Tempo de leitura: 3 minutos
Errar na contratação de um profissional pode causar grandes prejuízos para uma empresa. Além de observar a postura do candidato, a forma que ele fala e se veste, é preciso que o profissional de recursos humanos adote estratégias para escolher o melhor profissional para a empresa.
Para não cometer erros na hora da seleção, iremos listar cinco dicas para conduzir uma entrevista de emprego.
Seguindo essas dicas, certamente você irá prestar um bom serviço para a empresa e para os profissionais que estão buscando trabalho. Confira:
1.Estude antes o candidato e as necessidades do cargo
Antes de tudo é preciso ler cuidadosamente o currículo de cada concorrente à vaga. Após ter o conhecimento da formação, habilidades e experiências profissionais dos candidatos, é preciso ter em mente o tipo de profissional que a empresa necessita.
Para isso, o recrutador deve estudar previamente os problemas e desafios que o profissional a ser contratado irá ter que lidar dentro da empresa e traçar quais as atitudes e posturas desejáveis diante dessas situações.
Tendo o conhecimento do perfil que a vaga necessita fica mais fácil elaborar algumas perguntas que serão essenciais para conhecer o candidato que melhor irá se enquadrar na vaga.
2.Incentive a espontaneidade do candidato
De forma alguma tente induzir a resposta dos candidatos dando dicas ou sugestões. O bom profissional de recursos humanos deve incentivar o candidato a expor sua opinião verdadeira e não falar coisas apenas para agradar e conseguir a vaga.
Atente também para suas expressões faciais e corporais que podem indicar aprovação ou reprovação ao que estar sendo dito pelo candidato.
3.Mantenha sempre o foco
Durante o recrutamento, as perguntas devem sempre ser feitas em um contexto claro. É melhor fazer várias perguntas curtas do que uma pergunta longa que possa confundir o candidato.
Se você achar que o candidato está divagando demais ou saindo do assunto, faça-o voltar para o foco.
4.Seja neutro, ético e respeitoso
Não importa a resposta que o entrevistado dar ou a sua opinião sobre o assunto, mantenha-se neutro e não fale sua opinião, experiência pessoal ou repreenda o candidato. Adotando essa postura, o entrevistado fica mais à vontade.
Tenha sempre em mente também que a legislação trabalhista prevê a proibição de qualquer tipo de discriminação em entrevista de emprego. Assim, é preciso ter muito cuidado com perguntas e colocações relacionadas ao gênero, cor, sexo, religião e com questões culturais.
Lembre-se que além de honrar seu nome como profissional, você também está representando uma empresa que lhe confiou um cargo de extrema importância.
5. Atente ao tempo
Uma entrevista produtiva não pode ter uma duração muito curta e nem muito longa. A entrevista curta pode não explorar de forma adequada o perfil e habilidades do candidato. Já uma entrevista muito longa pode fazer com que tanto o candidato quanto o recrutador se afastem de seus objetivos, além de ser cansativa para todos, ainda mais se houver muitos candidatos a serem entrevistados.
O ideal é que a entrevista dure em média entre 20 e 30 minutos.
>> Clique Aqui e conheça o Software RH Gratuitamente <<
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.