Endomarketing: a estratégia para motivar seus colaboradores

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Toda empresa quer alcançar o sucesso, melhorar o seu faturamento, dobrar suas vendas e atrair mais clientes, certo? Esse é o sonho de qualquer empreendedor, mas para que você consiga ter sucesso com a parte externa do seu negócio, é preciso se destacar primeiro na parte interna, então antes de começar com estratégias de marketing para o seu público externo, que tal começar pensando em quem está dentro da sua corporação?

Se a sua empresa não contar com colaboradores engajados e dispostos a vestir a camisa da empresa e representá-la, dificilmente você vai ter sucesso, para isso, não adianta investir apenas na sua infraestrutura, comprando materiais de qualidade e uma ótima mesa inox industrial, é preciso investir principalmente no material humano. 

É preciso valorizar e mostrar aos seus colaboradores o quanto eles são importantes para o sucesso da sua empresa, e para que isso aconteça, existe uma estratégia crucial, o chamado endomarketing. 

Esse é um conceito eficiente que trabalha com o público interno criando estratégias de marketing que ajudam a engajar e motivar os colaboradores, no texto de hoje, iremos mostrar tudo sobre o endomarketing e o seu impacto dentro das empresas, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o endomarketing?

Endomarketing se trata de uma estratégia de marketing que consiste em vender uma ideia para o cliente interno, que seriam os colaboradores da empresa, sendo assim, criando ações estratégicas que cheguem justamente aos seus funcionários, fazendo com que eles abracem uma causa ou uma ideia criada dentro do seu negócio. 

Isso faz com que você consiga reter mais os seus colaboradores, evitar o excesso de turnovers e transformá-los em verdadeiros embaixadores da sua marca.

Esse conceito trabalha muito com o engajamento e a motivação dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam cada vez mais à vontade e com disposição não só para fazer o seu trabalho rotineiro, sentado na cadeira e com o computador em cima da sua mesa rustica de madeira, mas que também representem a marca e sintam “prazer” de trabalhar naquela empresa. 

Quais as diferenças entre comunicação interna e endomarketing?

Sempre que abordamos o endomarketing, muitas pessoas o confundem com a chamada comunicação interna, de fato eles estão conectados mas não representam a mesma coisa, a comunicação interna é o elo responsável por unificar os setores. 

Ou seja, ela é responsável por repassar informações e trabalhar com a transparência na comunicação dentro da empresa, fazendo com que todos possam conversar entre si e que o diálogo seja algo presente dentro de um negócio. 

Já o endomarketing, trabalha com ações para engajar e motivar os colaboradores, servindo literalmente como um marketing interno, buscando vender uma ideia e manter um relacionamento mais duradouro e próspero com os funcionários.

Ambos são essenciais em uma empresa, e podemos afirmar que atuam até de forma complementar, sem uma boa comunicação interna, dificilmente o endomarketing será executado da melhor forma possível, mas lembre-se, são coisas bem diferentes com ações, motivos e finalidades opostas.

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Qual a importância do endomarketing em uma empresa?

O endomarketing é uma estratégia essencial dentro de uma empresa e a sua importância está vinculada diretamente com aquilo que abordamos lá no começo do nosso texto, toda boa corporação, precisa de uma equipe que queira trabalhar e esteja disposta a representar aquele negócio. 

A desmotivação dos colaboradores pode acarretar em prejuízos graves tanto para a empresa quanto para a própria carreira das pessoas, por tanto trabalhar bem é como atuar com o regulador de pressão

Usar o endomarketing de forma inteligente é determinante para o sucesso do seu negócio, tanto no aumento da produtividade quanto também na sua divulgação de forma geral, pense por exemplo, em um restaurante. 

Se os funcionários que trabalham lá gostam daquele local, é natural que elogiem ele para seus parentes e amigos, falando sobre as comidas, os benefícios, as vantagens e convidando para conhecer, isso faz com que desperte uma atenção natural e por consequência, as pessoas se interessem e visitem aquele local, isso basicamente, é o funcionamento do endomarketing. 

Quais seus benefícios para os colaboradores?

Já que estamos falando de sua importância, que tal destacar alguns de seus benefícios? Acredite, eles não são poucos, o primeiro é claro, é a motivação dos colaboradores, todos ficam muito mais engajados, dispostos e motivados quando o endomarketing é aplicado. 

Também podemos destacar a otimização da produtividade e a diminuição na rotatividade, os colaboradores trabalham mais, produzem mais e ainda ficam mais tempo dentro da empresa. 

Ele também gera uma certa lealdade e fidelização do colaborador com seu ambiente de trabalho, fazendo com que ele vista a camisa corporativa com muito mais prazer. O clima é outro ponto que melhora bastante, o ambiente organizacional fica muito mais leve e saudável com trabalhadores empenhados e dispostos no seu dia a dia. 

Por fim, ainda podemos ressaltar que o alinhamento da cultura da empresa se encaixa com o pensamentos dos colaboradores, ou seja, uma coisa acaba complementando a outra. 

Como aplicar o endomarketing?

Temos diversos exemplos de grandes empresas que aplicam o endomarketing no seu cotidiano, como o caso do Google, Fiat, Toyota, Golden Cross e Portobello, mas afinal, como implementar essa estratégia de sucesso?

É claro que a jornada não é tão simples, mas o primeiro passo é criar ou aprimorar o seu canal de comunicação interna, invista recursos para conseguir dialogar com seus funcionários de maneira clara e maleável, como se estivesse passando informações em um tubo flexível

Após isso, comece disseminando a cultura organizacional do seu negócio, mostre a todos como sua empresa funciona e implemente sua cultura, valor e missão, também desenvolvam iniciativas de integração e união dentro da sua empresa. 

Não se esqueça de priorizar e reconhecer seus colaboradores, celebre pequenas conquistas e recompense sempre que achar algo merecido, por fim, fique de olho nos resultados e se necessário, faça mudanças pontuais na sua estratégia. 

O que achou do texto de hoje? Já conhecia o endomarketing? Bora aplicá-lo na sua empresa? Comente qual a sua opinião sobre ele e compartilhe o conteúdo com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.