5 ferramentas para melhorar a Comunicação Interna

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Cada vez mais as empresas buscam ferramentas modernas para se aproximar do seu público interno e promover um fluxo contínuo de troca de informações. Neste artigo, você vai entender a importância de potencializar os resultados do setor e conhecer 5 ferramentas para melhorar a Comunicação Interna.

O que é Comunicação Interna?

A Comunicação Interna é uma área dedicada ao compartilhamento de informações com o público interno da organização, ou seja: gestores, diretores e colaboradores em geral. A eficiência do setor exerce um papel fundamental no engajamento dos colaboradores, atração e retenção de talentos e transparência corporativa. 

Uma Comunicação Interna eficiente é capaz de potencializar os resultados dos colaboradores e consequentemente aumentar os lucros da empresa como um todo. O setor também comprova eficiência para diminuir gastos com turnover (taxa de rotatividade de funcionários).  

Toda divulgação de comunicados e informações para os colaboradores acontece através dos canais de Comunicação Interna. Por isso, preparamos um artigo que reúne detalhes sobre as 5 principais ferramentas utilizadas para melhorar a Comunicação Interna atualmente. 

5 ferramentas para melhorar a Comunicação Interna

Aplicativo de Comunicação Interna

Com a popularização do uso de smartphones, surgiu o aplicativo de Comunicação Interna, um canal que disponibiliza na palma da mão do colaborador informações, comunicados e notícias divulgadas pela empresa.

A maior vantagem do app de Comunicação Interna é o seu carácter multifuncional: além de oferecer um canal de comunicação direta com diversos setores (como Recursos Humanos ou TI, por exemplo) é possível também armazenar arquivos, criar enquetes e oferecer um espaço colaborativo para interação e engajamento interno. 

O app de Comunicação Interna é restrito para funcionários da empresa e exige que os usuários (colaboradores) aceitem os termos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Dessa forma, o espaço é um ambiente seguro para a troca de informações – tanto do ponto de vista da empresa quanto dos funcionários. 

Newsletter para Comunicação Interna

A newsletter é um email informativo com disparos recorrentes que é utilizado pelas empresas na estratégia de marketing para divulgar informações, promoções, produtos e serviços. 

No caso da newsletter para Comunicação Interna, o funcionamento é bem semelhante, com a distinção de que os emails são disparados para os funcionários da empresa e divulgam informações, novidades e conteúdos que visam fortalecer a cultura organizacional

Esse canal é recomendado para empresas de grande porte, sendo utilizado principalmente com a finalidade de divulgar novidades da empresa, novos produtos e serviços comercializados, panorama dos negócios da companhia e campanhas específicas de Endomarketing. 

Rede social corporativa

A rede social corporativa é um canal Comunicação Interna, semelhante com as redes sociais que nós já conhecemos, mas com o diferencial de ser restrito para a empresa e seus colaboradores. Trata-se de uma plataforma que conecta os funcionários em um espaço interativo que pode ser acessado com facilidade pelo celular. 

Usar redes sociais “comuns” no dia a dia das equipes é uma prática pouco segura e não recomendada por especialistas, já que pode acarretar no vazamento de informações confidenciais da empresa e dos seus colaboradores. Em contrapartida, a rede social corporativa oferece segurança para os usuários e para a empresa. 

Assim como acontece no aplicativo de Comunicação Interna, ao criar uma conta na rede social corporativa o usuário (funcionário) deve concordar com os termos e condições de uso elaborados de acordo com as bases legais da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que está em vigor desde agosto de 2020.

Intranet

A intranet é um canal de Comunicação Interna utilizado principalmente para a distribuição de conteúdo da empresa. Embora também seja utilizado para realizar comunicados, a gestão e armazenamento segura de arquivos e conteúdos é um dos principais benefícios desse canal de múltiplas funcionalidades.

Uma das maiores vantagens da intranet é a possibilidade de segmentação de conteúdo, que consiste em disparar o conteúdo para o público específico daquela mensagem. 

Por exemplo, você pode usar a funcionalidade de segmentação de conteúdo para disparar uma informação somente para os gestores das equipes, estagiários ou qualquer outro grupo específico dentro do seu público interno. 

TV Corporativa ou mural digital

A TV Corporativa ou mural digital é um canal inovador que foi criado para substituir o antigo mural físico das empresas – e convenhamos que as telas sofisticadas proporcionam um impacto visual mais moderno (e mais bonito) no ambiente de trabalho. 

Esse canal pode ser utilizado na divulgação de comunicados em tempo real, como em uma situação de gestão de crise, divulgação de informações e para estratégias que visam fortalecer a cultura organizacional e os valores da empresa. 

Algumas vantagens da TV Corporativa em relação ao mural físico são:

  • Possibilidade de agendamento de conteúdo
  • Relatório de veiculação 
  • Filtro de notícias 
  • Segmentação de conteúdo (no caso de 2 ou mais telas) 
  • Monitoramento em tempo real

Vale destacar que a gestão da plataforma de TV Corporativa é rápida, simples e fácil, podendo ser realizada até mesmo por um gestor sem experiência prévia em projetos de TV Corporativa.

Esse artigo foi escrito por Screencorp