recrutamento e seleção. Dentre as quais, temos:

  • Ferramentas de triagem de currículos: Softwares de triagem de currículos podem ajudar a identificar rapidamente os candidatos mais adequados para uma vaga, poupando tempo e esforço dos recrutadores;
  • Testes online: Realizados pela internet, como o próprio nome já diz, permite avaliar os candidatos de forma mais rápida e objetiva;
  • Entrevistas por vídeo: Elas podem ser uma forma eficiente de entrevistar candidatos à distância, economizando tempo e dinheiro;
  • Análise de dados: Ferramentas de análise de dados dão maior escopo para o RH avaliar as informações coletadas durante o processo de recrutamento e seleção, ou seja, identificam padrões e tendências para o sucesso ou fracasso de um candidato;
  • Softwares de gestão de candidatos: Quer acompanhar e organizar as informações sobre os candidatos ao longo do processo de recrutamento e seleção? Então invista nesses softwares, pois permitem manter um registro preciso e atualizado das etapas do processo.

Ao usar essas ferramentas, as empresas podem tornar o processo de recrutamento e seleção mais eficiente, reduzir o tempo necessário para preencher uma vaga e aumentar a precisão da seleção de candidatos. 

Além disso, a tecnologia minimiza preconceitos e melhora a diversidade em todas as etapas, ao permitir uma avaliação mais objetiva das habilidades e experiências dos candidatos.

No entanto, é importante lembrar que a tecnologia não deve substituir completamente a interação humana por aqui, mas sim ser usada como complemento e não como substituto para o julgamento humano. 

A avaliação final de um candidato deve ser feita por um recrutador experiente, que leve em consideração não apenas as habilidades técnicas em instalação de uma junta rotativa, por  exemplo, mas também as habilidades comportamentais e a cultura organizacional.

Fica claro que esse equilíbrio é imprescindível para toda e qualquer marca que seja séria, que pense em seu futuro e no acúmulo de experiência do funcionário ao longo dos anos de prestação de serviço.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais. Até a próxima!

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.