Como fazer Indexação Instantânea no Google (Instant Indexing)

Tempo de leitura: 7 minutos

E foi-se o tempo em que o Google levava meses, até mesmo anos, para indexar um artigo ou conteúdo na internet. Eu digo às pessoas que o Google parece mais uma rede social do que uma rede de pesquisa. As pessoas riem de mim, mas eu sou o único que pensa desse jeito. E digo isso porque o Google se comporta mais como uma rede social do que como uma rede de pesquisa. Ele já possui o recurso Stories e indexa artigos quase que imediatamente. No entanto, isso não é mágico; há configurações que você precisa fazer. Nesse vídeo, vou ensinar uma dessas configurações.

(00:40) Aqui, agora temos o recurso chamado Instant Indexing, traduzido como indexação instantânea. Isso é incrível, vou até mostrar para vocês e provar que realmente acontece. Estou aqui com meu celular aberto para vocês verem. Quando eu abro o aplicativo do Google no meu celular, eu vou para essa tela embaixo, nesses artigos que aparecem, que você já sabe o que é, na seção Discovery. Se você acompanha meu canal, já sabe qual é o assunto. Aliás, você pode assistir algumas aulas para entender o que é o Discover e como os artigos aparecem nesse aplicativo do Google. Se você olhar aqui, por exemplo, esse site aqui teve um artigo indexado em 6 horas, e há 6 horas essa pessoa fez esse artigo e ele apareceu aqui. Esse outro aqui foi feito há 14 horas. E esse outro já tem algum tempo, mas eu queria mostrar para vocês isso aqui. Mesmo assim, em apenas um dia, você já percebe que o funcionamento é diferente.

(01:57) Se você quer trabalhar com o tráfego orgânico do Google, você precisa entender essas coisas. Você precisa entender o que eles cobrem, o que é a indexação instantânea, o que são as web Stories, como configurar o Google Analytics, entre outras coisas. Agora, vou ensinar para vocês como configurar o Instant Indexing para que você consiga enviar os artigos mais rapidamente e ter suas páginas indexadas mais rapidamente, aumentando as visitas no Google Analytics e tudo mais. Dentro do meu canal do YouTube, você encontra todas essas aulas.

(02:31) Antes de mostrar minha aula de hoje, vou recomendar algumas aulas para vocês. Aqui está o meu canal. Quais são as aulas que você precisa assistir para se posicionar bem com o seu blog? A primeira aula é sobre o Search Console. Inclusive, foi uma aula mais antiga. Então, aqui está. Foi feita há 5 meses, sobre como inserir o Search Console e os sitemaps. A primeira aula que você deve assistir. Depois, você vai assistir o “Guia Definitivo do Web Stories” e, em seguida, a aula sobre o “Google Discovery” e como cadastrar o site no Google News. Depois de fazer tudo isso, vou ensinar o Instant Indexing, que é o tema desta aula.

(03:09) Este é um plugin no WordPress. Eu uso o WordPress para o meu site, por isso é um pouco mais fácil para mim. Se você estiver usando o WordPress, é importante que você siga as aulas. Se você não estiver usando o WordPress, infelizmente, esta aula não será útil para você, pois vou usar esse recurso específico do plugin chamado Rank Math. Mas não vou ensinar sobre o plugin, vou apenas usar um recurso específico dele que pode ser usado sem as outras coisas. Então, ele é um plugin. Vamos abrir um site de exemplo aqui. Vou usar um site WordPress para demonstrar.

(04:27) Do lado esquerdo, clicarei em “Plugins” e vou instalar esse plugin. Vou adicionar novo e você fará exatamente o mesmo procedimento. Pesquise por “Instant Indexing”. O Google fará a indexação automática dos seus artigos, mas com esse recurso, você acelera o processo. É muito melhor ter isso do que ficar esperando pelo robô do Google. Assim, você pode ter um tráfego muito mais rápido em seu blog. É inteligente e interessante. Mas coloque-o no que você está fazendo. Vamos instalar e prosseguir com o processo.

