Tempo de leitura: 4 minutos
Sua empresa pode se transformar numa espécie de imã de ferrite, aproximando e retendo os principais talentos, ao perceber que a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho são fundamentais.
Ou seja, isso vai além da missão, visão e valores, pois traz consigo uma carga de consciência e ética que só os grandes gestores vislumbram. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
A importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho
A diversidade e a inclusão têm se tornado temas cada vez mais importantes no ambiente de trabalho, e não é difícil entender o porquê. Uma empresa que valoriza e promove esses detalhes não apenas é mais justa, como também é mais inovadora, criativa e competitiva.
Ou seja, uma empresa de botoeira ponte rolante, deve pensar neste acessório que permite o controle da movimentação e todas as suas funcionalidades e composições, mas ir além!
A diversidade se refere à variedade de características individuais que os funcionários trazem para o ambiente de trabalho, como etnia, gênero, orientação sexual, idade, religião, cultura, habilidades e experiências.
Já a inclusão se refere a um ambiente de trabalho que valoriza e acolhe todas essas diferenças, criando oportunidades iguais para todos e promovendo a colaboração e a participação de todos os funcionários.
Pesquisas referentes ao tema que engrandecem o debate
Um estudo recente revelou que empresas com maior diversidade étnica e cultural entre seus colaboradores têm um desempenho financeiro 33% melhor do que as empresas menos diversas.
Além disso, se promover a inclusão, certamente será mais competitiva, pois conseguirá atrair e reter talentos que trazem novas perspectivas e ideias para a empresa. Outra pesquisa, realizada em Harvard, apontou que aquelas marcas que valorizam esses detalhes citados têm mais chances de inovar e lançar produtos que atendam às necessidades dos clientes.
Então, se sua marca de fita para acabamento em mdf conta com um time integrado, diverso e dinâmico, suas chances de chegarem ao topo aumentam. Isso porque pessoas com diferentes origens e perspectivas têm mais chances de identificar oportunidades de negócios e soluções criativas para problemas.
E não para por aí! É possível melhorar o clima organizacional e a satisfação dos funcionários dentro de um ambiente que promove a sensação de pertencimento e respeito, o que pode fortalecer a motivação, a produtividade e o engajamento dos colaboradores.
No entanto, todos esses detalhes (que deveriam ser naturais) ainda são um desafio para muitas empresas. É comum que gestores e recrutadores sigam, mesmo que inconscientemente, determinados padrões que favoreçam a contratação de pessoas que se parecem com eles mesmos.
Isso é problemático e pode levar a uma falta de diversidade nos quadros da empresa. Além disso, também é comum que outras tenham políticas e práticas que excluam ou se afastem de determinados grupos, como mulheres, negros, LGBTs e pessoas com deficiência.
Por isso, é fundamental que, desde os primeiros dias, sua marca adote políticas e práticas que vão ao encontro desse tema. Isso pode incluir:
- A adoção de metas e indicadores de diversidade;
- A revisão dos processos de recrutamento e seleção para eliminar qualquer ineficiência na entrevista;
- A promoção de programas de capacitação e desenvolvimento para funcionários de todos os perfis e;
- A criação de um ambiente de trabalho inclusivo, que valorize e acolha a diversidade de seus funcionários.
Comparativamente, assim como o flow rack facilita a movimentação de caixas e outros materiais dentro do setor de estoque, perceberá que haverá maior fluidez e alegria no dia a dia de todos aqueles que vestem aquela camisa.
No entanto, a promoção da diversidade e da inclusão não deve ser vista como uma ação pontual, mas sim como uma mudança cultural profunda e duradoura. As empresas precisam estar dispostas a questionar seus próprios preconceitos e a reconhecer a importância de promover a igualdade e a justiça para todos os seus funcionários.
Em pleno 2023, não há mais espaço para algo tão arcaico, pouco inteligente e desprezível quanto o preconceito ou a crença de que um é melhor que o outro por conta da cor da pele ou da classe social.
Se você está fazendo uma entrevista de emprego e percebeu que esse é o viés daquele local, saia o quanto antes.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.