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A eficácia dos processos de recrutamento e seleção está diretamente ligada a ter disponível um banco de currículos organizado e gerenciado de forma correta.
Nenhuma empresa poderá sobreviver se não possuir um intercâmbio de informações, qualquer que seja a área em que atue, porque viverá em um mundo que se encontra em uma fase de evolução, transição e transformação que afeta o indivíduo, a empresa e a própria sociedade.
O banco de currículos deve ser idealizado com a finalidade de atender as necessidades da empresa e o primeiro problema é definir essas necessidades.
Dentro da empresa existe, portanto, a necessidade de se definir o processo de fixação de tecnologia, através das áreas de pesquisas, planejamento e de montagem de uma infra-estrutura apropriada, geradora de documentos atuais dentro da área em que opera.
A necessidade da centralização da informação e documentação relacionadas ao banco de currículos é fundamental, a fim de que os colaboradores que manipulam essa informação, dirijam-na, sob um critério padrão e responsável.
Os objetivos devem ser os mesmos, compreendendo a racionalização do trabalho do profissional fazendo com que a informação chegue rápida, concisa e eficiente aqueles que dela necessitam.
Para tanto, o gerenciamento do banco de currículos deve acontecer utilizando a uniformização da linguagem, classificação, manipulação e codificação das informações.
A organização e correta manipulação dos dados confere mais eficiência às ações da empresa, otimizando tempo e, consequentemente gastos desnecessários.
Se o banco de currículos não estiver devidamente gerenciado, a empresa corre o risco de investir em recrutamento e seleção de forma desnecessária buscando novos candidatos, quando na verdade já existem no banco.
Seguindo simples etapas de organização e guarda de informações, a empresa poderá planejar melhor as etapas do processo.
Organizando um Banco de Currículos
Num primeiro momento, separe os currículos em dois grupos: os currículos das pessoas que foram contratadas e os daqueles que não o foram.
Num segundo momento, dentro do primeiro grupo de currículos (das pessoas que foram contratadas), separe os que pertencem a funcionários que ainda estão na empresa daqueles das pessoas que já saíram (ex-funcionários).
Prepare um dossiê de cada funcionário da ativa, começando pelo currículo, cópia do contrato de trabalho, cópia da CTPS, exames admissionais, outros documentos, etc.
Os outros currículos, organize-os em ordem alfabética.
Com relação ás entrevistas de seleção, o mais necessário é as descrições de cargo e função que especifica as responsabilidades e as atividades inerentes.
Exemplificando: se sua empresa precisa contratar uma secretária, é necessário ter, por escrito, quais as funções e atividades que ela terá que desempenhar e os requisitos mínimos (escolaridade, experiência, perfil) que ela terá que preencher.
Buscando no banco de currículos e comparando as informações das candidatas com a descrição de cargo/função e também com base nas entrevistas, ficará mais fácil a escolha da melhor candidata.
Caso não exista, é importante elaborar uma lista das funções e dos cargos da empresa, solicitando aos funcionários de cada atividade que, por escrito, descrevam tais funções e cargos, com base nas atividades que exercem e responsabilidades que possuem.
Isto facilitará a compilação dos manuais de cargo/função necessários para elaborar e organizar seu banco de currículos.
Importância do Banco de Currículos na Empresa
No mundo corporativo, a importância dos colaboradores está devidamente reconhecida, fazendo parte da estratégia de obter melhores resultados frente aos concorrentes, buscando cada vez mais atrair e reter talentos.
Dentro desta realidade, os processos de recrutamento e seleção também se transformaram em instrumentos fundamentais para a composição de grupos altamente capacitados e, como consequência, para a melhoria das organizações.
Mas, um recrutamento eficiente irá depender da empresa possuir um banco de currículos que esteja bem constituído e sistematizado, facilitando encontrar os profissionais capazes e que possuam o perfil desejado pela empresa.
É possível fazer um bom gerenciamento do banco de currículos utilizando algumas estratégias que irão garantir uma análise prática, ágil e efetiva, criando um diferencial para a empresa se colocar à frente da concorrência.
Conheça as estratégias de maior importância e que farão toda a diferença no momento da contratação, facilitando a tarefa do RH, revertendo em diminuição de custos e tempo.
- Definir uma forma específica para armazenar os currículos
- Possuir formulário padrão no site da empresa
- Manter atualizado o banco de currículos
- Catalogar as informações por grupos / subgrupos
- Fazer backups das informações
- Criar um banco de talentos interno
Ter um banco de currículos bem organizado significa não perder talentos!
Benefícios do Banco de Currículos
Não só no ambiente de trabalho mas em todas as áreas da vida, as pessoas que sempre estão em destaque são as que agregam a maior quantidade de competências prontas para criar, inovar e gerar resultados.
Sendo assim, um dos maiores benefícios da empresa possuir um banco de currículos é poder captar as pessoas que possuem inteligências múltiplas, conhecendo a força de trabalho em potencial, os pontos de excelência e insuficiência, no momento de possível contratação.
De que adianta a empresa investir em alta tecnologia e não ter profissionais preparados para as exigências do mercado de hoje?
Mantendo um banco de currículos, as possíveis substituições serão feitas de forma mais ágil e eficaz, facilitando a tomada de decisões em processos sucessórios.
Às vezes, novas equipes internas são formadas a partir de contratação específica, melhorando os déficits, utilizando planos de treinamento e desenvolvimento entre outros.
Software de Banco de Currículos
Existem várias soluções para automatizar esta tarefa, sendo que algumas dessas ferramentas são exclusivas e personalizadas, diretamente na página da empresa na Internet, incluindo a publicação de vagas, de fácil configuração.
Possuem campos do currículo e respectiva obrigatoriedade de preenchimento pelo candidato, conforme a política adotada pela empresa.
Por exemplo: informações pessoais, histórico educacional, experiências, conhecimentos específicos, habilidades, atitudes dos profissionais e outras informações específicas desejadas.
Os currículos podem ser armazenados durante o período que a empresa necessitar e a limpeza da base de currículos pelo usuário é bastante simples.
A maioria possui também a opção do currículo interno, onde a empresa parametriza as informações desejadas no currículo dos profissionais e possibilita a manutenção pelo próprio empregado através de autosserviço.
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