Saiba como recrutar os melhores talentos do mercado

Tempo de leitura: 2 minutos

O recrutamento é o processo que envolve a divulgação de uma vaga de emprego e a triagem de candidatos com bases nos requisitos pedidos por uma determinada empresa. Geralmente, o recrutamento é feito por um profissional de Recursos Humanos.

Este processo é uma oportunidade de atrair pessoas qualificadas que atendam as necessidades da organização. De outro lado, também é a oportunidade do profissional entrar no mercado de trabalho e adquirir experiência profissional e desenvolver sua carreira. Por isso, se constitui em um momento crucial tanto para a empresa quanto para o funcionário a ser contratado.

O profissional que realiza recrutamentos acaba adquirindo, com o tempo e experiência, um feeling para encontrar bons talentos.

Contudo, antes de iniciar o recrutamento, é preciso que este profissional busque saber os requisitos que a vaga pede, o perfil exigido do funcionário a ser selecionado e a cultura da empresa. Por isso, cada processo exige uma preparação específica.

Confira a seguir 5 dicas para fazer um recrutamento eficiente que atenda as necessidades da empresa:

  1. Deixe os candidatos à vontaderh-11-1

Manter um clima tranquilo e deixar o candidato à vontade contribui para que ele possa expressar suas ideias, talentos e pensamentos sobre a vaga e a empresa.

Por isso, é recomendável que, no início da entrevista, o recrutador faça perguntas que tirem a pressão do candidato.

  1. Faça o candidato falar

Para isso, faça perguntas abertas, ou seja, que exijam justificativas. Evite aquelas que possam ser respondidas com “Sim” ou “Não”.

Perguntas como: “O que você espera da vaga?”, “O que você sabe sobre a empresa?”, “Fale sobre suas qualidades” e entre outras, irão dar a oportunidade de o candidato se expressar e do recrutador saber se ele preenche os requisitos da vaga.

  1. Valorize o candidato

Demonstre atenção pelo profissional e mostre interesse pelo que ele está lhe falando. Isso fará com que o candidato se sinta seguro e confiante na entrevista e, dessa forma, ele poderá expor melhor suas habilidades e competências.

Após a entrevista, o recrutador deve analisar cuidadosamente o que cada candidato apresentou e, dessa forma, identificar o perfil que melhor se enquadra para a vaga colocada no mercado.

  1. Ouça mais do que fale

O objetivo da entrevista é você conhecer o candidato e avaliar se ele está preparado para assumir a vaga. Por isso, seja paciente em escutar o que o o que ele fala, mas não o deixe fugir do assunto e se perder entre seus pensamentos.

A entrevista deve ser usada para confirmar as informações colocadas no currículo pelo aspirante à vaga.

  1. Dê um feedback para o candidato

Se achar que o candidato está tendo uma postura errada, fale para ele no que é possível melhorar.

Dessa forma, ele estará melhor preparado em outra entrevista e você terá colaborado em seu crescimento profissional.

>> Clique Aqui e conheça o Software RH Gratuitamente <<

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.