Como vender roupas no Instagram: guia completo

Tempo de leitura: 20 minutos

Embora o Instagram tenha começado como uma plataforma regular de compartilhamento de imagens, tornou-se um dos aplicativos mais influentes da era digital. O número de usuários do Instagram atingiu 1,35 bilhão em 2023. Esse número de usuários que poderiam ser considerados clientes em potencial e seu layout baseado em imagens tornam o Instagram o melhor para a venda de moda.

O Instagram é uma plataforma celestial para as marcas mostrarem, promoverem e até venderem seus produtos. Além disso, você não precisa ser uma marca para vender roupas no Instagram, você pode vender suas roupas velhas ou criar sua própria marca do zero.

É bom lembrar que a Meta, empresa proprietária e operadora do Instagram, adiciona constantemente novos recursos à plataforma para mantê-la atualizada e atualizada. Alguns desses recursos são úteis para vender roupas no Instagram. Nesse caso, podemos afirmar com segurança que é fácil e cômodo vender roupas no Instagram.

Porém, antes de começar a vender roupas no Instagram, existem alguns passos fundamentais para você conhecer seus produtos com seus clientes de maneira integrada. Vamos dar uma olhada nesses assuntos e depois analisá-los minuciosamente.

  • Determine a gama de produtos e o público-alvo
  • Configure sua conta do Instagram
  • Faça um acordo com a transportadora
  • Forneça os produtos
  • Tire fotos das roupas que você vai vender
  • Determinar os preços dos produtos
  • Envie seus produtos para o Instagram
  • Comece a vender seus produtos usando mensagens do Instagram
  • Anuncie sua marca

Como vender roupas no Instagram

1. Determine o produto e o público-alvo

Uma mulher fazendo compras on-line através de seu celular.

Em primeiro lugar, você precisa decidir quem contatar antes de decidir como vender roupas no Instagram. Determinar quem são seus clientes-alvo é crucial para o sucesso do seu negócio. Se este não for o seu primeiro passo como marca que se pergunta como vender roupas no Instagram, garantir a vitória pode ser mais difícil.

Uma das melhores vantagens de fazer seu próprio negócio é ser o tomador de decisões sobre a forma de trabalhar e quais produtos vender. Quando se trata de vender roupas no Instagram, se você decidir vender seus pertences antigos, pode pular a etapa de decidir qual é sua linha de produtos porque já tem todos os produtos em mãos. Nesse caso, você precisa determinar seu público-alvo de acordo com os produtos que possui.

Conselho de Lonca: você pode atingir clientes com a mesma origem demográfica que você. No final das contas, espera-se que pessoas parecidas com você comprem suas roupas.

Se você já tem uma marca que vende produtos ativamente, também pode pular esta etapa e começar a ler a partir do segundo título. 

Mas, se você está começando do zero, este título será bastante benéfico para você porque todas as marcas de primeira linha têm um processo de tomada de decisão bem pensado para produtos e clientes-alvo. Esta etapa é uma base crucial para sua marca vender roupas no Instagram. Mesmo que você siga outros estágios perfeitamente, poderá falhar se negligenciar este.

Nesse caso, você deve estar se perguntando como determinar o produto de moda e o público-alvo certos que fazem compras no Instagram.

É por isso que preparamos um roteiro que você pode usar neste processo:

a. Seleção de Produtos

  1. Pesquisa de mercado: comece conduzindo uma pesquisa de mercado completa. Observe as tendências da moda atuais, estilos populares e nichos emergentes. Isso ajudará você a entender o que está em demanda.
  2. Seleção de nicho: considere focar em um nicho específico na indústria do vestuário. Pode ser qualquer coisa, desde roupas esportivas até moda vintage, roupas sustentáveis ​​ou até mesmo estilos culturais distintos.
  3. Qualidade e marca: certifique-se de que as roupas selecionadas sejam de alta qualidade. Isso gera confiança com seus clientes. Além disso, pense em como você deseja divulgar sua linha de roupas – se ela é conhecida por conforto, estilo, luxo, preço acessível, etc.
  4. Considerações sazonais: Esteja atento às mudanças sazonais. Ofereça um mix de roupas adequadas para diferentes estações, mas sempre planeje com antecedência para se manter relevante. Considerar épocas especiais é fundamental para vender roupas no Instagram com sucesso.

