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O recrutamento externo faz com que seja possível recorrer a uma gama mais ampla de talento, oferece assim a oportunidade de trazer novas experiências e ideias para o negócio.
As desvantagens são que é mais caro e a empresa pode acabar com alguém que prova ser menos eficaz na prática do que foi apresentado no currículo e na entrevista.
Há um número de etapas que podem ser usadas para definir e descrever a natureza dos postos de trabalho específicos para fins de recrutamento. São elas:
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Análise de trabalho
A análise de trabalho é o processo de examinar as funções, a fim de identificar os requisitos chave de cada cargo. Uma série de questões importantes precisam ser exploradas, como:
- O título do trabalho;
- O funcionário é responsabilidade de qual setor? Quem será seu chefe?
- Quais serão as responsabilidades do funcionário?
- A descrição do papel e os deveres do funcionário dentro da organização.
A análise de trabalho é utilizada, a fim de:
- Escolher empregados que já fazem parte da empresa ou partir do recrutamento de novos funcionários;
- Definir os requisitos de formação de uma determinada função;
- Fornecer informações que irão ajudar na tomada de decisão sobre o tipo de equipamentos e materiais a serem empregados no trabalho;
- Identificar o perfil das experiências dos funcionários em suas tarefas de trabalho (informação que pode ser usadas como prova para o desenvolvimento pessoal e promoção);
- Identificar áreas de risco e possíveis perigo no trabalho;
- Ajudar na fixação das taxas de remuneração para tarefas e metas atingidas;
Esta análise pode ser realizada por meio de observação direta de empregados no trabalho ou por citação de documentos, tais como manuais de treinamento.
As informações podem ser adquiridas diretamente da pessoa que efetua uma tarefa e/ou do seu pessoal de apoio.
2. A descrição do trabalho
A descrição do trabalho vai definir a forma como um determinado empregado vai se encaixar na organização e deve está intimamente ligada à análise do trabalho.
A descrição do trabalho poderá ser usada como um guia para um empregado ou para seu gerente ter total conhecimento de sua responsabilidade dentro da organização.
3. A especificação de trabalho
A especificação de trabalho vai além de uma mera descrição, pois além de descrever destaca atributos mentais e físicos exigidos para ocupar um determinado cargo.
Por exemplo, uma especificação de trabalho para um gerente trainee em uma loja de varejo inclui o seguinte:
Para o cargo de gerente é esperado ter responsabilidade e saber conduzir a equipe, sempre os motivando e mantendo a produtividade.
Sendo assim, a empresa está em busca de pessoas que possuem traços de liderança, persistentes e talentosas.
Espera-se ainda profissionais que tenham dom para negócios, saibam vender, sejam dotados de persuasão e trabalhem em equipe com sucesso.
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