Como lidar com um chefe ruim

Tempo de leitura: 4 minutos

rh-7-1

Há um ditado que diz que, ao deixar um emprego, os profissionais deixam seus chefes e não a empresa. Isso porque, um mau gestor pode fazer com que cada segundo no trabalho se torne um pesadelo.

Se você trabalha diariamente com um gestor ineficaz, hostil ou simplesmente incompetente, siga nossas dicas para tornar o seu dia de trabalho um pouco mais agradável.

Estas dicas podem ter um impacto positivo na sua vida profissional. Não deixe que os maus chefes  derrubem você.  Confira:

  1. O chefe que não confia em seu trabalho

Este chefe dar opinião sobre tudo o que fazemos. Ele sempre tem uma opinião que desqualifica seu trabalho. Na verdade, ele acredita que se ele fizer o trabalho o resultado será melhor, ou seja, ele não confia em seu trabalho e na sua competência.

A melhor maneira de lidar com um gestor desse tipo é ir aos poucos até que ele confie em você. Mostre a ele que você é capaz de manter tudo sob o controle.

Uma boa dica é criar uma espécie de diário ou uma planilha com o planejamento de todo o seu trabalho e como pretende agir diante de determinada tarefa.

Dessa forma, você verá como ele ficará mais relaxado.

  1. O chefe que acha que você pode tudo

Seu projeto levará três dias para ser concluído, mas seu chefe quer que você entregue em dois. Este tipo de gestor sempre quer sugar ao máximo os funcionários.

Para lidar com esse tipo de chefe, você deve usar fatos e dados para mostrar até onde é possível avançar com o trabalho diariamente.

Você não deve fazer corpo mole para o trabalho, mas também não deve fazer jornadas de trabalhos impossíveis para atender seu chefe. Busque um consenso e mostre que o tempo também é importante para que o trabalho seja executado de forma correta.

  1. O chefe exigente demais

Normalmente, esse chefe é  um funcionário que foi promovido a um cargo superior e odeia a ideia de ser detestado por seus companheiros de trabalho antigo.

Esses gestores, geralmente, querem mostrar que merecem a promoção. Por isso, eles irão lhe fazer mil exigências que nem sempre estarão de acordo com a sua função na empresa.

Se você tem um chefe como esse, peça um feedback específico de seu trabalho e a partir daí, busque dialogar juntamente com ele suas atribuições na empresa. Seja calmo e não demonstre má vontade em executar tarefas.

Apenas fale como está se sentido e do que precisa. Por exemplo, você pode estar precisando de materiais, treinamento e etc.

  1. O chefe inseguro

Este chefe está sempre em busca de fazer seu trabalho brilhar a custa do esforço de outros profissionais.

É muito difícil trabalhar com uma pessoa assim, pois ela suga nossa energia com depreciações e comentários sarcásticos.

Seja direto com este chefe e pergunte o que você pode fazer para atender às expectativas (realistas) dele.

Dessa forma, você irá dar a ele a oportunidade de consertar as coisas. Se ele continuar a ser cruel, você deverá informar ao RH da empresa e analisar cuidadosamente se não está sendo vítima de assédio moral.

  1. O chefe chato

 Não importa o que eles estão falando, poucos segundos depois você está entediado e frustrado.

As reuniões que esses chefes marcam são intermináveis e você acaba se desligando do que falam em algum momento, o que significa que você pode perder ou deixar passar coisas importantes no processo.

Para evitar essa situação, sempre leve a esse tipo de chefe questões e discussões muito específicas. Isso reduzirá as chances de ele iniciar uma palestra.

Não tenha medo de interromper, mas de forma educada e sempre mantendo o foco em seu trabalho.

  1. O chefe que você não pode contar

Este chefe nunca atende as ligação, não responde e-mails e  sempre perde as suas reuniões.

Isso significa que você nunca pode fazer nada e seu trabalho acaba ficando atrasado, pois precisa da opinião e/ou permissão dele. É muito frustrante trabalhar com esse tipo de pessoa, pois você fica constantemente sem direção e rumo em seu trabalho.

Geralmente, esses chefes são desorganizados e não conseguem lidar com suas obrigações e compromissos.

A solução é mandar um e-mail urgente ou marcar uma reunião onde você deve dizer exatamente o que está precisando, pois suas necessidades podem ter se perdido no caos em que ele trabalham.

Se não resolver, você deve ir até ao RH e falar as dificuldades de seu trabalho.

Identificou seu chefe em algumas dessas situações? Conte para gente nos comentários.

>> Clique Aqui e conheça o Software RH Gratuitamente <<

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.