Tempo de leitura: 2 minutos
Atualmente, não vivemos sem nosso smartphone. Para a maioria das pessoas, este é o principal dispositivo de comunicação. Assim, essa facilidade torna o celular uma ferramenta essencial para que os recrutadores cheguem até ótimos candidatos, pois sabe-se que é bem provável que eles façam uso de um aparelho com sistema iPhone ou Android.
Contudo, aqui reside o problema. Esses aparelhos são chamados de smartphones por uma razão: mostrar quem deseja se comunicar com você.
O que você faz quando você recebe uma chamada em seu celular de um número que não reconhece ou de um número privado?
Ou você atende a chamada ou recusa e deixa ir para caixa postal. Se você for muito curioso, pega o número e faz uma busca rápida no Google para verificar sua origem.
Porém, muitas empresas mascaram seu número quando fazem a ligação de recrutamento. Dessa forma, o candidato, muitas vezes, fica sem sabem quem desejaria entrar em contato.
Então o que você, como um recrutador, deve fazer para levar as pessoas a atender suas chamadas, afinal, eles precisam ouvir o que você tem a dizer, certo?
Siga nossas 3 dicas que irão ajudar os candidatos a atender e retornar suas chamadas:
- Ligue de seu celular (ou celular corporativo) ao invés de um telefone fixo. Dessa forma, o candidato poderá retornar a ligação ou, até mesmo, conversar com você por um aplicativo de mensagem instantânea como o WhatsApp;
- Primeiramente, envie um SMS avisando que irá ligar e o motivo. O SMS funciona como um pré-aviso de que você entrará em contato. Você também pode mandar um e-mail ao invés da mensagem;
- Use as redes sociais para fazer um primeiro contato antes de ligar. Pense em todos os tipos de aplicativos de mensagens instantânea e mídias sociais que você poderia usar, como o Facebook Messenger, Hangouts, WhatsApp, Snapchat, iMessage, Twitter, LinkedIn e etc.
Devo salientar que essas artimanhas não irão substituir o ato de fazer o telefonema, mas irá ajudá-lo a entrar em contato com o candidato.
Você pode pensar que isso soa um pouco exagerado, mas a tendência é que cada vez mais as pessoas usem menos o celular para fazer e receber ligações, e, talvez, isso já até esteja acontecendo.
E no mundo digital em que estamos hoje, você não irá querer perder a oportunidade de recrutar um ótimo candidato por não ter conseguido falar com ele para marcar a entrevista, não é?
Assim como as relações de trabalho mudaram com a internet, o modo de recrutamento e seleção também passaram por modificações e ajustes concomitantes com a tecnologia. Siga as tendências e colha os frutos de um ótimo recrutamento.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.