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Considerar o comportamento do candidato é a melhor forma de prever o desempenho dele na empresa. Portanto, não perca o tempo precioso da entrevista de recrutamento para fazer perguntas hipotéticas.
Se você fizer as perguntas certas, terá informações concretas para entender o comportamento do candidato e como ele irá agir em situações específicas.
Em primeiro lugar, identifique os comportamentos básicos que você gostaria que os seus candidatos tenham.
Em seguida, você pode então selecionar as perguntas que atendem as suas necessidades que estão na lista abaixo.
Lembre-se de avaliar todos os candidatos com os mesmos critérios comportamentais! Confira as perguntas para diversos tipos de situações:
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Capacidade de lidar com estresse
- Qual foi a situação mais estressante que você já se viu no trabalho? Como você lidou com isso?
- Que atitude você já teve para evitar que uma situação se tornasse muito estressante para você e seus colegas?
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Adaptabilidade
- Conte-me sobre uma situação em que você teve que se ajustar às mudanças sobre as quais você não tinha controle. Como você lidou com isto?
- Conte-me alguma situação em que foi preciso você se ajustar ao estilo de trabalho de um colega ou chefe para atingir um objetivo maior em prol da empresa?
- Como foi a sua transição da escola para a universidade? Você enfrentou algum problema ou dificuldade? Se sim, como você lidou com eles?
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Habilidades analíticas (resolução de problemas)
- Descreva o projeto ou situação que melhor demonstra suas habilidades de resolução de problemas dentro da empresa. Qual foi seu papel?
- Você já teve que fazer analises para recomendar algo ou alguém em seu antigo trabalho? Que tipo de pensamento você passou? Sua recomendação foi aceita? Se não, porquê?
- Conte-me sobre uma situação onde você teve que resolver um problema difícil. O que você fez? Qual foi o resultado? O que você gostaria de ter feito de forma diferente?
- Quais os passos que você segue para estudar um problema antes de tomar uma decisão? Por que você faz essas escolhas?
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Atenção aos detalhes
- Qual o processo que você usa para analisar os detalhes de um trabalho ou cliente?
- Dê um exemplo de alguma situação em que você descobriu um erro que um colega deixou passar. Qual o resultado de sua descoberta?
- Você já se sentiu confuso com o pedido de um cliente ou de seu chefe? Que medidas você tomou para esclarecer suas dúvidas?
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Foco no Cliente / orientação para o cliente
- Você já teve que lidar com um cliente insatisfeito/ irado ou nervoso? O que você para resolver a situação?
- Você já teve um cliente repassado a você por um colega ou chefe? Que medidas você tomou para estabelecer um bom relacionamento e ganhar a confiança desse cliente?
- Dê um exemplo em que uma situação conflituosa com o cliente em que tenha corrido tudo bem no final. Qual sua contribuição para que tudo tenha dado certo?
- Dê um exemplo de uma situação em que você se empenhou para garantir que seu cliente recebesse o melhor serviço possível. Quais as medidas que você tomou?
- Você já saiu em defesa de um cliente para se gestor ou chefe? Conte-me o que aconteceu.
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Comunicação
- Conte-me sobre uma experiência sua de sucesso em uma apresentação ou discurso. Que estratégias você usou para convencer seu chefe ou colegas de trabalho?
- Você já teve que se apresentar em grupo sem nenhuma preparação, ou seja, totalmente no improviso? Como você lidou com essa situação e conseguiu se sair?
- Alguma vez você já teve que “vender” uma ideia a seus colegas de trabalho? Como você fez isso?
- Você já viveu uma situação em que você foi capaz de se comunicar com sucesso com uma outra pessoa, mesmo quando você teve diferenças ou antipatia com essa pessoa (ou vice-versa)?
- Que obstáculos ou dificuldades você já enfrentou em comunicar suas ideias com um superior?
- Você já teve que usar sua habilidade de comunicação escrita no trabalho? Como você se saiu?
- Quando você escolheu comunicar ou tratar de um assunto pessoalmente ao invés de por e-mail, você considerou que foi mais rápido e eficaz?
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Criatividade
- Quando foi a última vez que você pensou “fora da caixa”, isto é fora de sua zona de conforto? E como e por quê você fez isso?
- Conte-me sobre um problema que você resolveu de uma forma diferente e única? Qual foi o resultado? Você ficou satisfeito com sua atuação?
- Dê-me um exemplo de quando você trouxe uma nova ideia para sua empresa. Qual foi sua estratégia para apresentar o seu ponto de vista?
- Quando você trouxe uma ideia inovadora a sua equipe, como você foi recebido?
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Tomando uma decisão
- Você já teve que tomar uma decisão, mas não tinha todas as informações necessárias para isso? O que você fez?
- Dê-me um exemplo de um momento em que você teve que se rápido em uma tomada de decisão. Que obstáculos você enfrentou?
- Qual é a decisão mais difícil que você já teve que tomar no trabalho? Como você chegou a essa decisão? Qual foi o resultado?
- Dê-me um exemplo de uma decisão que você tomou e se arrependeu. O que aconteceu?
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O estabelecimento de metas
- Dê-me um exemplo de um objetivo importante que você definiu em sua carreira e conseguiu alcançar. Como você superou os obstáculos para atingir o que queria?
- Você possui um objetivo profissional que ainda não alcançou? Como você se sente em relação a isso?
- Como você defini metas de curto e longo prazo tanto para você quanto para sua equipe de trabalho? Que medidas você toma para se manter responsável no cumprimento dessas metas?
