Tempo de leitura: 4 minutos
Pode ser difícil, a princípio, entender como o marketing e o RH podem trabalhar juntos e, principalmente, oferecer resultados eficazes para os dois lados.
Isso não apenas é possível, como diferentes empresas estão utilizando essa combinação para fazer os negócios darem certo e, principalmente, oferecer os resultados tão esperados.
Afinal, quando pensamos diretamente sobre o assunto, a grande finalidade dos dois é engajar o seu público, não é mesmo?
Está interessado em saber um pouco mais sobre como isso funciona? Vem com a gente!
O que o Marketing pode aprender com o RH?
As pessoas que trabalham diretamente com o RH tem uma função importante para qualquer estratégia de marketing, que é o jeito diferenciado de lidar com as pessoas.
Como toda estratégia de marketing digital baseia os seus objetivos no relacionamento com o seu público, saber lidar com diferentes pessoas, assim como com as suas expectativas, pode ser uma grande vantagem dentro do marketing.
Além disso, muitos funcionários da área de Recursos Humanos são formadas em psicologia, o que é uma maneira dos profissionais de marketing terem um maior conhecimento a respeito do que as pessoas pensam e o que procuram.
Dessa forma, é possível inserir esse novo conhecimento na criação das campanhas e conteúdos que são produzidos para o seu público. Ter esse maior direcionamento pode influenciar diretamente nas vendas e, principalmente, no fluxo de caixa.
Uma das principais estratégias do Inbound Marketing, por exemplo, é atrair e fidelizar os seus clientes. Através dos entendimentos dos Recursos Humanos, é possível compreender como o relacionamento entre empresa e cliente deve ocorrer, para que seja mais eficaz.
O que o RH pode aprender com o Marketing?
Não é apenas o marketing que pode aprender muito a otimizar os seus negócios, não é mesmo? A área de Recursos Humanos é ampla, está diretamente conectada com todas as outras áreas da empresa, o que mostra como pode, também, aprender com o Marketing.
Uma das grandes vantagens de qualquer estratégia de marketing, seja o Inbound, de conteúdo ou marketing multinível é que todos os seus dados são mensuráveis.
Entender como o marketing lida com os dados e, principalmente, conseguir trazer isso para o RH da empresa pode ser muito benéfico.
Ou seja, é possível que a área de Recursos Humanos consiga coletar dados a respeito das ações que realizam dentro da empresa, assim como criar a iniciativa de bonificação por meta batida dos funcionários.
Além disso, o marketing está muito familiarizado com a segmentação de seus clientes. Isso é algo que o RH poderia aproveitar para a sua otimização.
A partir do momento que o RH começa a segmentar os seus candidatos e, principalmente, as vagas que podem oferecer.
Muitas vezes, quando vemos a página de divulgação de vagas de uma empresa, por mais diferente que elas sejam, as suas descrições normalmente são sempre as mesmas.
Entretanto, para atrair pessoas qualificadas e verdadeiros talentos, a área do RH pode aprender um pouco com o Marketing de Conteúdo, produzindo descrições específicas para cada área, de maneira que seja mais atrativa aos candidatos.
Coloque em prática!
Para uma empresa, é essencial que as diferentes áreas conversem entre si e, principalmente, que os seus colaboradores se deem bem, não é?
Isso não precisa ser tão complicado como parece. A próxima vez que for realizar reuniões com a equipe, é interessante fazer com as diferentes áreas em conjunto, para que eles possam entender quais são os pontos fortes de cada equipe, assim como de quais maneiras podem melhorar.
Além disso, graças a associação das duas áreas, é possível garantir uma maior integração interna, o que influencia diretamente no trabalho em qualquer área.
A automação de marketing pode influenciar diretamente nos trabalhos realizados pelo RH, principalmente por conta da sua otimização.
Da mesma maneira, o RH consegue mostrar aos colaboradores da área de marketing diferentes formas de chegar ao seu público, entender o que eles pensam e quais são as suas necessidades.
Essas estratégias não parecem ser de outro mundo, não é mesmo? Viu como as vantagens para os dois lados podem ser grandes? Esse é o momento de planejar essa nova etapa da empresa!
Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Redatora na Ideal Marketing