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A carta de apresentação é uma oportunidade para os candidatos se apresentarem aos empregadores. Contudo, muitas vezes, os candidatos desperdiçam essa oportunidade, já que acabam escrevendo a sua carta de forma muito genérica. Isso ocorre pois os aspirantes à vaga frequentemente acham que esse mecanismo não irá ter influência em sua contratação.
O que eles não sabem é que escrever uma boa carta de apresentação é muito importante. Isso porque, é uma oportunidade para os profissionais descreverem suas habilidades e o quanto podem contribuir para a empresa.
O modo que você escreve a carta irá ser definitivo para incentivar o responsável pela contratação a ler até o final e considerar seu currículo.
Para iniciar o recrutamento com vantagem em relação aos outros candidatos, certifique-se de sua carta de apresentação seja convincente e memorável. Confira 5 dicas para fazer isso:
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Não seja genérico ou óbvio demais
Alguns dos piores erros de cartas de apresentação é não conter dados específicos do candidato. Por isso, evite escrever coisas como “Para quem possa interessar”.
Ao invés disso, procure se informar quem será o responsável pelo processo de recrutamento e escreva diretamente à essa pessoa.
Evite ainda incluir informações óbvias e formalidades que podem ser consideradas genéricas, como:
“Meu nome é…” (você irá assinar a carta, então não precisa se identificar dessa forma)
“Escrevo para demonstrar meu interesse…” (isso é bastante óbvio)
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Seja dinâmico e vá direto ao ponto
Ao invés de colocar informações genéricas e clichês, busque ser direto na abertura de sua carta.
Por exemplo: “Sou um educador dinâmico. Possuo dez anos de experiência no ensino de matemática para alunos do ensino fundamental e médio…”
“Como gerente de mídia social na empresa ______, eu implementei novas táticas de marketing e comunicação que aumentaram os seguidores do Twitter em cerca de 10%”.
“Eu estou muito empolgado com a possibilidade de poder contribuir com meu trabalho à empresa _____, pois o trabalho desempenhado com as famílias de baixa renda é uma inspiração para mim”.
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Faça fluir as informações entre os parágrafos
A leitura de sua carta de abertura deve fluir de forma fácil e leve. Para isso, é preciso que os parágrafos estejam interligados.
Para que essa interligação ocorra, certifique-se que está respondendo a estas perguntas:
- Quem é você?
- Qual sua experiência profissional? (onde trabalhou)
- Quais são as suas principais realizações?
- Como você acredita que pode contribuir com seu trabalho para a empresa?
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Como escrever uma carta por e-mail
Atualmente, é muito comum que as cartas de apresentação sejam solicitadas por e-mail. As dicas para escrever um material convincente são as mesmas, mas é preciso ser mais sucinto e colocar realmente as informações mais relevantes, já que você não pode prever onde e quando sua carta será lida. O gerente de contratação pode ler a sua carta pelo celular, durante um intervalo entre reuniões, por exemplo.
Por isso, uma boa técnica é fazer um bom primeiro parágrafo, limitado a 150 palavras. Este parágrafo deve ser interessante e atrativo ao leitor e descrever suas habilidades.
Caso isso não ocorra, as chances de sua carta ser lida até o final são muito poucas.
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Use palavras-chave correspondentes a suas habilidades
Se você quiser que sua carta de abertura traga a descrição exata de sua experiência profissional, utilize palavras-chaves que são usadas em anúncios de emprego e correspondentes ao tipo de profissional que a organização está buscando contratar.
Assim, será mais fácil para o gerente de contratação visualizar os benefícios que você poderá trazer à empresa.
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