Mesmo que você não venda suas próprias roupas velhas, sugerimos que você venda no Instagram roupas que você usaria. O que queremos dizer com isso é escolher roupas que atendam ao seu gosto fashion. Claro, você também deve realizar pesquisas de mercado com antecedência. Porém, você deve explorar qual é a demanda pelo seu estilo de roupa e qual o preço de mercado para vender roupas no Instagram. Depois de fazer sua pesquisa, lidar com produtos que falam com você será muito mais fácil e divertido!

Uma mulher embalando os pedidos que recebeu nas vendas on-line.

b. Identificação do Público Alvo

  1. Dados demográficos: considere a idade, sexo, localização e nível de renda de seus clientes ideais. Essas informações ajudam você a adaptar suas ofertas de produtos para atender às suas necessidades e preferências específicas.
  2. Psicografia: entenda o estilo de vida, os interesses e os valores do seu público-alvo. Por exemplo, eles têm consciência ambiental, estão na moda ou procuram opções acessíveis?
  3. Análise da concorrência: estude marcas de roupas de sucesso no Instagram que atingem um público semelhante. Analise seu conteúdo, envolvimento e interações com o cliente para ter uma ideia do que funciona. Eles são exemplos vivos como guia para vender roupas no Instagram.
  4. Teste e refine: ao começar a vender, preste atenção em quais produtos são mais populares e quem são seus clientes mais engajados. Use esses dados para refinar seu público-alvo.

2. Configure sua conta do Instagram corretamenteUma mulher navegando no feed do Instagram para descobrir como vender roupas no Instagram.

Criar uma conta no Instagram é um dos principais passos para vender roupas no Instagram e temos certeza que você não precisa da nossa ajuda para abrir uma nova conta. 

No entanto, existem alguns pontos-chave dos quais você precisa estar ciente. Mesmo que pareça brincadeira de criança, configurar sua conta no Instagram corretamente o ajudará a aumentar suas vendas, pois lhe dará uma aparência profissional no Instagram. Esse é um ponto crucial para entender como vender roupas no Instagram.

Você precisa escolher um bom nome de loja feminina, ou um nome de loja de acessórios que conecte com seu público e seja fácil de pronunciar.

Se você já possui uma conta e continuará a usá-la, será necessário convertê-la em uma conta comercial. Se você não tiver certeza de como fazer isso, o guia do Instagram pode ser útil.

Se você concluiu essa etapa, vamos falar sobre como deve ser uma conta comercial profissional. 

Você precisa decidir como otimizar sua conta do Instagram antes de ganhar mais seguidores. Mesmo que as alterações que você precisa fazer nesta etapa possam variar de acordo com o tema da sua marca, há algumas questões importantes que você precisa considerar.

a. Foto do perfil do Instagram

Se você tem uma conta empresarial, ter uma foto de perfil com aparência profissional é crucial para que seus clientes o levem a sério.

A melhor maneira de fazer isso é usar o logotipo da sua marca como foto de perfil.

Se você não tiver um logotipo, poderá criar você mesmo um logotipo temporário e alterá-lo assim que tiver seu logotipo oficial.

Existem tantas ferramentas gratuitas para criar logotipos. Você pode encontrar muitos deles com uma pesquisa rápida no Google. Nossa recomendação é o serviço gratuito de logotipo do Shopify . Você pode usar essas ferramentas gratuitas ou criar do zero sozinho através do Canva usando sua criatividade. Ao decidir sobre seu logotipo, tente obter uma aparência minimalista, mas memorável. 

Existem dois pontos importantes que você precisa considerar aqui:

  1. Certifique-se de que sua foto de perfil seja reconhecível. As pessoas precisam encontrar facilmente o perfil da sua marca sem confusão. 
  2. A escala da foto do seu perfil deve ser de 110 x 110 pixels para parecer de alta qualidade no aplicativo.

b. Biografia do Instagram

I. Identidade de marca precisa

Enuncie o nome da sua marca e o que ela oferece. Certifique-se de que os usuários entendam rapidamente que você é você e o que faz. Precisão é a chave para o sucesso na venda de roupas no Instagram.

II. Expresse o valor da sua marca

Enfatize o valor incomparável que você oferece aos seus clientes-alvo. Explique os privilégios distintivos que advirão de segui-lo ou interagir com você. Convença os usuários sobre o que o diferencia de outras marcas regulares.

III. Informações de contato

Adicione informações de contato como número de telefone, endereço de e-mail profissional ou link para o site da sua marca. Isso ajudará os usuários a se comunicarem facilmente com você e a obter mais informações sobre seus produtos.

