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Embora atualmente estejamos totalmente familiarizados com o marketing digital, até pouco tempo atrás não havia posicionamento na web, redes sociais ou mesmo Google. Por isso, é comum se perguntar qual a diferença de marketing para marketing digital.
No entanto, o fato de as ferramentas serem diferentes das usadas pelo marketing digital não significa que o marketing tradicional seja obsoleto ou não funcione, tudo dependerá do tipo de empresa e de suas necessidades.
Muitas vezes, a combinação das duas estratégias será a chave para oferecer os melhores resultados.
Por exemplo, é possível adquirir pacote de backlinks para ter mais autoridade no mundo digital, mas também é possível fazer uma publicação no jornal local para atingir um público mais específico de uma determinada região.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre qual a diferença de marketing para marketing digital, esse artigo foi preparado. Acompanhe para saber mais!
Qual a diferença de marketing para marketing digital?
O marketing tradicional, ou marketing offline, é aquele que se concentra especialmente em vendas e canais de ação por meio de mídia convencional. Vendas diretas, patrocínio, imprensa, rádio, televisão ou feiras e exposições são alguns dos canais mais comuns desse tipo de marketing para alcançar seus objetivos.
Por outro lado, o marketing digital usa as técnicas mais relacionadas ao meio digital e à Internet para desenvolver um tipo de comunicação mais direta e pessoal com os usuários. Nesse caso, os canais de ação são todos aqueles que encontramos na Internet e nas redes sociais: mecanismos de busca, marketing por e-mail, chatbot…
Levando em conta essas definições, analisamos algumas das principais diferenças entre os dois tipos de marketing.
Comunicação em marketing
A comunicação em marketing digital é um dos aspectos que mais difere do tradicional. Nesse caso, a comunicação é interativa, bidirecional e mais imediata, o que permite que a empresa e os clientes tenham um relacionamento mais fluido e confiável, o que também aumenta a credibilidade na marca.
Além disso, graças a todas as informações oferecidas pela Internet, a comunicação com os clientes se torna muito mais personalizada.
Por outro lado, no marketing tradicional, a comunicação realizada é mais linear e unidirecional, já que o usuário é totalmente passivo.
A mensagem é dirigida aos usuários por meios frios com o objetivo de influenciar sua decisão de compra. Essa mensagem geralmente é feita na forma de uma história para os clientes.
A comunicação de ambos os tipos está ligada à segmentação do público-alvo. No marketing tradicional, a segmentação é baseada em atributos como idade, local de origem, sexo ou salário.
Enquanto na segmentação de marketing digital, embora também leve em conta os atributos tradicionais, é feita especialmente prestando atenção aos interesses de seus clientes e às características demográficas.
Análise de marketing
Outra diferença e vantagem do marketing digital em comparação com o marketing tradicional é que ele é mensurável.
O site nos permite trabalhar com ferramentas para medir ações de forma rápida e precisa. Por exemplo, podemos investigar nossas opiniões de mercado ou de clientes por meio de pesquisas on-line ou comentários nas redes sociais.
As ferramentas de medição do marketing tradicional estão longe de ser imediatas ou fáceis de comparar.
A rentabilidade em ambos os campos é outro fator a ser levado em conta.
O marketing tradicional não requer um grande gasto econômico para atingir seus objetivos, o que leva a ser uma opção muito útil e eficaz para pequenas e médias empresas que não podem se dar ao luxo de um grande investimento em uma campanha na mídia fria.
No entanto, isso não significa que o marketing digital sempre possa ser feito gratuitamente, já que, à medida que a empresa progride e mais específica para suas necessidades, será necessário ter os serviços de uma empresa especializada em SEO e marketing online.