Profissional de Comex: qual é o perfil ideal?

Tempo de leitura: 3 minutos

O comércio exterior é uma área em que há a transação de bens e serviços entre os países. Por comporem grande parte do Produto Interno Bruto (PIB), essas transações comerciais são muito importantes para a economia nacional. A cada ano, o setor cresce mais e seu mercado de trabalho chama a atenção por possuir ótimas oportunidades.

O profissional de Comex pode trabalhar em várias etapas que envolvem as importações e exportações. É possível atuar no início do processo com compra ou venda de matéria-prima, na metade – com o frete do produto – ou no final, com o desembaraço aduaneiro, por exemplo.

Principais áreas de atuação

Importação e exportação de produtos

O importador e o exportador são responsáveis pelo andamento dos processos de compra e venda de bens, mercadorias e serviços. Eles garantem que não haja falhas e todos os procedimentos estejam de acordo com as leis vigentes.

Logística e transporte de cargas

Esse profissional gerencia o embarque e desembarque de cargas, decide o modal de transporte ideal para a mercadoria e verifica se está tudo da maneira correta. Geralmente, trabalha onde a carga chega ou no lugar onde é realizado o despacho aduaneiro.

Consultoria de comércio exterior

O consultor de comex ajuda empresas de diferentes segmentos a identificarem as melhores oportunidades de negócio no ramo de comércio exterior. Em resumo, ele analisa o mercado, fecha parcerias com fornecedores, mapeia formas de aprimorar as operações a fim de melhorar o desempenho da organização, etc.

Despacho Aduaneiro

O despachante aduaneiro representa importadores, exportadores e empresas relacionadas perante vários órgãos do governo. Este cargo exige muito conhecimento técnico e operacional, pois lida com todos os trâmites para liberação de mercadorias do recinto aduaneiro.

Qualificações que o profissional de comex deve ter

Dominar economia e contabilidade

Para realizar negociações internacionais, são exigidos conhecimentos sobre tributação, dinâmicas da economia de outros países e matemática financeira. É preciso conhecer todos os impostos, como calculá-los e também as brechas legais para reduzir os custos da operação.

Ter noções de Direito

As atividades do comex requerem saberes sobre a legislação brasileira e a internacional. Esta é uma parte muito presente no dia a dia do especialista em comércio exterior.

Saber outros idiomas

Falar outras línguas é uma habilidade necessária não apenas no comex, mas nesse caso faz toda a diferença. Conhecer um idioma estrangeiro abre grandes portas profissionais e influencia diretamente no salário que ganhará.

Ter afinidade com ferramentas tecnológicas

A tecnologia tem sido uma aliada do profissional do comércio exterior. Através de sistemas especializados, é possível realizar tarefas complicadas sem nenhum estresse e em pouco tempo, como preencher a nota fiscal de importação de um produto, registrar a DUIMP ou encontrar a NCM de uma mercadoria.

Conhecimento cultural

Por fim, é preciso estar atento aos costumes das diferentes nações. Conhecer bem a cultura da empresa ou da pessoa que irá negociar pode ser um ponto-chave na hora de fazer seus negócios.

Visto isso, é preciso ser muito capacitado e estar sempre atualizado sobre os assuntos que envolvem o comércio exterior. O mercado exige profissionais que tenham entendimento vasto sobre várias áreas e temas como legislação, questões fiscais, burocráticas, administrativas, entre outros.