(05:07) Depois de instalar o plugin, ative-o. Vai aparecer aqui ao lado esquerdo, “Rank Math”. Você não precisa mexer em nada aqui. Não precisa mexer em nada, apenas ative. Peça para instalar o Sitemap também. Às vezes, eu uso o Yoast SEO, mas estou instalando isso aqui agora. Pode dar conflito com o Sitemap, então esteja ciente disso. Vamos ativar isso. OK. Agora, vou mostrar como configurar a indexação instantânea. Vou abrir o Instant Indexing aqui ao lado esquerdo. Precisamos adicionar uma chave de API aqui, um pequeno código. Também vamos selecionar algumas opções de Sitemap para testar.

(05:40) Para chegar até aqui, você precisa acessar o Console do Google. Anotem este link: cloud.google.com. Vou deixar este link na descrição do vídeo. Acesse o site e crie uma conta se você ainda não tiver. Agora, vamos criar uma propriedade. Clique em “Novo Projeto” e dê um nome para o seu site. Eu vou chamar o meu de “Decoração Brasil”. Tenha certeza de que está criando um projeto correto, pois às vezes cometo o mesmo erro. Agora, vou criar uma conta de serviço. Ela estará em branco. Clique em “Criar Conta de Serviço” e dê um nome ao seu blog. Vou chamar de “A Filipe”. Clique em “Criar” e prossiga.

(06:15) Em relação ao acesso, conceda acesso de proprietário. Selecione a opção “Acesso Rápido” e clique em “Continuar”. Depois disso, você pode clicar em “Concluir”. Não precisa fazer mais nada. Você será direcionado para uma área em que precisará salvar um e-mail. Este e-mail precisa ser salvo em um bloco de notas, pois vamos configurar tudo de uma vez. Este e-mail estará dentro da conta de serviço aqui. Então, já salve-o porque vamos precisar dele. Feito isso, clique em “Fechar” e volte para o seu site.

(06:49) Agora, vamos configurar a chave de acesso. Vou abrir um site de exemplo aqui, um site WordPress.

No lado esquerdo, clique em “Plugins” e instale o plugin. Vá para “Adicionar novo” e pesquise por “Instant Indexing”. Encontre o plugin adequado e clique em “Instalar”. Após a instalação, clique em “Ativar” para ativar o plugin.

Agora, você precisa configurar o plugin. Clique em “Configurações” no menu à esquerda e selecione “Instant Indexing”. Aqui, você precisará adicionar a chave de API que você salvou anteriormente. Cole o código da chave na opção “Escolher arquivo” ou insira manualmente.

Em seguida, você precisa selecionar as opções de Sitemap que deseja indexar mais rapidamente. Selecione “Posts” se você atualiza seus posts com frequência. Se você atualiza constantemente as páginas, selecione “Páginas”. Lembre-se de que há um limite para as consultas do Google, então selecione apenas o que for necessário. Marque as opções desejadas e clique em “Salvar alterações”.

Ainda não está funcionando completamente. Agora você precisa usar o e-mail que salvou anteriormente. Volte para o Search Console. Clique em “Configurações” e vá para “Usuários e permissões”. Certifique-se de ter a permissão de proprietário para adicionar um novo usuário como proprietário. Adicione o e-mail que você salvou e defina a permissão como “Proprietário”. Clique em “Adicionar” para conceder acesso proprietário ao Google Cloud.

Após salvar as alterações, retorne ao plugin Instant Indexing e clique em “Testar” para verificar se tudo está funcionando corretamente. Se a mensagem de sucesso aparecer, parabéns! Seu site agora está integrado ao mapeamento do Google, o que favorece a indexação.

Lembre-se de salvar todas as alterações feitas e testar o envio de um novo artigo para verificar se está sendo indexado corretamente. O processo pode parecer complicado, mas seguindo o passo a passo, você conseguirá configurar o Instant Indexing com sucesso.

Fique à vontade para deixar um comentário se tiver alguma dificuldade durante o processo. Estarei aqui para ajudá-lo.