Falta do inglês reduz acesso às melhores oportunidades de trabalho

Tempo de leitura: 3 minutos

Falar inglês é uma habilidade que pode abrir portas. Apesar de parecer ser uma frase de efeito, ela realmente é uma realidade quando o assunto é mercado de trabalho. Em um mundo cada vez mais globalizado, pessoas que possuem a fluência no idioma se destacam entre os demais e conquistam boas oportunidades. 

Segundo dados divulgados por uma pesquisa realizada pela Page Personnel em 2022, 60% das vagas de emprego solicitavam o domínio do inglês. Além disso, o estudo também destacou que, daqui a 10 anos, o idioma deixará de ser considerado um plus no currículo e será um requisito para adentrar em diversas carreiras. 

Outras pesquisas endossam a importância da língua inglesa no mercado de trabalho. O levantamento da Education First Corporate Language Learning Solutions, por exemplo, mostra que 75% das empresas consideram o uso diário do inglês muito importante. 

Atualmente, quem não domina esse idioma pode perder boas oportunidades de trabalho, chances de trabalhar fora do país, ascensão profissional e o ganho de salários mais altos. 

Perda de boas oportunidades de trabalho 

A importância do inglês no mercado de trabalho é notória e pode, de fato, abrir portas na área em que aquele profissional atua. Com isso, a falta desse idioma no currículo também pode trazer impactos para a carreira profissional. 

Um exemplo disso é o caso do ex-governador do Acre, Jorge Viana. Formado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (UnB), ele teve sua nomeação para a presidência da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX-Brasil) cancelada por não conseguir comprovar a fluência no inglês, uma habilidade exigida para a posse do cargo. 

O que aconteceu com Viana não é um caso isolado. Muitas pessoas perdem boas oportunidades por não ter o conhecimento na língua. Algumas empresas têm o domínio do inglês como pré-requisito, outras pedem, inclusive, a realização de um teste de inglês on-line para conseguir medir o nível de domínio do profissional e avaliar se ele se enquadra às exigências da vaga. 

Falta do idioma reduz chances fora do país

As oportunidades de trabalhar fora do país estão crescendo cada vez mais. No entanto, a maioria dos processos seletivos exige pelo menos o nível intermediário de inglês. Isso porque, para morar e atuar em nações estrangeiras, é necessário ter o conhecimento no idioma para poder se comunicar e desempenhar as funções profissionais. 

Dessa forma, quem não possui o domínio na língua inglesa, acaba perdendo boas oportunidades de fazer a carreira fora do país.

Ascensão profissional também fica comprometida

Em muitas empresas, o conhecimento no inglês pode ser o requisito para conquistar a ascensão profissional. No caso das multinacionais, a maioria dos clientes e contatos da é formada por pessoas de outras nacionalidades.

Nessas empresas, os cargos mais altos possuem maior responsabilidade e necessitam do conhecimento no inglês para realizar reuniões, dar palestras e auxiliar na reputação da companhia no mercado global. Por esse motivo, quem domina a língua inglesa pode ser visto como um profissional capaz de crescer na instituição e alcançar posições de liderança. 

Inglês pode trazer salários mais altos 

Alcançando boas oportunidades de trabalho e ascensão de carreira, é possível imaginar que o domínio no inglês também traga impactos na remuneração do trabalhador. Segundo uma pesquisa da Catho, ter proficiência na língua inglesa pode aumentar o salário em até 60%. 

Isso ocorre, pois, quanto maior a qualificação profissional, maior tende ser a remuneração. Portanto, quem não domina o idioma pode estar perdendo uma oportunidade de conquistar as melhores vagas e salários do mercado.