A importância de comunicar um profissional que ele não passou no processo seletivo

Tempo de leitura: 5 minutos

O processo seletivo costuma ser uma tarefa complicada para todas as partes, pelo lado dos profissionais, muitos ficam angustiados ao esperar uma resposta, apostando todas as suas fichas e até mesmo passando noites em claro aguardando que a empresa o comunique sobre o que aconteceu e qual é a sua decisão.

Já por parte da corporação, escolher um profissional entre vários potenciais que possuem qualidade sempre é uma tarefa complicada, mas mais do que a escolha, a comunicação da decisão é o que muitas vezes é o mais difícil de ser feito, essa definitivamente não é uma ação simples como quando o compressor de ar industrial realiza a captação de ar e transforma em ar comprimido, muito pelo contrário.

Essa é uma tarefa extremamente delicada, no qual o profissional de RH tem que ter um ótimo manejo e deve saber lidar bem com as pessoas, o problema é que, esse medo de anunciar uma decisão negativa acaba muitas vezes, fazendo com que o profissional não seja comunicado. 

Mas quais as consequências deste silêncio? Qual a importância de comunicar um profissional que ele não passou no processo seletivo? No texto de hoje, iremos mostrar para você mais sobre essa situação delicada que acontece em todos os negócios, bora conferir? Então vamos lá!

Porque a empresa deve informar um profissional que não passou no processo seletivo?

Acredite, ninguém gosta de dar uma notícia negativa, é claro que, falar para um profissional que ele não foi aprovado durante um processo seletivo é uma tarefa complicada e grande parte dos recrutadores não quer fazer, mas ao mesmo tempo, ela é necessária. 

Por mais que o tempo seja escasso, ou tenham sido muitas pessoas para serem informadas, o feedback relacionado a situação é algo fundamental em diversos pontos diferentes.

Escolher entre duas pessoas, assim como escolher o melhor avental de chumbo, não é uma tarefa fácil, mas é necessária! Abaixo, separamos alguns motivos que fazem essa comunicação ser tão importante para qualquer empresa, confira!

Deixa a porta aberta

Dar um feedback negativo é doloroso para ambos os lados, porém, ao fazer isso, você deixa uma porta aberta para o futuro com aquele candidato, afinal não é porque deu errado naquele momento que necessariamente nunca vai dar.

Realizar essa comunicação faz com que você deixe um clima saudável e que o profissional considere uma potencial parceria no futuro, de acordo com pesquisas da Global Talent Trends, um feedback construtivo faz com que a chance do empregado atuar na empresa no futuro aumente cerca de 4 vezes. 

É sempre importante deixar as portas abertas e mostrar que o seu negócio pode dar uma nova oportunidade para aquele profissional que tanto chamou a atenção mas infelizmente, acabou sem a vaga desejada. 

Gera confiança na visão popular

Comunicar a um profissional que ele não passou no processo seletivo é uma missão árdua, mas em contrapartida extremamente recompensadora, inclusive para a visão que as pessoas têm em relação ao seu negócio. 

Os profissionais recusados tendem a respeitar a sua escolha e aceitá-la mesmo que de forma lenta, o que resulta em uma certa aprovação, até mesmo quem olha de fora como os seus clientes, podem olhar de uma forma diferente para quem dá ou não os feedbacks da forma correta, assim como olham para uma empresa que realiza ou não, o descarte de lixo eletrônico

O boca a boca também é algo que vale a ser destacado, vivemos em uma era digital onde as informações se espalham de maneira viral, então, uma empresa que não conversou após um processo seletivo pode ser vista sob olhares negativos, e com a notícia se espalhando rapidamente, isso pode prejudicar a sua imagem. 

Ninguém quer ter uma imagem arranhada, certo? Então lembre-se que isso pode afetar e muito a forma como as pessoas enxergam a sua empresa, gerando até mesmo recusa de novos colaboradores ingressarem dentro dela. 

Situa o candidato

Por fim, talvez o motivo mais forte seja justamente o fator humano, comunicar alguém se ele passou ou não em um processo seletivo ajuda a aliviar um peso que pode ficar nas costas da pessoa durante dias ou até mesmo semanas.

O silêncio e a ausência de novidades podem gerar ansiedade para o candidato, apreensão e fazer com que eles passem noites em claro esperando uma resposta, que muitas vezes pode nem chegar, o que pode até mesmo afetar a saúde mental de alguém. 

Por tanto, dar a notícia acaba com esse “sofrimento”, mesmo que negativa, é melhor ele ter uma resposta do que ficar esperando com esperança, algo que não vai chegar, por isso, situar o candidato acaba sendo tão importante tanto para a empresa quanto para a pessoa.

Como dar um feedback negativo após o processo seletivo?

A tarefa não é fácil, porém deve ser feita! Nada de passar uma embaladora filme pvc em cima do assunto e deixá-lo de lado, é preciso comunicar e falar para o profissional que ele não está qualificado naquele momento para trabalhar na sua empresa, mas como fazer isso?

Bom, existem várias formas de executar essa ação, primeiro você pode enviar um e-mail ou uma mensagem por Whatsapp informando que ele não passou, segundo é possível fazer isso por ligação telefônica e terceiro por uma videochamada.

Qualquer uma que for a sua escolha, procure informá-lo de maneira construtiva, explique os pontos da sua empresa, e dê um feedback de como ele foi, isso vai ajudá-lo a melhorar nas próximas tentativas e pode ser de grande valor para aquele profissional. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso não tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.