4. Chamada para ação (CTA)

Uma frase de chamariz (CTA) é um prompt que informa diretamente aos leitores o que eles precisam fazer. Adicione um CTA forte e direto que leve seus clientes em potencial a visitar seu site, comprar aqui ou seguir sua conta.

V. Palavras-chave e hashtags

Integre hashtags com marcas ao lado de palavras-chave sobre sua especialidade e setor. Isso aumentará o tráfego para sua página do Instagram e ajudará novos usuários a explorar seu conteúdo.

c. Link da biografia do Instagram

Nunca ignore a adição de um link para sua biografia do Instagram. Se você tiver um site, será muito útil para aumentar o tráfego nele. Agora é possível adicionar vários links à sua biografia. No entanto; se quiser adicionar seus links à moda antiga, você pode usar a mesma técnica que a maioria das marcas e influenciadores usavam no passado. Você pode direcionar seus seguidores para todas as suas plataformas de uma só vez. Você pode usar o Linktree para isso. Esta é a plataforma ideal para marcas que estão começando a vender roupas no Instagram.

Foto de um bom exemplo de uso de biografia para marcas venderem roupas no Instagram.

3. Faça um acordo com a transportadora

Uma pessoa preparando os pacotes para envio.

Selecionar e fazer um acordo com uma empresa de carga é crucial ao vender produtos online pelos seguintes motivos:

  1. Logística e Remessa: As empresas de carga cuidam do transporte e entrega de seus produtos aos clientes de forma eficiente e confiável.
  2. Satisfação do cliente: Entregas oportunas e seguras melhoram a experiência do cliente, levando a maior satisfação e repetição de negócios.
  3. Eficiência de custos: negociar um acordo favorável com uma empresa de carga pode ajudá-lo a otimizar os custos de envio, melhorando suas margens de lucro.

Em resumo, a parceria com uma empresa de carga garante uma entrega tranquila e econômica do produto, aumentando o sucesso do seu negócio online de venda de roupas no Instagram.

Antes de fechar um negócio, você precisa saber as informações sobre a faixa de preço médio ou características exclusivas que diferentes empresas de carga oferecem. Você pode obter informações sobre esses tópicos em nosso blog relacionado .

Lembre-se de que um acordo adequado com uma empresa de carga adequada desempenhará um papel importante no aumento do sucesso e da retenção do cliente.

4. Forneça os produtos

Imagem de um cabideiro exibindo roupas em tons neutros.

Como dissemos no início do blog, você pode pular este título se estiver vendendo suas próprias roupas de segunda mão.

No entanto, se você planeja vender roupas no Instagram como varejista, precisará comprar roupas no atacado para abastecer seu estoque. Há muitas maneiras de comprar roupas no atacado, desde eventos de moda até mercados de atacado online. Para saber mais sobre as possibilidades de fornecimento de roupas no atacado:

  • Você pode conferir nosso blog sobre plataformas online e offline para obter mercadorias .
  • Se quiser pesquisar blogs que listem fornecedores baseados em produtos, você pode verificar nossa página de blogs .

Você precisa ter uma licença de atacado de roupas para comprar roupas no atacado nos EUA. Para obter essa licença, normalmente você precisará:

  • Registre sua empresa no estado onde você faz negócios.
  • Obtenha uma licença de vendedor ou certificado de revenda.
  • Pague quaisquer taxas aplicáveis.

Os requisitos específicos para obter uma licença de atacado de roupas podem variar de estado para estado, por isso é importante consultar as autoridades fiscais do seu estado para obter mais informações.

Antes de abandonar esse assunto, queremos dar algumas dicas sobre como escolher o fornecedor certo. Este é um passo importante para vender roupas no Instagram com sucesso.

I. Reputação e Avaliações:

Escolha fornecedores com histórico positivo e boas críticas de outros compradores. Procure depoimentos ou avaliações em seus sites ou em plataformas de terceiros. Você pode simplesmente pesquisar no Google: “Análise do (nome do fornecedor)” e verificar que tipo de experiência os outros clientes tiveram.

II. Qualidade do produto:

Solicite amostras ou verifique as descrições dos produtos para garantir que a qualidade das roupas atende aos seus padrões. Isso ajuda a evitar problemas com mercadorias abaixo da média. Este é um passo muito importante para marcas iniciantes que estão descobrindo como vender roupas no Instagram. A qualidade do produto é a chave para o sucesso da sua marca.