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Iniciativa
- Descreva um projeto ou ideia (não precisa necessariamente ter sido seu) que foi implementado por causa de seus esforços e dedicação. Qual foi o seu papel? Qual foi o resultado?
- Descreva uma situação em que você reconheceu um problema como uma oportunidade em potencial. O que você fez? Qual foi o resultado? Teria alguma coisa que você teria feito de forma diferente agora que tem mais experiência?
- Conte-me sobre um projeto que você iniciou. O que você fez? Por quê? Qual foi o resultado? Você ficou feliz com o resultado?
- Conte-me sobre uma situação em que sua iniciativa tenha provocado uma mudança positiva na empresa. Qual foi a melhor ideia que você teve durante sua trajetória profissional?
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Integridade/ Honestidade
- Você já teve um momento durante sua trajetória profissional em que sua integridade foi colocada em cheque? Por que isso ocorreu e como você lidou?
- Você já teve uma experiência em que teve que tomar decisão que causou uma perda para a empresa, mas que foi necessário para fazer o que é certo? Como você reagiu?
- Você já trabalhou em uma empresa em que a política e a cultura não lhe agradava? O que você não concordava e por quê?
- Você já se deparou com uma situação de honestidade em algum momento de sua trajetória profissional? Como você reagiu?
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Habilidades interpessoais
- Você já teve que trabalhar com algum profissional que era difícil de conviver? Por que você considerava essa pessoa difícil? Como você lidou com isso? O relacionamento entre vocês progrediu positivamente?
- Você já teve que tomar uma decisão impopular? Como você foi recebido e que estratégias usou para lidar com a insatisfação dos colabores?
- Na sua opinião, quais são os ingredientes principais para manter os negócios bem-sucedidos e o bom relacionamento entre os colaboradores? Dê exemplos.
- Fale um exemplo de uma situação em que você teve uma comunicação de sucesso com um colega ou com seu gestor, ainda que vocês não tivessem simpatia um pelo outro. Como você lidou com a situação?
- Você já teve que trabalhar em equipe com pessoas com quem não se dava bem? O que aconteceu?
- Você já teve algum tipo de conflito no ambiente profissional? Como você lidou com isso e qual foi o resultado?
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Liderança
- Você já teve que liderar sua equipe em um projeto? O que você fez? Qual o resultado?
- Descreva um papel de liderança que você tenha desempenhado fora do trabalho. Por que você se comprometeu com esse projeto? Como você se sentiu sobre isso?
- Em sua trajetória profissional, qual o grupo mais difícil que você já teve que conduzir? Quais foram os obstáculos e como você lidou com a situação?
- Qual foi a sua maior conquista em relação a liderança no ambiente profissional? Fale dos passos e etapas que você seguiu para alcançar essa conquista.
- Quais foram os maiores obstáculos que você já enfrentou para manter sua equipe de trabalho unida e motivada?
- Descreva um momento em que você não só foi responsável por liderar uma equipe de pessoas, mas para também fazer o mesmo trabalho que os membros da equipe? Como você equilibrou seu tempo e responsabilidades?
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Planejamento e organização (gestão do tempo)
- Descreva uma situação em que exigiu que você fizesse uma série de coisas ao mesmo tempo. Como você lidou com isso? Qual foi o resultado?
- Como você prioriza projetos e tarefas para programar o seu tempo? Dê-me alguns exemplos.
- Conte-me sobre um projeto que você tenha planejado. Como você organizou sua agenda de tarefas? Você fez um plano de ação? Conte-me como foi.
- Alguma vez um projeto que você organizou não foi de acordo com o que você planejou? O que aconteceu? Como você se sentiu sobre isso?
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Vendas e negociações
- Conte-me sobre uma situação em você tenha sido bem-sucedido na construção de uma base de captação de clientes em que iniciou do zero. Que medidas você tomou para isso?
- Qual foi sua maior conquista relacionada ao processo de vendas de uma empresa em que você trabalhou? Quais etapas você seguiu para isso?
- Descreva um momento em que você tenha convencido um cliente resistente a aderir a um serviço ou fechar um acordo de compra;
- Qual foi a negociação profissional mais estressante que você já fez parte? Como você lidou com isso?
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Trabalho em equipe
- Você já teve que trabalhar em algum projeto em que não concordava com as ideias e/ou execução? O que você fez?
- Você já teve que trabalhar com um colega de trabalho que não fez sua parte de forma satisfatória? Como você lidou com isso?
- Você já teve que ajudar sua equipe a fazer concessões? Qual foi seu papel nesse processo? Que medidas você tomou e quais foram os resultados?
- Você já teve que trabalhar em uma equipe de trabalho onde os integrantes não se davam bem? Como você se saiu e qual foi o resultado do trabalho apresentado?
- Você já cometeu algum erro em relação a delegação de tarefas em equipes de trabalho?
- Você já teve que atuar na resolução de uma disputa entre membros de uma equipe de trabalho? Como você identificou as questões a serem colocadas em pauta? Qual foi o resultado no final de tudo?
- Quais foram as dificuldades que você já encontrou sendo um membro (não líder) de uma equipe de trabalho? Como você lidou com essas dificuldades?
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Tenacidade e resiliência
- Você já enfrentou algum tipo de revés em algum momento de sua trajetória profissional? Como você passou por essa situação?
- Você já se encontrou em uma situação de competitividade e concorrência? O que você fez?
- Você já teve que aplicar resiliência, isto é, a capacidade de adaptação a qualquer situação, em seu trabalho? Qual foi o resultado?
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