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“O candidato não está de acordo com o que a empresa procura”. Este é o motivo listado por 9 em cada 10 gestores como causa principal do processo de recrutamento não dar certo.
Você já pensou que isso pode estar ligado com a maneira que você apresentou os profissionais aos gerentes de contratação?
Acredite ou não, seu cliente irá frequentemente fazer uma chamada de candidatos baseada exclusivamente em informações que estão inclusas no perfil do candidato ou a partir do resumo e visão geral do recrutador.
Então, se o seu perfil do candidato que você apresenta ao cliente realmente não “vender”, o profissional que você teve o trabalho de recrutar, certamente, não irá ser selecionado pelo gerente de contratação.
Desse modo, um perfil de candidato bem trabalhado será envolvente e destacará aquilo que mais lhe chamou atenção no candidato, que deve incluir os pontos fortes e fracos do profissional, pois a partir daí será possível analisar se ele irá se enquadras às necessidades da vaga ofertada pela empresa ou não.
É certo que todos os candidatos possuem diferenças, mas há pontos que você, como recrutador, deve sempre estar atento para o registro.
Veja o que é importante incluir no perfil do profissional:
1. A sua impressão geral da entrevista candidato
Nesta primeira etapa você irá descrever o que esse candidato fez para se destacar.
Como este candidato se apresentou? Como ele se comunicou? Por que exatamente você acha que este candidato pode ser enquadrar na vaga e contribuir positivamente para a empresa?
Exemplo de como descrever sua impressão do candidato:
Antônio surgiu como um candidato extremamente competente e profissional. Ele possui uma rica e vasta experiência em vendas.
O candidato conseguiu se comunicar corretamente, destacando de forma sucinta suas experiências profissionais durante a entrevista.
Este é um candidato claramente apaixonado por vendas e possui um grande senso de humor, que se combinado com o alto nível de perspicácia comercial que ele tem, não há dúvida de que ele irá contribuir para o sucesso da empresa.
2. Habilidades chaves para os critérios de seleção
Os critérios de seleção mais importantes são aqueles que estão ligados ao perfil de desenvolvimento do profissional, pois é este critério que torna o candidato especial para determinada atividade.
Antônio, claramente, irá ficar confortável em lidar com seus colegas que possuem opiniões divergentes a dele. Sua desenvoltura e seu poder de convencimento será fundamental na captação de clientes e no aumento das vendas para a empresa.
3. Relate as realizações do candidato
Com base nas realizações profissionais que o candidato relatou durante a entrevista, caso existam destaques específicos que podem interessar a seu cliente, você também deve ressaltar em suas anotações:
Exemplo de lista de realizações do candidato:
Discutimos suas principais realizações durante sua trajetória profissional e ele listou esses três como os mais importantes:
- Foi reconhecido como o funcionário que mais teve resultados nas vendas do trimestre, nos últimos três trimestres consecutivos;
- Teve uma apresentação de vendas de sucesso, após escrever no caderno de encargos por quase 10 meses;
- Foi convidado a escrever e executar o programa de treinamento de vendas para os novos executivos de vendas da empresa.
4. Competências e/ou qualificações relevantes
Cada função exige qualificações formais ou a a necessidade de especializações acadêmicas. Contudo, é preciso incluir um resumo e descrição das competências relevantes para ocupar a função.
Exemplo de descrição de competência:
Antônio passou os últimos 8 anos trabalhando com vendas. Mais recentemente, ele liderava sua equipe.
Ele se mostrou um candidato responsável, criativo, proativo e com capacidade em trabalhar em equipe.
5. Busque fundamentações
Se você puder falar com pelo menos um empregador anterior antes de apresentar um candidato ao gerente de contratação da empresa, certamente, essas informações irão tornar o perfil do profissional ainda mais poderoso.
Dessa forma, seus pensamentos e comentários são reforçados por um gestor que, na prática, já teve uma experiência trabalhista com o candidato, e que, por isso, pode relatar os pontos fortes e fracos do profissional a ser contratado com categoria.
Exemplo de como enriquecer o perfil do colaborador:
Falei com um dos supervisores de Antônio da antiga empresa e ele falou que foi uma pena não o ter mais em sua equipe.
Ele descreveu Antônio como sendo “um verdadeiro vendedor com uma capacidade de conquistar até mesmo as perspectivas mais difíceis”.
Além disso, ressaltou que ele é um profissional que consegue atingir seus objetivos sem arrogância e sempre construindo um bom relacionamento dom todos.
6. Expectativas salariais
Você deve tratar sobre isso com o colaborador a ser recrutado desde o início, para que não haja frustrações caso ele chegue realmente a ser contratado pela empresa e também para que o gestor responsável pela contratação veja se o candidato está adequado ao orçamento da empresa.
Exemplo de como descrever as expectativas salariais do colaborador:
Atualmente, Antônio está com um salário em torno de R$ 7.000,00. Em seu último trabalho, ele ganhou R$ 5.500,00. Por isso, seria de se esperar que a remuneração, caso ele venha a ser contratado, seja ao menos correspondente ao seu último trabalho, que também dava a ele um subsídio de um carro.
7. Disponibilidade
É preciso ser claro enquanto à disponibilidade do colaborador, pois este é um fator de grande importância para os gerentes de contratação. Se o profissional recrutado não tiver disponibilidade, por mais que seja talentoso, não irá atender as necessidades da organização.
Exemplo de como falar da disponibilidade:
Antônio está para receber uma comissão sobre as vendas bem-sucedidas do último trimestre na empresa em que trabalha. Por isso, ele só irá renunciar a seu cargo após o recebimento dessa bonificação.
Como ele é obrigado a cumprir aviso prévio, ele estará disponível para iniciar o trabalho somente a partir de 01 de agosto.
Ou ainda:
Antônio faz graduação na parte da manhã e só está disponível para o trabalho a partir das 14h.
8. Recomendações gerais
Nesta etapa você deve falar acerca das recomendações sobre os candidatos.
Exemplo de recomendação:
De todos os candidatos selecionados e entrevistados, considero o Antônio como o mais forte e adequado para função. Conversando com o candidato, soube que ele fez outras entrevistas e está esperando respostas. Por isso, recomendo confirmar a contratação (ou não) o mais rápido possível.
Dicas extras para fazer um perfil profissional de sucesso
Dica # 1: Peça para o candidato usar na complementação de seus próprios perfis
Naturalmente, a impressão e recomendação geral precisa ser escrita e adaptada por você, assim como qualquer feedback e recomendação que você possa conseguir com os gestores do trabalho anterior do candidato.
No entanto, se você já entrevistou um grande número de candidatos que estão verdadeiramente interessados no cargo, para agilizar o processo, você pode pedir para que eles preencham questionários com algumas das questões importantes que citamos anteriormente, como o relacionamento em equipe, conquistas profissionais e etc.
Diga # 2: Dê um telefonema para facilitar seu trabalho
Você pode também vender o candidato que você acredita ser ideal para a contratação, além da apresentação do perfil de desenvolvimento dele, em uma ligação ao gerente responsável pela contratação.
Com certeza, o entusiasmo e convicção de sua voz irão fazer a diferença nesta escolha. E, se você for convincente, talvez nem precise escrever o perfil do profissional que deseja indicar para a contratação.
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