III. Quantidades mínimas de pedido (MOQ):

Entenda os MOQs do fornecedor. Certifique-se de que eles estejam alinhados com a capacidade da sua empresa de comprar a granel.

4. Preços e condições de pagamento:

Compare preços com outros fornecedores para garantir que sejam competitivos. Além disso, esclareça as condições de pagamento, incluindo pagamentos antecipados ou opções de crédito.

V. Prazos de Envio e Entrega:

Informe-se sobre opções de envio, custos e prazos de entrega estimados. A entrega confiável e oportuna é crucial para a reputação da sua empresa na venda de roupas no Instagram.

VI. Política de devolução e garantia:

Familiarize-se com a política de devolução do fornecedor e se ele oferece garantias ou garantias para seus produtos.

VII. Comunicação e Suporte:

Certifique-se de que o fornecedor seja ágil e comunicativo. Isso é importante para responder a quaisquer preocupações ou dúvidas que você possa ter.

VIII. Conformidade e Certificações:

Verifique se o fornecedor segue os padrões do setor e possui as certificações necessárias de qualidade e práticas éticas de produção.

IX. Considerações legais:

Garantir que o fornecedor opere legalmente e cumpra as regulamentações comerciais internacionais. Verifique suas licenças comerciais e certificações.

X. Atendimento ao Cliente e Capacidade de Resposta:

Avalie o atendimento ao cliente. Um fornecedor ágil pode ajudar a resolver problemas de forma rápida e eficiente.

XI. Longevidade e estabilidade:

Considere fornecedores com histórico comprovado e histórico de negócios estável. Isto reduz o risco de interrupções repentinas na cadeia de abastecimento.

5. Tire fotos das roupas que você vai vender

Uma mulher tirando fotos dos sapatos que vende online.

Como Lonca, podemos dizer uma coisa com certeza: a imagem certa vende!

Em outras palavras, ao vender para novos clientes que não têm ideia sobre você, seu negócio ou seus produtos, as fotos de suas roupas serão o principal fator que afetará sua decisão.

Na verdade, na Lonca, observamos o desempenho de novos fornecedores na primeira semana quando os adicionamos ao nosso site. Percebemos que os fornecedores com fotos mais profissionais e em close vendiam mais do que marcas com fotos menos profissionais, embora ambas as marcas não tivessem conhecimento prévio do cliente. Essa é uma dica fundamental para marcas que estão tentando descobrir como vender roupas no Instagram.

Portanto, aconselhamos você a dar grande importância à fotografia do seu produto para vender roupas no Instagram com sucesso.

Para saber mais sobre fotografia de produtos e dicas você precisa conferir nosso blog onde explicamos como tirar fotos de seus produtos que ajudariam em suas vendas. Também fornecemos 2 métodos alternativos que você pode usar para fotografia de produtos, então não deixe de conferir.

6. Determine os preços dos produtos

Uma pessoa que faz compras online com cartão de crédito.

Determinar os preços certos dos produtos também é muito importante.

Ao definir o preço de seus produtos da maneira certa, você pode afetar seu volume de vendas e garantir a sustentabilidade de seu negócio de compras no Instagram. Você pode obter mais informações sobre os fatores que precisa considerar para definir o preço certo lendo nosso blog relacionado .

7. Envie seus produtos para o Instagram

Foto de uma jaqueta vermelha que está à venda no Instagram.

Você não precisa de um site para vender roupas no Instagram; em vez disso, você pode vender no Instagram Direct. Então, sim, você pode vender roupas pelo Instagram. Você pode conferir a página de ajuda do Instagram onde eles explicam e respondem dúvidas sobre o assunto.

No entanto, possuir um site pode ser benéfico para o seu negócio. Ao enviar seus produtos para a Instagram Shop, seus clientes poderão ver os detalhes de seus produtos e comprar diretamente. Você precisa ter em mente que deve ter um site para enviar seus produtos ao Instagram.

Caso você não tenha um site para o seu negócio, pode conferir nosso blog onde explicamos como fazer um site para vender roupas no Instagram.

Para ajudá-lo nesta etapa, recomendamos que você consulte o blog do HootSuite que explica tudo o que você precisa saber sobre o recurso de compras do Instagram.

8. Comece a vender seus produtos usando mensagens do Instagram

Um diálogo de compras online que está sendo feito via DMs do Instagram.

Como dissemos antes, você precisa de um site próprio para usar o Instagram Shop. Mas não se preocupe! Também é possível vender seus produtos no Instagram sem construir um site. Cada marca elegível que está tentando descobrir como vender roupas no Instagram pode usar mensagens diretas para solicitar taxas e obter dinheiro diretamente nesta plataforma.

Resumindo, você pode vender roupas pelo Instagram direcionando as pessoas para o seu site ou, se for um vendedor qualificado, pode vender roupas diretamente por meio de mensagens diretas do Instagram. Para saber mais sobre como vender no Instagram Direct, você pode conferir o guia oficial do Instagram onde explicam tudo o que você precisa saber.

Há um fator importante que você precisa considerar aqui. Para fazer vendas em DMs, você não precisa de uma empresa ou de um site. No entanto, como cidadão americano, existem alguns requisitos que você deve cumprir para usar o recurso Pagamentos no Chat para vender roupas no Instagram.

  • Você deve ter pelo menos 18 anos.
  • Você deve ter um documento de identidade válido emitido pelo governo.
  • Você deve ter uma conta bancária nos EUA.
  • Você deve ter uma conta profissional no Instagram.
  • Você deve vender bens ou serviços físicos que sejam legais nos Estados Unidos.

Se você atender a todos esses requisitos, poderá começar a vender usando o Instagram Direct Messaging sem precisar abrir uma empresa. É por isso que o recurso Instagram Direct Messaging é a chave para vender roupas no Instagram sem um site. No entanto, se você planeja vender um grande volume de bens ou serviços, considere formar uma empresa para proteger seus bens pessoais.

Como acreditamos que você está apenas começando, a sociedade unipessoal seria o melhor para você. Esta é a solução mais simples para marcas que estão apenas descobrindo como vender roupas no Instagram.

Neste modelo de negócios não registrado, não existe fronteira distinta entre você e sua empresa. Embora mantenha o controle total sobre os lucros, você é responsável pelo pagamento de imposto de renda sobre eles. Além disso, seus bens pessoais podem ser utilizados para liquidar dívidas comerciais ou pagar despesas incorridas devido às suas operações (por exemplo, se um cliente sofrer uma lesão durante o uso de seu produto ou serviço).

9. Anuncie sua marca

Imagem de conteúdo patrocinado para venda de roupas no Instagram.

Anunciar sua marca no Instagram é a única razão pela qual algumas marcas têm contas nas redes sociais. Com o Instagram, as marcas conseguem alcançar novos clientes, aumentar as vendas, criar consciência e criar uma comunidade. Essa ampla rede de pessoas é o que faz as marcas venderem roupas no Instagram.

Junto com a publicidade paga, você também deve fazer sua marca crescer organicamente, integrando a estratégia certa. Cultivar organicamente é um passo importante e muito útil, também gratuito! Criar um vínculo com seus clientes por meio de postagens regulares nas redes sociais é crucial para criar uma imagem confiável para sua marca. Você deve levar a narrativa da sua marca às suas contas de mídia social para vender roupas no Instagram com triunfo. Entrar com sucesso no dia a dia de seus seguidores criando bons conteúdos significa conquistar novos clientes para sua marca.

Mas não cometa o erro de confiar apenas no cultivo orgânico porque é gratuito, mas negligenciando a publicidade. Para fazer sua marca crescer organicamente, é necessário tempo e investimento financeiro. Você deve apoiar este campo com anúncios pagos porque será muito mais rápido e fácil. Depois de aumentar sua conta com publicidade, comece a criar conteúdo de boa qualidade para manter os usuários que vêm com anúncios em sua conta.

Conselho de Lonca: Em primeiro lugar, comece com o uso de Meta Ads para criar campanhas. Isso não apenas aumentará as vendas de sua marca, mas também ajudará a aumentar sua conta organicamente. Você certamente pode fazer sua marca crescer com o impulso que ganhou aqui.

Resumindo, sua principal prioridade deve ser anunciar com Meta Ads no Instagram, além de criar uma comunidade sólida por meio da criação regular de conteúdo de boa qualidade. Depois de estabilizar o crescimento da sua conta, é crucial que você cuide de ambos os campos. Ambas são estradas sem fim, mas suas prioridades podem mudar de tempos em tempos.

Para fazer isso, existem várias estratégias que você pode aplicar. Se você está se perguntando quais são essas estratégias, recomendamos que você consulte nosso blog mais recente, onde explicamos os melhores métodos para usar em sua conta de mídia social. Este blog irá aprofundar sua compreensão sobre como vender roupas no Instagram.